IGREJA LUTERANA A LEI E O SÁBADO
1) O que é a Lei de Deus? O que são os Dez Mandamentos?
Martinho Lutero, o grande pai da Reforma e
fundador da Igreja Luterana, declara o seguinte no “Prefácio à Epístola aos Romanos” sobre o verbete “Lei”:
“‘A lei é espiritual’. Que significa isso? Se a lei fosse carnal,
ela poderia ser satisfeita com obras. Sendo, porém, espiritual, ninguém a
satisfaz, a não ser que venha
do coração o que fazes. Mas ninguém proporciona semelhante coração, senão o
Espírito de Deus, que é Quem iguala a pessoa à lei, de sorte a receber de coração a
disposição para a lei, agora tudo fazendo, não por temor ou obrigação, mas de
coração livre, espontaneamente. (…) uma coisa é realizar as obras da lei e
outra coisa muito distinta, cumprir a lei. (…) Como se pode preparar para o bem
através de obras quem não faz uma boa obra livre de indisposição e má vontade
no coração? Como haverá de agradar a Deus a obra que provém de um coração
indisposto e desobediente?
“Entretanto, cumprir a lei significa realizar sua obra com vontade e amor, levar uma vida reta e conforme a vontade de Deus livremente sem a coação da lei, como se não houvesse lei ou punição. Semelhante disposição partindo do livre amor é o Espírito Santo quem a dá ao coração…
“Daí sucede que somente a fé torna justificado e cumpre a lei; pois ela traz o Espíritoproveniente do mérito de Cristo, e o Espírito cria um coração disposto e livre, como o exige a lei; assim, portanto, as boas obras se originam da própria fé. Isto é o que ele quer dizer no capítulo 3:21, depois de ter repudiado as obras da lei, dando a impressão de que quisesse suprimi-la mediante a fé: Não (diz ele), nós afirmamos a lei através da fé, isto é, nós a cumprimos mediante a fé.” [Grifos acrescentados.]
“Entretanto, cumprir a lei significa realizar sua obra com vontade e amor, levar uma vida reta e conforme a vontade de Deus livremente sem a coação da lei, como se não houvesse lei ou punição. Semelhante disposição partindo do livre amor é o Espírito Santo quem a dá ao coração…
“Daí sucede que somente a fé torna justificado e cumpre a lei; pois ela traz o Espíritoproveniente do mérito de Cristo, e o Espírito cria um coração disposto e livre, como o exige a lei; assim, portanto, as boas obras se originam da própria fé. Isto é o que ele quer dizer no capítulo 3:21, depois de ter repudiado as obras da lei, dando a impressão de que quisesse suprimi-la mediante a fé: Não (diz ele), nós afirmamos a lei através da fé, isto é, nós a cumprimos mediante a fé.” [Grifos acrescentados.]
Diz o “Catecismo
de Heidelberg” (1563) na parte sobre “Os Dez Mandamentos”:
“92. Que diz a lei do SENHOR?
“R. Deus falou todas estas palavras (Êxodo 20:1–17; Deuteronômio 5:6–2: [a seguir é mostrado todos os Dez Mandamentos segundo a Bíblia]).
“93. Como se dividem estes Dez Mandamentos?
“R. Em duas partes. A primeira nos ensina, em quatro mandamentos, como devemos viver diante de Deus; a segunda nos ensina, em seis mandamentos, as nossas obrigações para com nosso próximo.” — Grifos acrescentados.
“92. Que diz a lei do SENHOR?
“R. Deus falou todas estas palavras (Êxodo 20:1–17; Deuteronômio 5:6–2: [a seguir é mostrado todos os Dez Mandamentos segundo a Bíblia]).
“93. Como se dividem estes Dez Mandamentos?
“R. Em duas partes. A primeira nos ensina, em quatro mandamentos, como devemos viver diante de Deus; a segunda nos ensina, em seis mandamentos, as nossas obrigações para com nosso próximo.” — Grifos acrescentados.
A “Confissão de Fé Helvética”
declara o seguinte a respeito “Da
Lei de Deus”:
“A lei é completa e perfeita. Cremos que toda a vontade de Deus e todos os preceitos necessários a cada esfera da vida são nesta lei ensinados com toda a plenitude. De outro modo o Senhor não nos teria proibido de adicionar-lhe ou de subtrair-lhe qualquer coisa; nem nos teria mandado andar num caminho reto diante desta Lei, sem dela nos declinarmos para a direita ou para a esquerda (Deut 4.2; 12.32, 5.32, cf. Num 20–17 e Deut 2.27).” — Grifos acrescentados. — Grifos acrescentados.
“A lei é completa e perfeita. Cremos que toda a vontade de Deus e todos os preceitos necessários a cada esfera da vida são nesta lei ensinados com toda a plenitude. De outro modo o Senhor não nos teria proibido de adicionar-lhe ou de subtrair-lhe qualquer coisa; nem nos teria mandado andar num caminho reto diante desta Lei, sem dela nos declinarmos para a direita ou para a esquerda (Deut 4.2; 12.32, 5.32, cf. Num 20–17 e Deut 2.27).” — Grifos acrescentados. — Grifos acrescentados.
Conforme foi visto acima, a
Igreja Luterana tem a Lei de Deus, os Dez Mandamentos, numa alta estima.
2) Para que serve a lei, os Dez Mandamentos?
O próprio Martinho Lutero é
quem responde essa pergunta:
“Admiro-me grandemente de que eu viesse a ser acusado de rejeitar
a lei dos Dez Mandamentos… pode alguém pensar que o pecado existe onde não há
lei? Quem quer que ab-rogue a lei, deve forçosamente ab-rogar também o pecado.” — Em “Wider die
Antinomer” (contra os antinomistas), secs. 6 e 8, em seus “Sämsmtliche Schriften”
(Escritos Coletados), ed. Por Johann George Walck, vol. 20 (St.
Louis, Concordia, 1890), col. 1613 e 1614. Também em “Agaist the Antinomians”,
trad. de “Luther’s Work”
(ed. de Weimar), vol. 50, p. 171–470.
E na “Life of
Luther” (vida de Lutero), de M. Michelet, o grande reformador é
citado como havendo dito:
“Aquele que invalida a doutrina da lei, anula ao mesmo tempo a ordem política e social. Se eliminardes a lei da igreja, nenhum pecado poderá ser mais reconhecido como tal no mundo; pois o evangelho só define e pune o pecado em conexão com a lei.” — Liv. 5, cap. 4, trad. de Hazlitt (ed. 2), p. 315. Grifos acrescentados.
“Aquele que invalida a doutrina da lei, anula ao mesmo tempo a ordem política e social. Se eliminardes a lei da igreja, nenhum pecado poderá ser mais reconhecido como tal no mundo; pois o evangelho só define e pune o pecado em conexão com a lei.” — Liv. 5, cap. 4, trad. de Hazlitt (ed. 2), p. 315. Grifos acrescentados.
A “Confissão de Fé Helvética”
ainda declara:
“A vontade de
Deus nos é exposta na lei de Deus. Ensinamos que a vontade de
Deus nos é exposta na Lei de Deus: o que ele quer ou não quer que façamos, o
que é bom e justo, ou o que é mau e injusto. Portanto, confessamos que a Lei é
boa e santa. (…)
“Porque foi dada a lei. Ensinamos que esta Lei não foi dada aos homens para que fôssemos justificados pela sua observância, mas antes para que, pelo seu ensino, conhecêssemos nossa fraqueza, nosso pecado e condenação e, perdendo a confiança em nossas forças, nos convertêssemos a Cristo pela fé. O apóstolo diz claramente: ‘A Lei suscita a ira’; ‘pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado’ (Rom 4.15; 3.20); ‘porque, se fosse promulgada uma Lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade seria procedente da Lei; mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que mediante a fé em Jesus Cristo fosse a promessa concedida aos que crêem… De maneira que a Lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé’ (Gal 3.21 ss).” — Em “Da Lei de Deus”.
“Porque foi dada a lei. Ensinamos que esta Lei não foi dada aos homens para que fôssemos justificados pela sua observância, mas antes para que, pelo seu ensino, conhecêssemos nossa fraqueza, nosso pecado e condenação e, perdendo a confiança em nossas forças, nos convertêssemos a Cristo pela fé. O apóstolo diz claramente: ‘A Lei suscita a ira’; ‘pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado’ (Rom 4.15; 3.20); ‘porque, se fosse promulgada uma Lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade seria procedente da Lei; mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que mediante a fé em Jesus Cristo fosse a promessa concedida aos que crêem… De maneira que a Lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé’ (Gal 3.21 ss).” — Em “Da Lei de Deus”.
Resumindo o ensinamento luterano sobre a lei, é declarado que os
mandamentos de Deus servem, dentre outros, para:
—> impultar o pecado,
—> fazer-nos reconhecer o pecado,
—> manter a ordem,
—> reveler a vontade de Deus,
—> mostrar-nos o que é justo e
—> conduzir-nos no que devemos fazer.
—> impultar o pecado,
—> fazer-nos reconhecer o pecado,
—> manter a ordem,
—> reveler a vontade de Deus,
—> mostrar-nos o que é justo e
—> conduzir-nos no que devemos fazer.
3) A Lei de Deus, os Dez Mandamentos, estão vigentes para o
cristão?
A posição oficial da Igreja Luterana pode ser expressada por um
de seus catecismos mais conhecidos:
“Conquanto aqueles que verdadeiramente crêem em Cristo, e são sinceramente convertidos a Deus, estão mediante Cristo libertos da maldição e restrições da lei, não obstante não estão, nesse sentido, sem lei, uma vez que o Filho de Deus os redimiupara a razão mesma de que possam meditar sobre a Lei de Deus dia e noite, econtinuamente exercitar-se em sua observância.” — Extraído de “Fórmula de Concórdia”, art. 6. Grifos acrescentados.
“Conquanto aqueles que verdadeiramente crêem em Cristo, e são sinceramente convertidos a Deus, estão mediante Cristo libertos da maldição e restrições da lei, não obstante não estão, nesse sentido, sem lei, uma vez que o Filho de Deus os redimiupara a razão mesma de que possam meditar sobre a Lei de Deus dia e noite, econtinuamente exercitar-se em sua observância.” — Extraído de “Fórmula de Concórdia”, art. 6. Grifos acrescentados.
Martinho Lutero no “Prefácio
à Epístola aos Romanos” declara o seguinte sobre o capítulo 6:
“‘Ser sem lei’ não é o mesmo que não ter lei alguma e que se possa fazer o que apraz a cada um, senão que ‘estar debaixo da lei’ é quando, sem a graça, lidamos com as obras da lei. (…) A graça, porém, nos torna a lei agradável de sorte que não há mais pecado e a lei não está contra nós, mas em harmonia conosco.
“Esta é a verdadeira liberdade do pecado e da lei… É uma liberdade de fazer apenas o bem com vontade e de viver corretamente sem a coação da lei. Por isso tal liberdade é uma liberdade espiritual, que não anula a lei, e sim oferece aquilo que é exigido pela lei”.
“‘Ser sem lei’ não é o mesmo que não ter lei alguma e que se possa fazer o que apraz a cada um, senão que ‘estar debaixo da lei’ é quando, sem a graça, lidamos com as obras da lei. (…) A graça, porém, nos torna a lei agradável de sorte que não há mais pecado e a lei não está contra nós, mas em harmonia conosco.
“Esta é a verdadeira liberdade do pecado e da lei… É uma liberdade de fazer apenas o bem com vontade e de viver corretamente sem a coação da lei. Por isso tal liberdade é uma liberdade espiritual, que não anula a lei, e sim oferece aquilo que é exigido pela lei”.
E o que declara o famoso “Catecismo
Menor” escrito pelo próprio Martinho Lutero:
“23. Que espécies de leis deu Deus no Velho Testamento?
“Três espécies: 1. A Lei Eclesiástica Cerimonial; 2. A Lei Civil; 3. A Lei Moral.
“24. Qual destas leis está ainda em vigor?
“A Lei Moral, a qual está contida nos Dez Mandamentos.
“25. Pode esta lei ser abolida?
“Não; pois ela está fundamentada sobre a natureza santa e justa de Deus.” — Em “Epítome of Pontoppidan’s Explanation of Martin Luther’s Small Catechism” (1935), p. 6–7. Grifos acrescentados.
“23. Que espécies de leis deu Deus no Velho Testamento?
“Três espécies: 1. A Lei Eclesiástica Cerimonial; 2. A Lei Civil; 3. A Lei Moral.
“24. Qual destas leis está ainda em vigor?
“A Lei Moral, a qual está contida nos Dez Mandamentos.
“25. Pode esta lei ser abolida?
“Não; pois ela está fundamentada sobre a natureza santa e justa de Deus.” — Em “Epítome of Pontoppidan’s Explanation of Martin Luther’s Small Catechism” (1935), p. 6–7. Grifos acrescentados.
O mesmo catecismo declara no final da parte “Os Dez Mandamentos”:
“Deus ameaça castigar todas as pessoas que não cumprem estes mandamentos; por isso, devemos temer a Sua ira e não deixar de cumpri-los; mas Ele promete graça e todo o bem às pessoas que os praticam. Por isso, devemos amá-lo, confiar nEle e guardar os Seus mandamentos de boa vontade.”
“Deus ameaça castigar todas as pessoas que não cumprem estes mandamentos; por isso, devemos temer a Sua ira e não deixar de cumpri-los; mas Ele promete graça e todo o bem às pessoas que os praticam. Por isso, devemos amá-lo, confiar nEle e guardar os Seus mandamentos de boa vontade.”
“Até que ponto
foi a lei ab-rogada. A Lei de Deus é, pois, ab-rogada na medida
em que ela não mais nos condena, nem opera ira em nós. Estamos debaixo da graça
e não debaixo da Lei. Além disso, Cristo cumpriu todas as formas da Lei. Daí,
vindo o corpo, cessaram as sombras, de modo que agora em Cristo temos a verdade
e toda a plenitude. Contudo, de modo nenhum rejeitamos por isso a Lei.
Lembramo-nos das palavras do Senhor, que disse: ‘Não vim para revogar, vim para
cumprir’ (Mat 5.17). Sabemos que na Lei nos são ensinados os padrões de
virtudes e vícios. Sabemos que a Lei escrita, quando explicado pelo Evangelho, é útil à Igreja, e que, portanto, sua leituranão
deve ser excluída da Igreja. E, embora a face de Moisés estivesse recoberta com um véu, no
entanto o apóstolo diz que o véu foi retirado e abolido por Cristo.
“As seitas. Condenamos tudo o que os heréticos, antigos e modernos, ensinaram contra a Lei.” — Em “Confissão de Fé Helvética”, art. “Da Lei de Deus”. Grifos acrescentados.
“As seitas. Condenamos tudo o que os heréticos, antigos e modernos, ensinaram contra a Lei.” — Em “Confissão de Fé Helvética”, art. “Da Lei de Deus”. Grifos acrescentados.
Depois de mostrarmos o
pensamento de seu fundador e a posição da confissão de fé luterana,
precisaríamos citar mais alguma fonte para provar que todos os Dez Mandamentos
permanecem vigentes para os cristãos, segundo o ensinamento oficial da Igreja
Luterana?
4) Existe diferença entre a Lei Moral e a Lei Cerimonial?
Diz a “Confissão
de Fé Helvética”:
“Para maior clareza, distinguimos: a Lei Moral contida no Decálogo ou nas duas Tábuas e expostas nos livros de Moisés; a Lei Cerimonial, que determina as cerimônias e o culto de Deus; e a Lei Judiciária, que versa questões políticas e domésticas.” — Op. cit.
“Para maior clareza, distinguimos: a Lei Moral contida no Decálogo ou nas duas Tábuas e expostas nos livros de Moisés; a Lei Cerimonial, que determina as cerimônias e o culto de Deus; e a Lei Judiciária, que versa questões políticas e domésticas.” — Op. cit.
A posição oficial da Igreja Luterana pode ser exposta nas
palavras de um dos seus catecismos mais conhecidos:
“23. Que espécies de leis deu Deus no Velho Testamento?
“Três espécies: 1. A Lei Eclesiástica Cerimonial; 2. A Lei Civil; 3. A Lei Moral.
“24. Qual destas leis está ainda em vigor?
“A Lei Moral, a qual está contida nos Dez Mandamentos.
“25. Pode esta lei ser abolida?
“Não; pois ela está fundamentada sobre a natureza santa e justa de Deus.” — Op. cit., p. 6–7. Grifos acrescentados.
“23. Que espécies de leis deu Deus no Velho Testamento?
“Três espécies: 1. A Lei Eclesiástica Cerimonial; 2. A Lei Civil; 3. A Lei Moral.
“24. Qual destas leis está ainda em vigor?
“A Lei Moral, a qual está contida nos Dez Mandamentos.
“25. Pode esta lei ser abolida?
“Não; pois ela está fundamentada sobre a natureza santa e justa de Deus.” — Op. cit., p. 6–7. Grifos acrescentados.
Vejamos o que as autoridades luteranas declaram sobre o
catecismo que acabamos de citar acima:
“Catecismo Menor — É um livro… escrito pelo Doutor Martinho Lutero em 1529. O Catecismo Menor contém as partes principais da doutrina cristã. São elas: Os Dez Mandamentos; O Credo (Apostólico); O Pai Nosso; O Sacramento do Santo Batismo; (…)Estas doutrinas foram tiradas da Escritura Sagrada.” — Em “História das Confissões Luteranas”, art. 4. Grifos acrescentados. Esse catecismo pode ser encontrado no seguinte web site: http://www.textosdareforma.net/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=22&mode=thread&order=0&thold=0(acessado a 22/09/2007).
“Catecismo Menor — É um livro… escrito pelo Doutor Martinho Lutero em 1529. O Catecismo Menor contém as partes principais da doutrina cristã. São elas: Os Dez Mandamentos; O Credo (Apostólico); O Pai Nosso; O Sacramento do Santo Batismo; (…)Estas doutrinas foram tiradas da Escritura Sagrada.” — Em “História das Confissões Luteranas”, art. 4. Grifos acrescentados. Esse catecismo pode ser encontrado no seguinte web site: http://www.textosdareforma.net/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=22&mode=thread&order=0&thold=0(acessado a 22/09/2007).
De tudo que está registrado, fica mais do que claro que esses
documentos confessionais cristãos históricos, além de mestres de outras
confissões, admitem que existam pelo menos duas leis, dentre outras, das quais
fala a Escritura Sagrada:
—> Lei Moral — sumariada nos Dez Mandamentos, e
—> Lei Cerimonial — representada pelos sacrifícios e ordenanças rituais para Israel.
—> Lei Moral — sumariada nos Dez Mandamentos, e
—> Lei Cerimonial — representada pelos sacrifícios e ordenanças rituais para Israel.
5) Desde quando existem os Dez Mandamentos, a Lei de Deus?
Lutero nos fala novamente através do “Epitome of Pontoppidan’s Explanation of Martin
Luther’s Small Catechism”:
“Como revelou Deus essa lei?
“Por ocasião da criação Ele a escreveu no coração dos homens, e por isso é chamada a lei da natureza. Rom. 2:15.
“Não revelou Deus a lei de alguma outra maneira?
“Sim, Ele a deu no Monte Sinai, escrita sobre duas tábuas de pedra.” — P. 7, ed. de 1935. Grifos acrescentados.
“Como revelou Deus essa lei?
“Por ocasião da criação Ele a escreveu no coração dos homens, e por isso é chamada a lei da natureza. Rom. 2:15.
“Não revelou Deus a lei de alguma outra maneira?
“Sim, Ele a deu no Monte Sinai, escrita sobre duas tábuas de pedra.” — P. 7, ed. de 1935. Grifos acrescentados.
E a já citada “Confissão
de Fé Helvética” completa a resposta:
“A lei natural. Esta lei foi escrita nos corações dos homens pelo dedo de Deus (Rom 2.15), e é chamada a lei natural; foi também esculpida pelo dedo de Deus nas duas tábuas de Moisés e mais pormenorizadamente exposta nos livros de Moisés (Êx 20.1 ss; Deut 5.6 ss).”
“A lei natural. Esta lei foi escrita nos corações dos homens pelo dedo de Deus (Rom 2.15), e é chamada a lei natural; foi também esculpida pelo dedo de Deus nas duas tábuas de Moisés e mais pormenorizadamente exposta nos livros de Moisés (Êx 20.1 ss; Deut 5.6 ss).”
Aí está a posição oficial da Igreja Luterana, editado pelo
próprio Martinho Lutero, alguém que estudou bastante o Livro de Deus. Pelo que
lemos dos testemunhos luteranos, não há nenhuma dúvida entre seus mentores de
que os Dez Mandamentos foram dados a Adão,ANTES DA QUEDA. Portanto, a resposta a esta
pergunta deve ser: DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO!
6) E o sábado do quarto mandamento da Lei Moral, qual a sua
origem?
E eis como nada menos do que Martinho Lutero analisa o texto de
Gênesis 2:1–3:
“Destarte podes ver que o sábado existia antes que viesse a lei de Moisés, e tem existido desde o princípio do mundo. Especialmente têm os devotos, que preservaram a fé verdadeira, se reunido e apelado a Deus nesse dia.” — Traduzido de “Auslegung des Alten Testament” (Comentário Sobre o Velho Testamento), em “Sämmtliche Schriften” (Escritos Coletados), editado por J. G. Walch., vol. 3, col. 950. Grifos acrescentados.
“Destarte podes ver que o sábado existia antes que viesse a lei de Moisés, e tem existido desde o princípio do mundo. Especialmente têm os devotos, que preservaram a fé verdadeira, se reunido e apelado a Deus nesse dia.” — Traduzido de “Auslegung des Alten Testament” (Comentário Sobre o Velho Testamento), em “Sämmtliche Schriften” (Escritos Coletados), editado por J. G. Walch., vol. 3, col. 950. Grifos acrescentados.
A origem do sábado, ao contrário do que ensinam alguns luteranos
leigos desinformados, não é a doação da lei dos Dez Mandamentos no Monte Sinai.
Conforme Martinho Lutero, o grande reformador bíblico, foi na SEMANA
DA CRIAÇÃO. Seis dias de trabalho, e o sétimo dia foi SANTIFICADO para o descanso das coisas seculares e
culto religioso, que é a posição oficial da Igreja Luterana.
7) O sábado pode ser reinterpretado segundo a vontade de cada um?
Os luteranos acham que eles mesmos são os que devem escolher o
dia para o descanso e culto, reinterpretando o mandamento do sábado e
aplicando-o ao domingo, chamando-o de “o sábado cristão”. O fato é que esta
questão está obedecendo à conveniência das pessoas e não o que diz o claro
“assim diz o SENHOR”. Será que deve ser assim mesmo? Biblicamente, “o sétimo dia é o sábado do SENHOR”
(Ex.20:10).
Qual a posição oficial
luterana expressa em seus catecismos e confissões de fé? Vemos claramente a
vigência do princípio sabático, mas infelizmente está sendo aplicado ao
primeiro dia:
“67. Que confessamos a respeito do dia do
Senhor?
“R. O Sábado (leia-se sétimo dia) pertencia à lei judaica; o dia do Senhor para os cristãos éo domingo, por ser o dia da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.
“Expl. O acontecimento mais importante para a fé cristã é a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, desde seus primeiros dias de existência a Igreja passou a guardar o domingo — o dia de vitória, a vitória de Cristo sobre o mal e sobre a morte; é um dia de descanso, porque simboliza o descanso final e feliz na presença de Deus.
“Texto: I Cor 16.2; Mc 16.9; Rm 14.5” — Em “Catecismo de Heidelberg” (ed. de 1548). Grifos acrescentados.
“R. O Sábado (leia-se sétimo dia) pertencia à lei judaica; o dia do Senhor para os cristãos éo domingo, por ser o dia da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.
“Expl. O acontecimento mais importante para a fé cristã é a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, desde seus primeiros dias de existência a Igreja passou a guardar o domingo — o dia de vitória, a vitória de Cristo sobre o mal e sobre a morte; é um dia de descanso, porque simboliza o descanso final e feliz na presença de Deus.
“Texto: I Cor 16.2; Mc 16.9; Rm 14.5” — Em “Catecismo de Heidelberg” (ed. de 1548). Grifos acrescentados.
com o povo de Deus, especialmente no dia de descanso (Lv 23:3; Sl 40:9,10; Sl 122:1; At 2:42,46) , para conhecer a
palavra de Deus (1Co 14:1,3; lTm 4:13; Ap 1:3) , para participar dos
sacramentos (At 20:7; 1Co 11:33), para invocar publicamente ao Senhor Deus (1Co
14:16; 1Tm 2:1–4) e para praticar a caridade cristã para com os necessitados
(Dt 15:11; 1Co 16:1,2; 1Tm 5:16). Segundo: eu devo, todos os dias da minha
vida, desistir das más obras, deixando o Senhor operar em mim, por seu
Espírito. Assim começo nesta vida o descanso eterno (Hb 4:9,10).” — Grifos acrescentados. Esse catecismo pode ser encontrado no
seguinte web site: http://www.cprf.co.uk/articles/heidelberg_portugal.htm(acessado a 11/09/2007).
Indiscutivelmente, todas
essas autoridades e documentos religiosos luteranos não concordam com a visão
herética semi-antinomista/dispensacionalista que nega a validade e vigência do
Decálogo como norma cristã, e prega o fim total do quarto mandamento, como
sendo “cerimonial”. Mesmo que o sábado seja interpretado por esses documentos e
autores como referindo-se ao primeiro dia, o “sábado cristão” como é chamado, o
que importa é que admitem oficialmente a validade e vigência do mandamento e as
origens endêmicas do princípio sabático. A questão sobre ter o domingo ter
tomado o lugar do sétimo dia já é outra.
8) A Bíblia ensina a observância do domingo no lugar do sábado?
O Dr. H. Gunkel, da Igreja Luterana, em “Zum religionsgesch. Verstaendnis des N.T.”,
diz:
“A admissão do domingo pelos cristãos primitivos é… um sintoma muito importante de que a igreja primitiva foi diretamente influenciada por um sentimento que não se originou no evangelho, nem no Antigo Testamento, mas em um sistema religioso desconhecido para ela.” — P. 76. Grifos acrescentados.
“A admissão do domingo pelos cristãos primitivos é… um sintoma muito importante de que a igreja primitiva foi diretamente influenciada por um sentimento que não se originou no evangelho, nem no Antigo Testamento, mas em um sistema religioso desconhecido para ela.” — P. 76. Grifos acrescentados.
George Sverdrup, numa entrevista para o jornal luterano “A New Day”:
“Como não foi possível produzir um só lugar nas Sagradas Escrituras que testifique que o Senhor mesmo ou os apóstolos ordenaram uma transferência do sábado para o domingo, então não era fácil responder à pergunta: ‘Quem transferiu o sábado e quem tem autoridade de fazê-lo?’”
“Como não foi possível produzir um só lugar nas Sagradas Escrituras que testifique que o Senhor mesmo ou os apóstolos ordenaram uma transferência do sábado para o domingo, então não era fácil responder à pergunta: ‘Quem transferiu o sábado e quem tem autoridade de fazê-lo?’”
Carlstadt, um dos primeiros reformadores e amigo íntimo de
lutero, tentou trazer a reforma do sábado do sétimo dia naquela época:
“Carlstadt defendeu a divina autoridade do sábado do Velho Testamento.” — Dr. Barnes Sears, “Life of Luther” (Vida de Lutero), p. 147.
“Carlstadt defendeu a divina autoridade do sábado do Velho Testamento.” — Dr. Barnes Sears, “Life of Luther” (Vida de Lutero), p. 147.
E Martinho Lutero, em seu “Agaist
the Celestial Prophets”, declara:
“Em verdade, se Carlstadt escrevesse mais acerca do sábado, o domingo logo teria que lhe ceder o lugar, e o sábado ser santificado.” — Citado em “Life of Martin Luther in Pictures”, p. 147.
“Em verdade, se Carlstadt escrevesse mais acerca do sábado, o domingo logo teria que lhe ceder o lugar, e o sábado ser santificado.” — Citado em “Life of Martin Luther in Pictures”, p. 147.
O ensino oficial da Igreja Luterana, em seu “Confisson
de Foi d’Augsburg” (Confissão de Fé de Augsburgo), assim declara:
“A observância do Dia do Senhor (domingo) não assenta em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja. (…)
“Eles (os Católicos) alegam que o sábado foi mudado para o domingo, o dia do Senhor, contrariamente o Decálogo; como é evidente, não existe exemplo algum de maior jactância do que a mudança do sábado. Grande, dizem eles, é o poder e autoridade da Igreja (Católica), visto haver omitido um preceito do decálogo, alterando os mesmos.” — Em “Augsburg Confession of Faith”, art. XXVIII. Ver Philip Schaff, “The Creeds of Christendom” (ed. 4), vol. 3, p. 63 e 64, tradução da parte 2, art. 7, “Do Poder Eclesiástico”, da Confissão de Fé de Augsburgo. (O artigo 28 da Confissão é o art. 7 da parte 2). Citado em “Cox’s Sabbath Manual”, p. 287. Grifos acrescentados.
“A observância do Dia do Senhor (domingo) não assenta em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja. (…)
“Eles (os Católicos) alegam que o sábado foi mudado para o domingo, o dia do Senhor, contrariamente o Decálogo; como é evidente, não existe exemplo algum de maior jactância do que a mudança do sábado. Grande, dizem eles, é o poder e autoridade da Igreja (Católica), visto haver omitido um preceito do decálogo, alterando os mesmos.” — Em “Augsburg Confession of Faith”, art. XXVIII. Ver Philip Schaff, “The Creeds of Christendom” (ed. 4), vol. 3, p. 63 e 64, tradução da parte 2, art. 7, “Do Poder Eclesiástico”, da Confissão de Fé de Augsburgo. (O artigo 28 da Confissão é o art. 7 da parte 2). Citado em “Cox’s Sabbath Manual”, p. 287. Grifos acrescentados.
O Dr. Philip Schaff, teólogo e historiador eclesiástico, declara
sobre a “Confissão de Augsburg”:
“A Confissão de Augsburgo foi a primeira e a mais famosa das
confissões de fé evangélica. Ela expressou clara e totalmente, de forma sistemática,
os principais artigos de fé pelos quais se batiam Lutero e seus companheiros
havia já treze anos, desde o protesto levantado contra o tráfico das
indulgências. Pelos seus méritos intrínsecos e suas origens históricas, ela
tomou-se o principal padrão doutrinário da Igreja Luterana. (…) Excluindo-se o prefácio e
o epílogo, a Confissão consiste de duas partes, uma positiva e dogmática, outra
negativa e um tanto polêmica, ou melhor, apologética. A primeira refere-se
principalmente a doutrinas, a segunda a cerimônias e instituições. A primeira
parte apresenta em vinte e um artigos… as doutrinas defendidas pelos
evangélicos luteranos. A segunda parte rejeita em sete artigos os abusos de
Roma que foram considerados mais objetáveis e que foram realmente corrigidos
pelas igrejas luteranas.” — Em “History of the Christian Church”,
vol. 7, p. 707–713. Philip Schaff foi presidente da comissão revisora da Bíblia
em Inglês e editor da versão americana da Enciclopédia de J. Herzog. (J. N.
Andrews e L. R. Corandi, “The
History of the Sabbath”. p. 836).
9) Como poderíamos resumir todo o ensinamento luterano que vimos
até agora?
A — A universal e eterna lei de
Deus é sistematizada e expressa para o homem na forma dos Dez Mandamentos,
também universais e eternos, que prosseguem válidos e vigentes como norma de
conduta cristã. Tal fato sempre foi oficialmente reconhecido por doutíssimas
autoridades em Teologia do presente e do passado, pertencentes às mais
diferentes denominações, e é o que tradicionalmente constituiu o pensamento
geral de toda a cristandade.
B — A lei divina nas Escrituras
se apresenta com preceitos morais, cerimoniais, civis, etc., sendo que a
parcela cerimonial, por ser prefigurativa do sacrifício de Cristo, findou na
cruz, mas os mandamentos de caráter moral prosseguem válidos e vigentes para os
cristãos.
C — Dentro do Decálogo há o
quarto mandamento estabelecendo que um dia inteiro entre sete de descanso deve
ser santificado a Deus, princípio este que fora instituído na fundação do mundo
para benefício do homem no Éden e deve ser mantido pelos cristãos hoje.
D — Jesus não transgrediu o
quarto mandamento, muito pelo contrário, Ele pretendia reformar sua observância
de acordo com a essência do princípios sabático e em nenhum lugar da Bíblia
consta a informação de que o sábado foi substituído do sétimo dia para o
primeiro da semana.
10) O que deve fazer o cristão, numa demonstração prática de
sabedoria e amor a Deus?
“Se Me amardes,
guardareis os Meus mandamentos. (…) Aquele que tem os Meus mandamentos e os
guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o
amarei, e Me manifestarei a ele.” (Jo.14:15,21)
11) Diante de tudo o que foi apresentado, qual deve ser a posição
de cada ovelha do rebanho da Luterana?
A Bíblia Viva registra Tiago 4:17 da seguinte
maneira:
“Lembrem-se também de que, saber o que deve ser feito e não fazer, é pecado.”
“Lembrem-se também de que, saber o que deve ser feito e não fazer, é pecado.”
12) Como cristão sincero, nascido de novo pelo sangue de Cristo,
qual vai ser a sua resposta ao Senhor Jesus?
A escolha é totalmente sua!
“Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Ap.14:12).
Estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário