quinta-feira, 6 de setembro de 2012



Postura no púlpito

A Dignidade do Mensageiro
É necessário o decoro no púlpito. Um ministro do evangelho não deve ser descuidoso de sua atitude. Se ele é o representante de Cristo, seu comportamento, sua atitude, seus gestos devem ser de tal natureza que não cause aborrecimento ao auditório. Os pastores devem possuir maneiras distintas. Devem rejeitar modos, gestos e atitudes incultos, cultivando em si um porte a um tempo humilde e digno. Devem trajar-se de maneira adequada à dignidade de sua posição. Sua linguagem deve ser em todos os aspectos solene e escolhida. Testimonies, vol. 1, págs. 648 e 649.
A Conduta na Plataforma
Mas as coisas erradas freqüentemente se manifestam no púlpito sagrado. Um pastor conversando com outro na plataforma perante a congregação, rindo e parecendo despreocupado com o trabalho, ou manifestando falta do solene senso de sua sagrada vocação, desonra a verdade, e rebaixa o que é sagrado ao baixo nível das coisas comuns. Testimonies, vol. 2, págs. 612 e 613.
Uma Ofensa a Deus
Por vezes as assembléias do povo de Deus têm sido tratadas de modo tão comum, que se tornam uma ofensa a Deus, e roubam a sagrada obra de sua santidade e pureza. Carta 155, 1900.
Não Perder Tempo com Desculpas
Muitos oradores perdem o tempo e as energias em longas introduções e desculpas. Alguns gastam cerca de meia hora em apresentar justificativas; assim se perdem o tempo e, quando chegam ao assunto e procuram firmar os pontos da verdade no espírito dos ouvintes,
Pág. 146
estes se acham fatigados e não lhes podem sentir a força.
Em lugar de se escusar por ter de se dirigir ao povo, o pastor deve começar como quem sabe que está apresentando uma mensagem de Deus. Obreiros Evangélicos, pág. 168.
A Oração Pública
A oração feita em público deve ser breve, e ir diretamente ao ponto. Deus não requer que tornemos fastidioso o período do culto, mediante longas petições. ... Alguns minutos são o bastante para qualquer oração pública, em geral. Obreiros Evangélicos, pág. 175.
Orar com Sincera Simplicidade
Não necessitamos fazer longas orações em público. Devemos, com sincera simplicidade, apresentar nossas necessidades ao Senhor, e implorar com tal confiança e fé Suas promessas, que a congregação saiba que aprendemos a prevalecer com Deus em oração. Eles serão animados a crer que a presença do Senhor se acha na reunião, e abrirão o coração para receber-Lhe as ricas bênçãos. Sua fé em vossa sinceridade aumentará, e estarão dispostos a ouvir de boa vontade as instruções dadas pelo orador. Manuscrito 127, 1902.
Movimentos Apressados, Precipitados
O Senhor vos deu vossa obra, não para ser feita precipitadamente, mas de maneira calma e considerada. O Senhor nunca força a movimentos apressados, complicados. Testimonies, vol. 8, pág. 189.
Evitar o Grotesco
Não podemos ser pastores do rebanho a menos que sejamos despojados dos nossos hábitos, maneiras e costumes peculiares, e alcancemos a semelhança de Cristo. Quando comermos Sua carne e bebermos o Seu sangue,
Pág. 147
então se encontrará no ministério o elemento da vida eterna. Não haverá uma reserva de idéias antiquadas, e freqüentemente repetidas. Haverá uma nova percepção da verdade.
Alguns dos que ficam no púlpito fazem com que os mensageiros celestiais que estão no auditório deles se envergonhem. O precioso evangelho que tanto tem custado para ser levado ao mundo, é injuriado. Há palestra comum e barata; atitudes grotescas contorsões das feições. Alguns são fluentes, outros de enunciação pesada, indistinta. Todo aquele que ministra diante do povo deve sentir ser seu solene dever controlar-se. Primeiro deve entregar-se completamente ao Senhor numa inteira renúncia própria, determinando não ter nada de si mesmo, mas tudo de Jesus. Testemunhos Para Ministros, pág. 339.
Rejeitar os Gestos Impróprios e a Linguagem Inculta
O obreiro de Deus deve fazer sinceros esforços para tornar-se representante de Cristo, rejeitando toda gesticulação imprópria, toda linguagem grosseira. Deve esforçar-se por empregar linguagem correta. Há uma numerosa classe descuidosa em sua maneira de falar, mas mediante cuidadosa e paciente atenção, estes se poderão tornar representantes da verdade. Todos os dias deviam fazer progressos. Não deviam desmerecer sua utilidade e influência, nutrindo defeitos de maneiras, de entonação de voz ou linguagem. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 238.
A Personalidade do Evangelista
A posição de nossos pastores requer saúde física e disciplina mental. O bom senso, nervos fortes e um temperamento alegre, recomendarão o ministro evangélico em toda parte. Estas coisas devem ser buscadas, e cultivadas com perseverança. Testimonies, vol. 3, pág. 466.
Pág. 148

O Sermão Evangelístico
Discurso Simples; Clareza de Expressão
O Senhor deseja que aprendais a usar a rede do evangelho. Muitos necessitam aprender essa arte. Para serdes bem-sucedidos em
Pág. 175
vossa obra, as malhas de vossa rede a aplicação das Escrituras - devem ser finas, e o sentido facilmente compreensível. Então, ponde especial cuidado no recolher a rede. Ide direto ao ponto. Fazei com que as ilustrações falem por si mesmas. Por maior que seja o conhecimento de um homem, torna-se de nenhum valor, a não ser que ele o saiba comunicar aos outros. Que a emoção de vossa voz, seu profundo sentir, produza sua impressão nos corações. Animai vossos alunos a se entregarem a Deus. ...
Tornai claras as vossas explanações; pois sei que muitos há que não compreendem muitas das coisas que se lhes dizem. Que o Espírito Santo molde e afeiçoe vosso discurso, purificando-o de toda escória. Falai como a crianças, lembrando-vos de que há muitos bem avançados em anos, que não passam de crianças no entendimento.
Por meio de fervorosa oração e diligente esforço havemos de obter aptidão para falar. Esta aptidão inclui a pronúncia clara de cada sílaba, pondo a acentuação nos lugares que a requerem. Falai devagar. Muitos o fazem rapidamente, amontoando com precipitação as palavras umas sobre as outras, de modo que fica perdido o efeito do que dizem. Ponde no que dizeis o espírito e a vida de Cristo. ... Para os que ouvem, o evangelho se torna o poder de Deus para salvação. Apresentai o evangelho em sua simplicidade. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes págs. 227-229.
Atenção à Preparação dos Sermões
Os sermões proferidos sobre a verdade presente estão cheios de material importante, e se lhes for prestada cuidadosa consideração antes de serem apresentados ao público, se forem sintéticos e não abrangerem terreno demasiado, se o Espírito do Mestre transparecer em sua fraseologia, ninguém será deixado em trevas, ninguém terá motivo de queixa por não haver sido alimentado. A preparação, tanto do pregador como do ouvinte, tem muitíssimo que ver com o resultado.
Pág. 176
Citarei umas poucas palavras que ouvi recentemente: "Sempre sei pelo comprimento do discurso do Sr. Cannon, se ele esteve muito tempo fora de casa durante a semana", disse um membro de seu rebanho. "Quando estudados cuidadosamente, seus sermões são de extensão moderada, mas quase impossível é que os ouvintes esqueçam os ensinos neles apresentados. Quando não teve tempo de prepará-los, são excessivamente longos, e é igualmente impossível extrair deles alguma coisa que a memória retenha."
A outro pastor capaz foi perguntado que extensão estava acostumado a dar a seus sermões. "Quando me preparo cabalmente, meia hora; quando estou apenas parcialmente preparado, uma hora; mas quando ocupo o púlpito sem preparo prévio, prossigo falando todo o tempo que quiserdes; de fato, nunca sei quando parar."
Eis outra declaração bastante conclusiva: "Um bom pastor, diz um escritor, deve ter sempre abundância de pão em seu esboço, e o seu cachorro acorrentado. O cão é o seu zelo, que ele deve guiar, pôr em ordem e moderar. Seu esboço cheio de pão, é a sua mente cheia de conhecimento útil e ele deve estar sempre preparado para dar alimento ao seu rebanho." Carta 47, 1886.
Cuidar da Digestão Espiritual
"Não gosto de demorar-me muito mais que meia hora", disse um pregador fiel e fervoroso, que por certo nunca deu aos seus ouvintes alguma coisa cuja preparação não lhe houvesse custado nada. "Eu sei que a digestão espiritual de algumas pessoas é fraca e deve entristecer-me que meus ouvintes tenham que empregar a seguinte meia hora para esquecer o que lhes disse na meia hora anterior, ou a desejar que termine quando já lhes dei tanto quanto podem levar consigo." Carta 47, 1886.
Abreviar os Sermões Longos
Alguns de vossos discursos longos teriam muito melhor efeito sobre as pessoas
Pág. 177
se os dividísseis em três. As pessoas não podem digerir tanto; sua mente tampouco os pode apreender, e chegam a cansar-se e confundir-se ao ser-lhes apresentada tanta matéria em um único sermão. Duas terças partes dos sermões tão longos perdem-se, e o pregador esgota-se. Muitos de nossos pastores há que erram nesse sentido. O resultado sobre eles não é bom, porque se tornam cérebros cansados e sentem que estão carregando para o Senhor cargas pesadas e suportando durezas. ...
Na sua essência e na prática, a verdade é tão diferente dos erros pregados dos púlpitos populares que, ao ser apresentada aos ouvintes pela primeira vez, quase os confunde. É alimento sólido e deve ser distribuído moderadamente. Se bem que algumas mentes sejam rápidas para captar idéias, outras são lentas para compreender verdades novas e surpreendentes que envolvem grandes mudanças e apresentam uma cruz a cada passo. Concedei-lhes tempo para digerir as maravilhosas verdades da mensagem que lhes apresentais.
Deve o pregador esforçar-se por levar consigo a compreensão e as simpatias das pessoas. Não vos eleveis alto demais, aonde não vos possam acompanhar, mas apresentai a verdade, ponto por ponto, lenta e distintamente, salientando uns poucos pontos essenciais, e então essa verdade será como um prego fixado em lugar seguro pelo "Mestre das congregações". Se parais quando deveis fazê-lo, não lhes dando por vez mais do que podem compreender e aproveitar, estarão ansiosos por ouvir mais, e assim será mantido o interesse. Carta 39, 1887.
A Reputação de Ser Orador Interessante
Ponde em vosso trabalho todo o entusiasmo que possais. Sejam curtos os vossos sermões. Duas razões existem, pelas quais deveis fazê-lo. Uma é que podeis conquistar a reputação de ser pregador
Pág. 178
interessante; a outra é que podeis preservar a vossa saúde. Carta 112, 1902.
Sermões com Idéias Novas
Não canseis jamais os ouvintes com sermões longos. Isso não é sábio. Durante muitos anos estive empenhada nesse assunto, tratando de que nossos irmãos preguem menos e dediquem o seu tempo e energia para simplificar os pontos importantes da verdade, pois todo ponto será motivo de ataque de nossos oponentes. Todos quantos estejam relacionados com a obra devem manter idéias novas; ... e com tato e previsão fazei todo o possível para interessar os vossos ouvintes. Carta 48, 1886.
Aplicar a Verdade ao Coração
Em cada sermão feito seja aplicada uma verdade ao coração, para que todo aquele que ouvir entenda, e para que homens, mulheres e jovens se possam tornar vivos para Deus. Testemunhos Para Ministros, pág. 258.
Fácil de Compreender
Pregai a Palavra de maneira que seja de compreensão fácil. Levai os ouvintes precisamente aonde está Jesus Cristo, em quem se centralizam suas esperanças de vida eterna. ... Ao levar-lhes a Palavra de Deus, apresentando-a em estilo simples, a semente brotará, e depois de algum tempo tereis uma colheita. Vosso trabalho consiste em semear a semente; a multiplicação da semente é obra divina do Senhor. Carta 34, 1896.
Piedade Prática em Cada Sermão
É mais difícil atingir o coração dos homens hoje em dia, do que foi há vinte anos. Os argumentos mais convincentes podem ser apresentados, e não obstante, os pecadores parecerem estar tão distantes da salvação como nunca. Os pastores não devem pregar sermão após sermão somente sobre temas doutrinários. A piedade prática deve encontrar lugar em cada discurso. Review and Herald, 23 de abril de 1908.
Pág. 179
Pregar a Realidade da Mensagem
Em certa ocasião, estando o célebre ator Betterton a jantar com o Dr. Sheldon, arcebispo de Cantuária, este lhe disse: "Faça o obséquio de dizer-me, Sr. Betterton, por que é que os atores impressionam tão fortemente o auditório, falando-lhes de coisas imaginárias?" "Senhor", respondeu Betterton, "com a devida submissão a Vossa Graça, permita que lhe diga que a razão é clara: tudo consiste no poder do entusiasmo. Nós, no palco, falamos de coisas imaginárias como se fossem reais; e vós, no púlpito, falais de coisas reais como se fossem imaginárias." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 255.
Nenhum Acordo
Não devemos adular o mundo nem pedir-lhe perdão por ter que dizer-lhe a verdade; devemos desprezar toda dissimulação. Arvorai a vossa bandeira para pelejar pela causa dos homens e dos anjos. Entenda-se que os adventistas do sétimo dia não devem fazer acordos. Em vossas opiniões e fé não deve haver a menor aparência de incertezas; o mundo tem o direito de saber justamente o que se pode esperar de todo ser humano inteligente. Manuscrito 16, 1890.
Nossa Mensagem Mundial
Estamos unidos na fé quanto às verdades fundamentais da Palavra de Deus. ... Temos uma mensagem mundial. Os mandamentos de Deus e os testemunhos de Jesus Cristo são a responsabilidades do nosso trabalho. Carta 37, 1887.
Pregação de Reavivamento
Arrependei-vos, arrependei-vos, era a mensagem proclamada por João Batista no deserto. A mensagem de Cristo para o povo era: "Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis." Lucas 13:5. E aos apóstolos foi ordenado pregar em toda parte que os homens deveriam arrepender-se.
O Senhor quer que Seus servos hoje em dia preguem a antiga doutrina evangélica: tristeza pelo pecado, arrependimento e confissão. Necessitamos de sermões ao estilo antigo,
Pág. 180
costumes de estilo antigo, pais e mães em Israel de estilo antigo. Deve-se trabalhar em prol do pecador, perseverante, fervorosa e sabiamente, até que veja que é um transgressor da lei de Deus, e manifeste arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Manuscrito 111.
Pregação Confortadora, Poderosa
Deveis ter clara compreensão do evangelho. A vida religiosa não é de melancolia e tristeza, mas de paz e regozijo unidos a dignidade cristã e santa solenidade. Não somos por nosso Salvador animados a entreter dúvidas e temores, nem perspectivas desanimadoras; não trazem elas alívio à alma e devem ser repelidas, e não louvadas. Podemos ter alegria inefável e gloriosa. Ponhamos de parte nossa indolência e estudemos com mais constância a Palavra de Deus. Se alguma vez necessitamos de que o Espírito Santo estivesse conosco, se já necessitamos de pregar sob a manifestação do Espírito, agora é justamente esse tempo. Manuscrito 6, 1888.
Uma Alegre Mensagem da Verdade Presente
Agora, justamente agora, devemos proclamar a verdade presente, com certeza e vigor. Não firais uma nota lamentosa; não canteis hinos fúnebres. Carta 311, 1905.
Como Pregar Acerca de Calamidades
Erguei os que estão desanimados. Considerai as calamidades como bênçãos disfarçadas; as aflições como misericórdias. Agi de maneira tal que faça brotar a esperança em lugar do desespero. Testimonies, vol. 7, pág. 272.
A Pressa Produz Sermões Insípidos
Ao apressar-vos de uma para outra coisa, se tendes tanto que fazer que não podeis dispor de tempo para conversar com Deus, como esperaríeis poder em vosso trabalho? O motivo de muitos de nossos pastores pregarem sermões insípidos e destituídos de vida, é permitirem eles que uma variedade de
Pág. 181
coisas de natureza mundana lhes ocupe o tempo e a atenção. Testimonies, vol. 7, pág. 251.
Evitar os Sermões Doentios
Pontos breves apresentados com clareza, que evitem toda divagação, serão da maior vantagem. Deus não quer que esgoteis vossas energias antes de ir para a reunião, quer seja escrevendo, quer em outra ocupação, pois ao andardes com a mente cansada, transmitis ao público um sermão muito imperfeito. Ponde na obra vossas energias mais vigorosas e não permitais que a mais leve sombra de imperfeição seja vista em qualquer de vossos esforços.
Se por qualquer motivo estais cansados e exaustos, por amor de Cristo não tenteis fazer um sermão. Outra pessoa que não esteja assim esgotada fale um pouco, ferindo a tecla exata ou então faça um estudo bíblico; qualquer coisa, menos sermões doentios. Estes farão menos mal quando todos são crentes, mas ao ser a verdade proclamada perante quem não pertence à fé, deve o orador preparar-se para a tarefa. Não deve divagar por toda a Bíblia, mas fazer um sermão claro, organizado, que mostre que ele compreende os pontos que quer apresentar. Carta 48, 1886.
Embelezamentos Artificiais
Deus pede aos ministros do evangelho que não busquem exceder-se além da sua capacidade com a apresentação de adornos artificiais, visando ao louvor e aplauso dos homens, sendo ambiciosos de uma vã ostentação de inteligência e eloqüência. Seja a ambição dos pastores o estudo cuidadoso da Bíblia, a fim de conhecerem o máximo possível a Deus e a Jesus Cristo, a qual Ele enviou. Com quanto maior clareza os pastores discirnam a Cristo, e Lhe apanhem o espírito, com tanto maior vigor pregarão a simples verdade, da qual Cristo é o centro. Review and Herald, 24 de março de 1896.
Pág. 182
Sermões "Eloqüentes"
O pastor pode fazer uma escalada aos Céus, por meio de descrições poéticas e apresentações fantasiosas que agradem os sentidos e alimentem a imaginação, mas não toquem a experiência da vida comum, as necessidades diárias; fazendo chegar ao coração as próprias verdades que são de interesse vital. As necessidades imediatas, as provações presentes necessitam de auxílio e fortaleza presentes - a fé que opera por amor e purifica a alma, não palavras que não têm influência real sobre o ativo andar diário em cristianismo prático.
Pode o pastor pensar que com a sua eloqüência fantasiosa fez grandes coisas na alimentação do rebanho de Deus; ou os ouvintes podem pensar que nunca antes ouviram temas tão belos, que nunca viram a verdade revestida de linguagem tão bela, e como Deus lhes foi apresentado em Sua grandeza, sentiram um ardor de emoção. Mas examinai da causa para o efeito todo esse êxtase de sentimento causado por essas fantasiosas apresentações. Poderá haver verdades, mas demasiadas vezes elas não são o alimento que os fortalecerá para as lutas da vida diária. Manuscrito 59, 1900.
Introduzindo Assuntos Laterais
Não devem os irmãos pensar que, por não entenderem todos os pontos de menor importância com perfeita unanimidade de vistas, seja virtude o manterem-se afastados. Se concordam quanto às verdades fundamentais, não devem divergir nem discutir acerca de assuntos de real pouca importância. Deterem-se em questões de difícil compreensão, que afinal de contas não têm importância vital, tende a desviar a mente das verdades vitais para a salvação da alma. Devem os irmãos ser muito moderados no insistir sobre esses pontos secundários que muitas vezes eles próprios não compreendem, pontos que não sabem ser a verdade e não são essenciais para a salvação. ...
Foi-me mostrado que o plano do inimigo é desviar a
Pág. 183
mente dos homens para algum ponto obscuro ou destituído de importância, alguma coisa que não está inteiramente revelada ou não é essencial para a salvação. Isto é transformado em tema absorvente, a "verdade presente", quando todas as indagações e suposições só servem para tornar os assuntos mais obscuros e confundir a mente de alguns que deveriam estar buscando a união pela santificação da verdade. Manuscrito 111.
Pregar as Verdades Decisivas
Se permitimos que a mente siga seu curso haverá pontos incontáveis de divergência que podem ser debatidos pelos homens que fazem de Cristo a sua esperança, e que amam a verdade com sinceridade, e, não obstante, mantêm opiniões divergentes sobre temas que não têm real importância. Estes assuntos controversos não devem ser apresentados nem debatidos em público, mas, se são defendidos por alguém, devem sê-lo serenamente e sem luta. ...
O obreiro nobre, devoto e espiritual, verá nas grandes verdades decisivas que constituem a solene mensagem que deve ser dada ao mundo, razão suficiente para manter ocultas todas as divergências menores, de preferência a expô-las para que sejam objeto de contenda. Ocupe-se a mente na grande obra da redenção, a breve vinda de Cristo, e os mandamentos de Deus; e verificar-se-á que há, nesses temas, alimento suficiente para ocupar toda atenção. Review and Herald, 11 de setembro de 1888.
A Voz na Apresentação do Sermão
Pregai sermões curtos, controlai a voz, ponde nela toda a melodia e expressão que puderdes, e evitar-se-á esse terrível esgotamento a que está exposto o pregador que faz sermões longos e intermináveis. ...
Muito do efeito dos discursos fica perdido pela maneira em que estes são apresentados. Com freqüência o orador esquece
Pág. 184
que é mensageiro de Deus, e que Cristo e os anjos estão em seu auditório como ouvintes. Sua voz não deve elevar-se a uma tonalidade muito alta, gritando a verdade como se fosse uma trombeta; porque isto é mais potência nervosa do que espírito tranqüilo e poder do Espírito Santo. Jesus, o maior Mestre que o mundo já conheceu, era calmo, fervoroso e impressivo em Seus discursos. Ele é nosso exemplo em todas as coisas. Carta 47, 1886.
Gesticulação Violenta
O Senhor requer de vós que façais melhoras concretas em vossa maneira de apresentar a verdade. Não deveis ser sensacionais. Pregai a Palavra, como Cristo, o Filho de Deus, pregava a Palavra. As gesticulações violentas diminuem grandemente as impressões que a verdade faria sobre os corações humanos, e roubam a força das manifestações do Espírito de Deus. Elas apagam as solenes impressões referentes à Palavra de Deus que os santos anjos anseiam sejam feitas na mente. ...
Meu irmão, o Senhor me deu uma mensagem para vós. O ministro evangélico está empenhado numa obra muito solene e sagrada. Em toda reunião em que a Palavra de Deus é ensinada, acham-se presentes anjos, e quem dirige essas reuniões deve agir com a solenidade que Cristo manifestou em Seus ensinos. O molde correto precisa ser aplicado a cada apresentação da verdade bíblica. Carta 366, 1906.
Cristo, o Centro da Mensagem
Jesus Cristo, o Grande Centro de Atração
A mensagem do terceiro anjo exige a apresentação do sábado do quarto mandamento, e esta verdade deve ser apresentada ao mundo; mas o grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixado fora da mensagem do terceiro anjo. ...
Pág. 185
O pecador precisa olhar sempre para o Calvário, e com a fé simples de uma criança, confiar nos méritos de Cristo, aceitando a Sua justiça e crendo em Sua misericórdia. Os que trabalham na causa da verdade devem apresentar a justiça de Cristo. Review and Herald, 20 de março de 1894.
Exaltar a Cristo
Cristo crucificado, Cristo ressurgido, Cristo assunto aos Céus, Cristo vindo outra vez, deve abrandar, alegrar e encher o espírito do ministro, de tal forma, que apresente estas verdades ao povo com amor e profundo zelo. O ministro desaparecerá então, e Jesus será revelado.
Exaltai a Jesus, vós que ensinais o povo, exaltai-O nos sermões, em cânticos, em oração. Que todas as vossas forças convirjam para dirigir ao "Cordeiro de Deus" (João 1:29) almas confusas, transviadas, perdidas. Exaltai-O, ao ressuscitado Salvador, e dizei a todos quantos ouvem: Ide Àquele que "vos amou e Se entregou a Si mesmo por nós". Efés. 5:2. Seja a ciência da salvação o tema central de todo sermão, de todo hino. Seja manifestado em toda súplica. Não introduzais em vossas pregações coisa alguma que seja em suplemento a Cristo, a sabedoria e o poder de Deus. Mantende perante o povo a Palavra da vida, apresentando Jesus como a esperança do arrependido e a fortaleza de todo crente. Revelai o caminho da paz à alma turbada e acabrunhada, e manifestai a graça e suficiência do Salvador. Obreiros Evangélicos, págs. 159 e 160.
Em Cada Discurso
Há mais pessoas do que pensamos ansiando por encontrar o caminho para Cristo. Os que pregam a derradeira mensagem de misericórdia, devem ter em mente que Cristo tem de ser exaltado como o refúgio do pecador. Alguns ministros pensam não ser necessário pregar arrependimento e fé; julgam que seus ouvintes se acham relacionados com o evangelho, e que devem ser apresentados assuntos
Pág. 186
de diferente natureza, a fim de lhes prender a atenção. Muitas pessoas, no entanto, são lamentavelmente ignorantes quanto ao plano da salvação; precisam mais de instrução quanto a esse tema todo-importante, do que sobre qualquer outro.
São essenciais discursos teóricos, para que o povo veja a cadeia da verdade, elo após elo, ligando-se num todo perfeito; mas nunca se deve pregar um sermão sem apresentar a Cristo, e Ele crucificado, como a base do evangelho. Os ministros alcançariam mais corações, se salientassem mais a piedade prática. Obreiros Evangélicos, págs. 158 e 159.
Pregando a Cristo por Experiência
Cada mensageiro deve sentir-se no dever de apresentar a plenitude de Cristo. Se não é apresentado o dom gratuito da justiça de Cristo, os discursos são áridos e sem vigor; as ovelhas e os cordeiros não são alimentados. Disse Paulo: "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder." I Cor. 2:4. Há no evangelho tutano e gordura. Jesus é o centro vivo de todas as coisas. Introduzi a Cristo em cada sermão. Fazei com que a preciosidade, a misericórdia e a glória de Jesus Cristo sejam contempladas até que Cristo, a esperança da glória, seja formado no homem interior. ...
Ajuntemos o que a nossa própria experiência nos revelou ser a preciosidade de Cristo, e apresentemo-Lo a outros como uma preciosa gema que fulgura e brilha. Assim será o pecador atraído a quem é representado como Líder entre dez mil e totalmente desejável. A cruz do Calvário é para nós um penhor de vida eterna. A fé em Cristo significa tudo para o crente sincero. Os méritos de Jesus apagam as transgressões, e cobrem-nos com as vestes da justiça tecidas no tear do Céu. A coroa da vida é-nos apresentada como
Pág. 187
a honra a ser conferida no final da luta. Estas preciosas verdades devem ser manifestadas em caracteres vivos. Review and Herald, 19 de março de 1895.
Os Temas de Nossos Sermões
São estes os nossos temas: Cristo crucificado pelos nossos pecados, Cristo ressuscitado dentre os mortos, Cristo nosso intercessor perante Deus; e intimamente relacionada com estes assuntos acha-se a obra do Espírito Santo, representante de Cristo, enviado com poder divino e com dons para os homens. Carta 86, 1895.
Sua preexistência, Sua vinda pela segunda vez, em glória e majestade. Sua dignidade pessoal, Sua santa lei exaltada, são os temas que têm sido abordados com simplicidade e poder. Carta 83, 1895.
Mensagem Afirmativa
Apresentai com voz genuína uma mensagem afirmativa. Exaltai-O, ao Homem do Calvário, cada vez mais alto. Há poder na exaltação da cruz de Cristo. ...
Cristo deve ser pregado, não em forma de controvérsia mas de maneira afirmativa. Assumi a vossa posição sem contenda. Não sejam indecisas as vossas palavras em momento algum. A Palavra do Deus vivo deve ser o alicerce de nossa fé. Reuni as mais vigorosas declarações afirmativas atinentes à expiação que Cristo fez pelos pecados do mundo. Mostrai a necessidade dessa expiação, e dizei aos homens e mulheres que se se arrependerem e se tornarem leais à lei de Deus, podem ser salvos. Reuni todas as declarações afirmativas e provas que fazem do evangelho as boas novas de salvação para todos quantos recebem a Cristo e nEle crêem como seu Salvador pessoal. Carta 65, 1905.
Sermão Igual à Oferta de Caim
Muitos de nossos pastores têm apenas feito sermões, apresentando os assuntos por meio de argumentos, mencionando pouco o poder
Pág. 188
salvador do Redentor. Seu testemunho era destituído do sangue salvador de Cristo. Sua oferta assemelhava-se à de Caim. Traziam ao Senhor os frutos da terra, os quais eram, em si mesmos, aceitáveis aos olhos de Deus. Muito bom era, na verdade, o fruto; mas, a virtude da oferta - o sangue do Cordeiro morto, representando o sangue de Cristo - isso faltava. O mesmo acontece com sermões destituídos de Cristo. Os homens não são por eles aguilhoados até ao coração; não são levados a indagar. Que devo fazer para me salvar?
De todos os professos cristãos, devem os adventistas do sétimo dia ser os primeiros a exaltar a Cristo perante o mundo. Obreiros Evangélicos, pág. 156.
Alguns Escutam o Último Sermão
Deus quer desviar a mente da convicção da lógica para uma convicção mais profunda, elevada, pura e gloriosa. Muitas vezes a lógica humana tem quase extinguido a luz que Deus quer fazer brilhar em claros raios, para convencer os homens de que o Senhor da natureza é digno de todo o louvor e glória, porque é o Criador de todas as coisas.
Alguns pastores erram em tornar seus sermões inteiramente argumentativos. Pessoas há que escutam a teoria da verdade, e são impressionadas com as provas apresentadas; então, se Cristo é apresentado como Salvador do mundo, a semente lançada pode brotar e dar frutos para a glória de Deus. Mas freqüentemente a cruz do Calvário não é apresentada perante o povo. Alguns talvez estejam escutando o último sermão que lhes será dado ouvir, e, perdida a oportunidade áurea, está perdida para sempre. Se, juntamente com a teoria da verdade, Cristo e Seu amor redentor houvessem sido proclamados, esses poderiam ter sido atraídos para o Seu lado. Obreiros Evangélicos, págs. 157 e 158.

Nenhum comentário:

Postar um comentário