A tradução de
Almeida – Edição Revista e Corrigida – apresenta: "Mas o justo viverá da
fé"; enquanto na Revista e Atualizada no Brasil aparece "O justo
viverá por fé".
Estudos
recentes, feitos por ilustres exegetas, baseados na Teologia Paulina e em
considerações específicas sobre a epístola aos Romanos têm sugerido que uma
melhor tradução seria: O justificado pela fé, viverá.
Em grego
encontramos: o dev divkaios e]k pistewv xhvsetai –
o dé díkaios ek pisteos dzésetai.
O problema com
o texto grego é o seguinte: ele pode ser lido de duas maneiras:
1ª) O justo /
viverá pela fé.
2ª) O justo
pela fé / viverá, ou o que for justificado pela fé, viverá,
Em outras
palavras: a expressão – ek pisteos (pela fé) pode ligar-se ao
verbo dzesetai (viverá) ou com o dikaios (o justo) apresentando
em cada caso um sentido diferente.
É bastante
conhecido o fato de que os primitivos manuscritos não possuíam pontuação alguma,
e ao ser esta colocada a passagem poderia ser lida com sentido bem diferente ao
ser alterada a sua pontuação. Esta afirmação pode ser comprovada com estes
exemplos e com muitos outros que poderiam ser alistados.
Ressuscitou,
não está aqui.
Ressuscitou?
não, está aqui.
A voz daquele
que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor.
A voz daquele
que clama: no deserto preparai o caminho do Senhor.
Em verdade te
digo: hoje estarás comigo no paraíso.
Em verdade te
digo hoje: estarás comigo no paraíso.
Em última
análise, o problema de Rom. 1:17 segunda parte, é também um problema de
pontuação como é facilmente deduzível.
Sabemos que a
citação de Rom. 1:17 é tirada de Habacuque 2:4, mas que aparece na Septuaginta
da seguinte maneira:
o
dev divkaios e]k pistewv mou xhvsetai – o dé díkaios
ek pisteos mou dzésetai – O
justo pela minha fé viverá.
A teologia de
Paulo nos afiança de que o homem justificado pela fé é o único que possui vida.
Ele insiste na tecla de que a lei não pode dar vida, porque esta vem unicamente
de Cristo, recebida através da fé, O grande tema da epístola aos Romanos pode
ser sintetizado nesta frase: O pecado conduz à morte; a justificação conduz à
vida (Rom. 5:17, 21; 8:10).
Os escritores
do Velho Testamento criam que a justificação vinha através da observância da
lei: Lev. 18:5; Hab. 2:4, mas Paulo nos ensinou que a justificação vem através
da fé em Cristo. A lei só poderia doar vida se o homem pudesse por si mesmo
cumprir todos os seus requisitos, porém, isto não é possível.
O estudioso Anders Nygren em seu Commentary on Romans, página 86, afirma que a
ênfase na primeira parte da epístola aos Romanos está na palavra fé, através da
qual vem a justificação. Nos primeiros 4 capítulos – pistis ou o verbo
pisteuo aparecem pelo menos 25 vezes, enquanto vida – dzoê, é usada 2 vezes. Em oposição nos 4 capítulos seguintes pistis (fé) é usada 2 vezes e dzoê – 25. Assim
sendo nos primeiros quatro capítulos predomina a justificação pela fé, mas nos
capítulos cinco a oito Paulo enfatiza a vida vitoriosa em Cristo ou a
santificação.
Estudiosos
sustentam que Paulo ao citar Habacuque, ele não queria dizer "viver pela
fé", mas "ser justificado pela fé" ou sendo "justificação
pela fé" é a condição necessária para alcançar vida.
Rudolf Bultmann, Theology of the New
Testament, pág. 270 diz:
"Se o
homem, antes da fé, é um homem caído no poder da morte, o homem sob a fé é o
homem que recebe vida. A passagem paralela de Rom. 5:1 – dikaiwyentev
ek pistewv – dikaiothentes ek písteos – justificados
pela fé, nos confirma que esta será uma melhor tradução em Rom. 1:17.
Estudiosos
profundos dos problemas exegéticos e de tradução, como Lange, Beza, Meyer e Dr.
Benedito de Paula Bittencourt ligam "pisteos" com "dikaios" dando-lhe a seguinte tradução: "O homem
que é justificado pela fé – viverá."
A prova de que
estas afirmações são procedentes se encontra nas abalizadas traduções: Nygren, Beza, RSV, NEB, O Novo Testamento na Linguagem de Hoje.
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