quinta-feira, 6 de setembro de 2012


BATIZADOS COM FOGO
(Texto: Mateus 3:11 – Ler o texto)
Eu início este tema sobre o batismo com Espírito Santo, ou batismo com fogo; repetindo algumas perguntas da serva do Senhor!
? “Se este é o meio de recebermos o poder, por que não falarmos sobre ele?
? Não orarmos por ele? E porque não pregarmos sobre Ele?”- Atos dos Apóstolos pág. 50 –
? Nós deveríamos sentir fome e sede pelo Dom do Espírito Santo, isto é, por esse indispensável batismo! Por que não agora?
Nota-se que João Batista o precursor de Cristo; pregou essa mensagem.
Mat. 3:11 – “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”.
A Bíblia diz que João Batista foi o maior ser nascido de mulher; com capacidade espiritual (Mat. 11:11 )
Eu volto a pergunta. Por que nós como povo, da profecia, do maior acervo espiritual escrito, sobre a terra, negligenciamos; e mesmo nos esquivamos de tratar desse vital assunto? Eu vou procurar responder, perguntando.
1. Não seria? Por que não estamos dispostos a receber o poder?
“Se todos estivessem dispostos, todos seriam cheios do Espírito Santo.” – AA, pág. 50
2. Por que nossa vida e trabalho espiritual rendem tão pouco?
“Cada pessoa devia fazer sua petição a Deus pelo batismo diário do Espírito?”
“O Espírito concede a força que sustenta a alma que se esforça e luta em todas as emergências”, “em tristezas e futuro aterrador, e quando sentimos desamparo e a sós; é tempo do Espírito Santo” – Atos dos apóstolos pág. 51
3. Porque muitos cristãos navega nas águas do Evangelho; sem consciência própria dos princípios fundamentais da sua crença?
Porque muitos perderam o norte magnético que leva a Cristo? Quando a igreja primitiva se convenceu de sua fraqueza e buscou poder, aconteceram as maravilhas:
3.1 – “A igreja viu conversos vindo para ela de todas as direções”.
3.2 – Extraviados converteram-se de novo.
3.3 – Pecadores uniram-se aos crentes em busca da pérola de grande preço”.
3.4 –“Os mais ferrenhos inimigos do evangelho, tornam-se os campeões da pregação”.
3.5 – “O Senhor falava pelo intermédio dos homens daquelas congregações, o evangelho fazia milagre”- A.A, pág. 48
II. A esta altura alguém poderá perguntar, mas o que é batismo com o Espírito Santo?
Vamos esclarecer essa pergunta.
Ilustração: Tempos atrás um cidadão estava viajando, na parte da noite, por uma estrada sem asfalto; de repente o seu carro parou e não quis funcionar. Ele decidiu apanhar uma maleta, e com a lanterna na mão, caminhou em direção em direção de uma casa, vista à distância quando a lua brilhou. Um humilde casal o acolheu, dando pousada e alguma coisa para comer. O nosso herói percebeu que o lampião que clareava aquele pequena sala, estava com o seu vidro todo enfumaçado; os donos da casa, ganharam o lampião naquela semana e desconheciam como retirar e limpar o vidro do lampião. O visitante pediu permissão e, com uma flanela, limpou o vidro, acontecendo clarear toda sala, e até sair luz pelas janelas e portas daquele casebre. Com alegria o casal de caboclos exclama o senhor conseguiu isso!
Notem o fato: quando o vidro permitiu; a luz brilhou e inundou tudo. O Espírito Santo quer fazer-nos brilhar. Mas nós precisamos limpar os vidros da nossa alma.
O Espírito Santo quer batizar. Batizar significa mergulhar, submergir. Nós encontramos expressões na Bíblia que refletem a mesma verdade.
1. Em Lucas 24:49 “Até que do alto sejais revestidos de poder”.
2. Em Atos 2:4 e Atos 9:17 - “E todos foram cheios do Espírito e começaram a falar em outras línguas”.
3. Lucas 4: 1-18 e Atos 10:38 – “O Espírito do e começaram a falar em outras línguas”.
4. Efésios 5:18 – “Mas enchei-vos do Espírito”
Logo revestimento, batismo, unção, encher-se do Espírito quer ensinar-nos a mesma verdade, quer nos adequar, isto é capacitar-nos a tornarmo-nos instrumentos do Espírito Santo, “ser-me-eis testemunhas” - Atos 1:5-8
“O Espírito Santo veio sobre os discípulos que, expectantes oravam, com uma plenitude que alcançou cada coração. O Ser infinito revelou-se em poder à Sua igreja... Eram acrescidas palavras de gratidão e de profecia. Todo o céu se inclinou na contemplação da sabedoria do incomparável amor ... Eles se apossam do Dom que lhes era repartido”. – A.A, pág. 38.
III. Eu quero fazer algumas perguntas muito mais sérias agora
1. Você está satisfeito com a sua vida espiritual? Seja sincero e responda a si mesmo.
2. Você realmente quer viver a plenitude do Espírito Santo?
3. Você já sentiu profundamente a companhia de Jesus?
4. Você se emociona ao ouvir do sucesso dos apóstolos na descida do Espírito Santo?
Ouça agora: “A promessa do Espírito Santo não é limitada a algum século ou raça.
Cristo declarou que a divina influência de seu Espírito, estaria com seus seguidores até o fim”- Atos dos Apóstolos pág. 49
Pergunto: Você quer o batismo com o Espírito Santo? Isso é possível àquele que crer”- Mar. 9:23
“O Espírito Santo tomará as coisas de Deus e lhas gravará na alma. Por seu poder o caminho da vida se tornará tão claro que ninguém o errará”- Atos Apóst. pág. 53
IV. Eu volto a perguntar, você quer ser ungido? Batizado? Revestido com o Espírito Santo? Sim!
Então ouça o que diz Samuel 10:6 “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti e profetizarás com eles, e te mudarás em outro homem”.
Quando isto acontecer, você vai dar os passos seguintes:
1. Aumento de compreensão espiritual – Efésios 1:18
2. Mudança do coração – Jeremias 32:33
3. Mudança da vontade – Hebreus 13:20 e 21
4. Nova atitude para com o pecado – I João 5:18
5. Nova obediência – I João 2: 23
6. Separação do mundo – I João 2:15
7. Novo amor pelos outros – I João 3:14
Meu prezado irmão, deixe o vento soprar sobre você também, agora mesmo!
Notem: “De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda casa onde estavam assentados” – Atos 2:2
“Sob a operação do Espírito Santo, mesmo os mais fracos, pelo exercitar fé em Deus; aprendiam a melhorar as faculdades conseguidas e a se tornarem santificados, refinados e enobrecidos. Ao se submeterem à humildade, à modeladora influência do Espírito Santo, recebiam a plenitude da Divindade e eram modelados à semelhança do divino” - AA,. 49 e 50
Isso vai acontecer com você; é só admitir esse poder, em sua mente e em sua vida.
V. Nós, a grande maioria dos adventistas; fomos tomados por um perigoso torpor espiritual; nossa visão religiosa foi embotada e lentamente caímos num entorpecimento perigoso, que poderá nos levar a falência cristã. Jesus disse: “Mas, dormindo os homens, veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo”. – Mat. 13:25
O inimigo das almas semeia o joio da dúvida, da incredulidade; da desconfiança; da falsa crença, dos falsos reavivamentos; dos falsos milagres; tudo na intenção de obscurecer; desmarcar a nossa alma; tornando-nos semi-mortos espirituais ou falsamente reavivados
por movimentos e indivíduos desligados da fonte verdadeira: o Espírito Santo de Deus.
Constantemente se levantam indivíduos confundindo multidões de pessoas desorientadas, doentes da mente e do corpo.
Ilustração: Mesmo agora acontece lá em atibaia, cidadezinha a 60 quilômetros da capital paulista; 2.500 pessoas diariamente vão em busca do curandeiro de atibaia, o japonês Masatsungo Hirota. Ele está curando sem saber como, e nem porquê. Interrogado pelos repórteres ele responde: “eu curo pela energização do órgão doente”. Antes de começar a cura ele convida a todos para uma reza, quando invoca o “deus” interior de cada um.
O curandeiro diz que funciona como uma ponte entre o enfermo e a energia universal. Não sabe, entretanto , de onde vem esta energia, nem se há alguma ajuda no plano espiritual. Tudo o que afirma é que sente esta força fluir e sair de suas mãos.
Sem nenhuma dúvida, esta cidadezinha é sede de mais um agente ; instrumento na mãos dos espíritos das trevas, operando maravilhosamente .
João disse: “São espíritos de demônios que fazem prodígios”. – Apoc. 16:14
Em contraste com esse cidadão, apresentemos a pessoa do apóstolo Paulo, deixemos que ele mesmo fale para podermos sentir a diferença: “do qual fui feito ministro, pelo Dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder”. – Efésios 3:7
“Eu sei em quem eu tenho crido e estou bem certo que é poderoso”. – Tim. 1:12
Sintam a diferença entre o apóstolo Paulo , o servo do Deus Altíssimo imbuído do Espírito Santo, ressuscitando até mortos, e o senhor Masatsungo Hirota que desconhece, de onde e como vem os poderes que saem das suas mãos que aparentemente parece exercer boa obra, porém, é mais um ardil das trevas. Farão tão grandes sinais e prodígios que se possível, enganariam até você , escolhido.
Urgentemente, eu você, todos nós precisamos ser ungidos; batizados com o Espírito , revestido de poder. Satanás tem-se adiantado a nós; desesperadamente ele vai ungindo qualquer pessoa de qualquer nação para realizar o seu trabalho em toda parte.
Deus conta com você agora, hoje, ele está lhe convidando para receber o seu ministério, “não são as capacidades que agora possuis que vos darão êxito é o que o Senhor pode fazer por nós agora.” – Parábolas de Jesus, pág. 146
Ouçam irmãos:
Todos os nossos recursos naturais, toda a nossa capacidade administrativa, toda as nossas virtudes pessoais, e todas as nossas possibilidades humanas; serão apenas forças que anulam; se não formos ungidos pelo Espírito de Deus.
Ilustração: Existe, próximo ao forte do Carmelo na costa americana do pacífico, um lugar chamado Joe’s Peak, Pico Joe. Nesse ponto encontram-se duas poderosas correntes oceânicas, e há ali uma cena de fúria a contemplar-se. Vem correndo ondas gigantescas em direção uma da outra, vindas de sentidos opostos, e ao se chocarem, o sonido resultante assemelha-se ao estampido do trovão e ao assobio do fogo. O poder ai envolvido equivale a incontáveis cavalos de forças.
Mas enquanto a pessoa observa o fantástico reencontro, não pode deixar de cogitar: para que serve todo esse fragor?
Há poder ali? Sim, mas um poder que a nada aproveita.
A nossa denominação “Adventista do Sétimo Dia”, a nossa marca” como povo da profecia (2.300 anos). A nossa influência de mais de dez milhões de fiéis em todo o mundo serão, apenas “ondas poderosas” que se anulam com pouca eficácia espiritual, se Jesus Cristo não nos batizar com o Espírito Santo e com fogo”- Mat. 3:11
O apelo hoje é feito por Paulo. “Rogo-vos pois irmãos que apresenteis os vossos corpos em
sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”
Rom. 12:1 - “Transformando-vos pela renovação do vosso entendimento qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” - Rom. 12:2
Você quer juntamente comigo hoje ser possuído pelo Espírito Santo de Deus? Meu prezado irmão de fé, companheiro da eternidade?
Vou orar agora, solicitar a plenitude do Espírito Santo, mas antes quero, “pela compaixão de Deus”- Rom. 12:1 convidar a todos os que sentem esse desejo, a se manifestarem dizendo algumas palavras, ou simplesmente ficando em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário