sábado, 22 de setembro de 2012


O QUE AS IGREJAS DIZEM SOBRE A ORIGEM DO SÁBADO
O que as Igrejas dizem sobre a Origem do Sábado?
Publicado em julho 22, 2009 por IASD
Alguns mal-intencionados pretendem enganar as pessoas sinceras distorcendo o claro ensinamento bíblico e afirmando que o sábado não deriva da Criação, e que supostamente os dias da criação não eram de 24 horas. Para esses, quando Jesus disse que “o sábado foi feito por causa do homem” (Mr.2:27), esse “homem” era somente o judeu. Também vão contra o pensamento histórico e oficial das confissões de fé e credos históricos, negando que o domingo seja um “Sábado Cristão”, mas apenas um dia qualquer que surgiu entre os apóstolos para comemorar a Ressurreição e não precisa ser guardado com o mesmo caráter santo do sábado, contrariando todos os ramos denominacionais dentro da cristandade.
Ao contrário do que ensinam esses enganadores, a origem do sábado não é a doação da lei dos Dez Mandamentos no Monte Sinai. Conforme a posição teológica adotada e ensinada há séculos pelas mais variadas denominações cristãs, em harmonia com as confissões de fé históricas e com o pensamento de grandes autores eruditos, próceres teólogos, professores do maior gabarito, ilustres evangelista, famosos pastores, líderes e reconhecidas autoridades religiosas, o sábado foi instituído na semana da criação. Seis dias de trabalho, e o sétimo dia foi santificado para o descanso das coisas seculares e culto religioso. Isso sim é o que sempre constituiu o pensamento geral de toda a cristandade!
—> Assembléia De Deus
Num livro preparado pela “Casa Publicadora das Assembléias de Deus” (CPAD), para tirar algumas dúvidas sobre certos assuntos, intitulado “A Bíblia Responde”, nós lemos esta declaração:
“O observador mais acurado vai perceber que o sábado não é um mandamento originado na lei mosaica (Gên. 2:3), ainda que mais tarde a ela incorporado.” — Em “A Bíblia Responde”, p. 123.
Depois dele, quem responde a esta pergunta é o teólogo assembleiano Pr. Carlo Johansson. Ele escreveu estas palavras:
“O sábado tem a sua origem na criação, Gên. 2:1–3.” — Em “Síntese Bíblica do Velho Testamento”, p. 42. Grifos acrescentados.
E o que o assembleiano Prof. Carlos Schimdt Costa declara:
“O senhor completou sua obra de criação no sétimo dia, portanto o abençoou.” — Em “Porque não guardamos o Sábado”, artigo do “Missão Ômega”, página assembleiana da web que pode ser visualizada no seguinte endereço:http://www.iadgpuava.com.br/noticias/noticias.asp?id=246 (acessado a 26/11/2007).
O dedicado estudioso Pr. Myer Pearlman, professor de muitos pastores, inclusive do Pr. N. Lawrence Olson, que foi por muitos anos o orador do Programa de Rádio “A Voz das Assembléias de Deus”, completa o que foi dito acima, da seguinte maneira:
“O Grande Arquiteto do Universo completou em seis dias Sua obra da criação, e descansou no sétimo dia. (…) No sétimo dia Ele descansou, dando ao homem um exemplo, trabalhando seis dias e descansando no sétimo.” — Em “Através da Bíblia”, p. 14–15. Grifos acrescentados.
—> Igreja Presbiteriana
Diz o prof. de teologia presbiteriano John D. Davis, autor de um dos mais famosos dicionários bíblicos que já alcançou várias edições, reforçando aquilo que já foi assegurado:
“SÁBADO, Descanso. Dia de descanso instituído por Deus, para ser observado por todos os homens. Tendo completado a obra da criação em seis dias, cessou de trabalhar no dia sétimo. ‘E abençoou o dia sétimo e o santificou; porque nele mesmo cessara de toda a sua obra que Deus criou para fazer’, Gên. 2:1–3.” — Em “O Novo Dicionário da Bíblia”, art. “Sábado”, p. 519. Grifos acrescentados.
“Pelo motivo dado para que se observe o dia de sábado nos Dez Mandamentos, aprendemos que o exemplo do descanso sabático havia sido dado pelo próprio Deus por ocasião da criação. O sábado, portanto, é uma ordenança da criação (Êx 20:8–11). (…) o padrão é assim deixado para o homem seguir. (…) A linguagem usada é propositalmente forte a fim de que o homem possa aprender a necessidade de considerar o sábado como um dia em que ele mesmo precisa de descansar de suas labutas diárias. (…) Deus, e não o homem, é que deve determinar de que modo o sábado precisa ser observado.” —
Idem, p. 1421–1422. Grifos acrescentados.
O Dr. Archibald A. Hodge, membro da “Junta Presbiteriana de Publicações” e antigo professor do seminário presbiteriano de Princeton, nos EUA, escreveu um folheto no qual apresenta uma defesa da perpetuidade do princípio sabático como dia santificado por Deus. Dele extraímos o seguinte:
“Deus instituiu o sábado na criação do mundo, separando para este fim o sétimo dia, e ordenou sua observância como obrigação universal, moral e perpétua à raça.” — Folheto nº 175, p. 3–4.
Conforme o Dr. Hodge, o sábado teve sua origem na criação, antes, portanto, da queda do homem. Antes de ter havido necessidade de uma lei cerimonial, um sistema de sacrifícios e rituais típicos.
—> Igreja Batista
O Dr. Antonio Neves de Mesquita, professor de seminários teológicos batistas de grande projeção, diz com sua palavra abalizada:
“Naturalmente, temos de remontar ao princípio da criação, quando Deus descansou dos labores criativos, para encontrarmos a resposta à pergunta sobre a existência do sábado.” — Em “Estudo no Livro de Êxodo”, p. 162–163.
Aqui está o que é expresso no comentário bíblico de Jamieson, Fausset e Brown:
“O sábado semanal repousa em base mais permanente, tendo sido instituído no Paraíso para comemorar o término da Criação em seis dias. (…) o preceito moral é ordenado eternamente, porque é eternamente necessário.” — Tomo 2, p. 520. Nota sobre Col. 2:16–17.
Eis a importante declaração do Dr. A. H. Strong sobre Colossenses 2:16–17:
“Percebemos… a importância e o valor do sábado, como comemorativo do ato divino da Criação e, necessariamente da personalidade, soberania e transcendência de Deus. O sábado é de obrigação perpétua como o memorial estabelecido de Sua atividade criadora. A instituição do sábado é antedata ao decálogo e forma uma parte da lei moral. Feito na criação, ele se aplica ao homem em toda a parte e em época, em seu atual estado de criatura. (…) A nova dispensação… continua reafirmando sua observância como de origem divina necessária à natureza humana.” — P. 408–409. Grifos acrescentados.
Vamos consultar o “Comentario Exegetico y Explicativo de La Biblia”, onde se lê o seguinte:
“A instituição sábado é tão velha como a criação, dando origem à divisão semanal do tempo, o que prevaleceu nas épocas mais remotas.” — Tomo I, p. 21.
E diz um pesquisador batista do famoso Instituto Moody:
“A semana, com o seu sábado, é um arranjo artificial. A razão para ele é achada somente nas Escrituras do Velho Testamento. Aqui é sempre associado com a revelação da parte de Deus. (…) Ali está sempre associado com a revelação de Deus. (…)
“Idéias e práticas religiosas entre todos os povos, em variados graus, têm sido associadas com todas as divisões de tempo, que os homens adotaram. Mas em relação somente com a semana é a religião a explicação óbvia para sua origem, e a semana somente é uniformemente atribuída ao mandamento de Deus. A semana existe por causa do sábado. É histórica e cientificamente verdade que o sábado foi feito por Deus”. — W. O. Carver, em “Sabbath Observance
”, p. 34–35. Produzido pela “Sunday School Board of the Southern Baptist Convention” (Junta da Escola Dominical da Convenção Batista do Sul).
—> Igreja Luterana
Diz um editorial infantil:
“Então havia passado também o sexto dia.
No sétimo dia, Deus descansou de seu trabalho. Pois a terra estava pronta.
Deus abençoou este dia.
E daí em diante, todos os homens deveriam descansar de seu trabalho no sétimo dia.”
 — Extraído do artigo “A Criação” do web site oficial da Igreja Luterana, o qual pode ser visualizado no seguinte endereço eletrônico:http://www.luteranos.com.br/101/infantil/historias/criacao.html (acessado a 24/09/07). Grifos acrescentados.
E eis como nada menos do que Martinho Lutero analisa o texto de Gênesis 2:1–3:
“Destarte podes ver que o sábado existia antes que viesse a lei de Moisés, e tem existido desde o princípio do mundo. Especialmente têm os devotos, que preservaram a fé verdadeira, se reunido e apelado a Deus nesse dia.” — Traduzido de “Auslegung des Alten Testament” (Comentário Sobre o Velho Testamento), em “Sämmtliche Schriften” (Escritos Coletados), editado por J. G. Walch., vol. 3, col. 950. Grifos acrescentados.
—> Igreja Metodista
Na “Bishop’s Pastoral” de 1874, da Igreja Metodista, ocorrem estas afirmações:
“O sábado instituído na criação e constantemente confirmado por Moisés e os profetas, jamais foi ab-rogado. Fazendo parte da Lei Moral, nem um jota ou til de sua santidade foi subtraído.” — Grifos acrescentados.
—> Igreja Congregacional
O Dr. Charles Hodge, destacado teólogo evangélico da Igreja Congregacional, autor de uma ótima apologia à moralidade do princípio sabático, assim se expressou:
“…o Sábado semanal, o qual fora observado desde a criação, e o qual os próprios Apóstolos introduziram e perpetuaram na Igreja Cristã.” — Idem.
O Dr. Charles Hodge, destacado teólogo evangélico da Igreja Congregacional, declara:
“Por este mandamento encontramos que… o Sábado não só é mencionado como ‘deleite’, mas que também é predita sua fiel observância como uma característica do período messiânico. (…) o Sábado foi instituído desde o princípio do mundo, e que foi designado para ser de obrigação universal e permanente.” — Artigo “O Quarto Mandamento”, publicado na revista “Os Puritanos”. Grifos acrescentados.
—> Outras denominações
Alexander Campbell, o fundador de uma denominação chamada “Igreja de Cristo” (conhecida como “Discípulos de Cristo” no Brasil), declarou o seguinte em sua obra “Evidences of Christianity”:
“O sétimo dia foi observado desde os tempos de Abraão, ou melhor, desde a criação”. — P. 302. Grifos acrescentados.

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