sábado, 22 de setembro de 2012


TO QUE AS IGREJAS METODISTA E PRESBITERIANA DIZEM SOBRE A DURAÇÃO DO SÁBADO
O que a Igreja Metodista e a Igreja Presbiteriana dizem sobre a duração do Sábado?
Publicado em julho 22, 2009 por IASD
—> Igreja Presbiteriana

O erudito bíblico John D. Davis, autor presbiteriano de um dos mais famosos dicionários bíblicos que já alcançou várias edições, assegura: 


“A respeito do quarto mandamento, disse Jesus: ‘O sábado foi feito para o homem’; segue-se, pois, que a lei permanece em toda a sua força sobre a terra.” enquanto o homem existir — Em “O Novo Dicionário da Bíblia”, p. 356. Grifos acrescentados.
“O sábado foi instituído para benefício do gênero humano; as suas obrigações duram enquanto o homem viver e enquanto subsistirem as suas necessidades.” — Idem, p. 520. Grifos acrescentados.
Também afirma o Dr. Thomas Chalmers, pregador presbiteriano de grande prestígio:

“Para a permanência do sábado, portanto, podemos invocar o seu lugar no Decálogo, onde ele permanece abrigado entre os preceitos morais de uma retidão imutável e eterna.” — Em “Sermons”, vol. 1, p. 51–52. Grifos acrescentados.
São do autor presbiteriano T. C. Blake a seguinte afirmação, na obra “Theology Condensed”, de onde extraímos estas palavras abalizadas:

“O sábado é parte dos… Dez Mandamentos. Só isto já define a questão da perpetuidade de sua instituição. Até… que possa ser mostrado que toda a Lei Moral foi rejeitada, o sábado permanecerá. (…) O ensino de Cristo confirma a perpetuidade do sábado”. — P. 474–475. Grifos acrescentados.


—> Igreja Metodista

Defendendo a perpetuidade do princípio sabático, declarou o pai do metodismo, John Wesley:


“Seis dias farás todo o tipo de obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus’. Não é teu, mas o dia de Deus. Ele o reivindica para Si próprio. Ele sempre o reivindicou para Si, desde o próprio início do mundo. ‘Em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, e descansou no sétimo dia. Portanto o senhor abençoou o dia do sábado e o santificou’. Ele o santificou; isto é, ele o tornou santo; ele o reservou para o Seu próprio serviço. Ele determinou que, enquanto o sol e a lua, os céus e a terra, durassem, os filhos dos homens deviam passar esse dia no culto Àquele que ‘lhes deu vida e respiração e todas as coisas’.”Em “A Word to a Sabbath-breaker” (Uma Palavra a um Violador do Sábado), “The Works of the Rev. John Wesley”, vol. 11, p. 164–166. Grifos acrescentados. —
Esses pensamentos de seu fundador são oficialmente reconhecidos e ensinados pela Igreja Metodista:

“2. O sábado é indispensável ao homem, sendo propiciador do seu mais elevado bem, física, intelectual, social, espiritual e eternamente. Daí sua observância liga-se às melhores promessas, e sua violação com as mais severas penalidades. Êxo. xxiii, 12; xxxi, 12-18; Neem. xiii, 15-22; Isa. lvi, 2-7; lviii 13, 14; Jer. xvii, 21-27; Eze. xx, 12, 13; xxii, 26-31. Sua santidade era muito distintamente assinalada no ajuntamento do maná. Êxo. xvi, 22-30.
“3. A lei original do sábado foi renovada e tornada uma parte destacada da Lei Moral, ou Dez Mandamentos, dado mediante Moisés no Sinai.
Êxo. xx, 8–11.” — Amos Binney e Daniel Steele, “Binney’s Theological Compend Improved” (ed. 1902), p. 170. Grifos acrescentados.O sábado é indispensável ao homem, sendo propiciador do seu mais elevado bem, física, intelectual, social, espiritual e eternamente. Daí sua observância liga-se às melhores promessas, e sua violação com as mais severas penalidades. Êxo. xxiii, 12; xxxi, 12-18; Neem. xiii, 15-22; Isa. lvi, 2-7; lviii 13, 14; Jer. xvii, 21-27; Eze. xx, 12, 13; xxii, 26-31. Sua santidade era muito distintamente assinalada no ajuntamento do maná. Êxo. xvi, 22-30.
“3. A lei original do sábado foi renovada e tornada uma parte destacada da Lei Moral, ou Dez Mandamentos, dado mediante Moisés no Sinai.
Êxo. xx, 8–11.” — Amos Binney e Daniel Steele, “Binney’s Theological Compend Improved” (ed. 1902), p. 170. Grifos acrescentados.

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