sexta-feira, 27 de julho de 2012


O PASTOR E AS OVELHAS
I Pd. 5:4  E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Cristo é o supremo Pastor. Ele confiou o cuidado do Seu rebanho a subpastores. Requer que esses pastores tenham o mesmo interesse pelas Suas ovelhas que Ele sempre manifestou, e que sempre sintam a responsabilidade do encargo que lhes deu. ... Se imitarem o Seu abnegado exemplo, o rebanho prosperará sob o seu cuidado. ... Estarão constantemente labutando para o bem-estar do rebanho. Spiritual Gifts, vol. 3, págs. 122-124. MM exaltai 1992 Pg.197

JO 10:7  Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas

Cristo apresentou-Se como o único em quem havia qualificações para constituir um bom pastor.
Ele é representado como o "Supremo Pastor". Signs of the Times, 4 de dezembro de 1893. . MM exaltai 1992. Pg. 198

EX.3:4  E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5  E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

A humildade e a reverência devem caracterizar o comportamento de todos os que vão à presença de Deus. Em nome de Jesus podemos ir perante Ele com confiança; não devemos, porém, aproximar-nos dEle com uma ousadia presunçosa, como se Ele estivesse no mesmo nível que nós outros. Há os que se dirigem ao grande, Todo-poderoso e santo Deus, que habita na luz inacessível, como se dirigissem a um igual, ou mesmo inferior. Há os que se portam em Sua casa conforme não imaginariam fazer na sala de audiência de um governador terrestre. Tais devem lembrar-se de que se acham à vista dAquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado; todos os que em verdade se compenetram de Sua presença, prostrar-se-ão com humildade perante Ele. ...

I SM.16:13  Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.


Deus escolheu Davi, um humilde pastor, para governar Seu povo. Ele era rigoroso em todas as cerimônias relacionadas com a religião judaica, e distinguia-se por sua intrepidez e pela inabalável confiança em Deus. Era notável por sua fidelidade e reverência. Sua firmeza, humildade, amor à justiça e decisão de caráter habilitaram-no a cumprir os elevados desígnios de Deus, a instruir Israel em suas devoções e a governá-los como rei generoso e sábio. MM exaltai 1992. Pg. 200

I COR. 3:9  Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus

Uma ligação vital com o Sumo Pastor, há de fazer do subpastor um representante vivo de Cristo, uma verdadeira luz para o mundo. É necessária a compreensão de todos os pontos de nossa fé, mas de importância ainda maior, é que o pastor seja santificado mediante a verdade que apresenta. O E 142

JO 10:11  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas

Assim como um pastor terrestre conhece as suas ovelhas, também o divino Pastor conhece o Seu rebanho espalhado por todo o mundo. "Vós, pois, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto; homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeová."O E 181

EZ.34:23  E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

E, por intermédio de Ezequiel,
declarara o Espírito Santo: "E levantarei sobre elas um só Pastor, e Ele as apascentará"; "a perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrantada ligarei, e a enferma fortalecerei". "E farei com elas um concerto de paz." "E não servirão mais de rapina aos gentios, ... e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante." Ezeq. 34:23, 16, 25 e 28.
Cristo aplicou essas profecias a Si mesmo, e mostrou o contraste entre Seu caráter e o dos guias de Israel. Os fariseus acabavam de expulsar uma ovelha do redil, por haver ousado testificar do poder de Cristo. Excluíram uma alma a quem o verdadeiro Pastor estava atraindo para Si.DTN.477

IS 43:1  MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Jesus nos conhece individualmente, e comove-Se ante nossas fraquezas. Conhece-nos a todos por nome. Sabe até a casa em que moramos, o nome de cada um dos moradores. Tem por vezes dado instruções a Seus servos para irem a determinada rua, em certa cidade, a uma casa designada, a fim de encontrar uma de Suas ovelhas.
Pág. 480
Cada alma é tão perfeitamente conhecida a Jesus, como se fora ela a única por quem o Salvador houvesse morrido. As dores de cada uma Lhe tocam o coração. O grito de socorro chega-Lhe ao ouvido.DTN 480

JO 10:4  E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Assim faz o Pastor-Salvador com Suas ovelhas. Diz a Escritura: "Guiaste o Teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão." Sal. 77:20. Por intermédio do profeta, declara Jesus: "Com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí." Jer. 31:3. Não força ninguém
a segui-Lo. "Atrai-os com cordas humanas, com cordas de amor." Osé. 11:4.
Como o pastor vai adiante das ovelhas, enfrentando primeiro o perigo do caminho, assim faz Jesus com Seu povo. "E, quando tira para fora as Suas ovelhas, vai adiante delas." João 10:4. O caminho para o Céu é consagrado pelas pegadas do Salvador. A vereda pode ser íngreme e acidentada, mas Jesus por ela passou; Seus pés calcaram os cruéis espinhos, a fim de tornar mais fácil o trilho para nós. Todo fardo que somos chamados a suportar, levou-o Ele próprio.

JO 10:14  Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15  Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

Por mais que um pastor ame a suas ovelhas, ama ainda mais a seus próprios filhos e filhas. Jesus não é somente nosso pastor; é nosso "eterno Pai". E Ele diz: "Conheço as Minhas ovelhas, e das Minhas sou conhecido. Assim como o Pai Me conhece a Mim, também Eu conheço o Pai." Que declaração esta! É Ele o Filho unigênito, Aquele que Se acha no seio do Pai, Aquele que Deus declarou ser "o Varão que é o Meu companheiro" (Zac. 13:7), e apresenta a união entre Ele e o eterno Deus como figura da que existe entre Ele e Seus filhos na Terra!DTN 483

LC 15:6  E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Jesus deu a parábola da ovelha perdida para nosso estudo. O verdadeiro Pastor deixa as noventa e nove, e vai para o deserto a qualquer custo e sofrimento para Si mesmo. ... Quantas das ovelhas extraviadas e perdidas buscastes vós e trouxestes de volta para o aprisco com um coração repleto de compassiva ternura, perdão e amor? Quantas palavras de encorajamento proferistes para as ovelhas extraviadas, que vos causaram dor, ansiedade, e muito incômodo?... Proferistes suaves palavras de esperança, coragem e perdão, levando o extraviado para casa sobre os ombros, regozijando-vos a cada passo, e dizendo: "Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida"
Toda pessoa que procura retroceder de suas vagueações e voltar para Deus precisa da ajuda dos que têm um coração terno e compassivo, de amor semelhante ao de Cristo. Review and Herald, 16 de outubro de 1894.

I JO:10  Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

Deus fez Sua avaliação do homem ao dar Jesus para uma vida de humilhação, pobreza e abnegação, para desprezo, rejeição e morte, a fim de que o homem, Sua ovelha perdida, pudesse ser salvo. É notável, portanto, que todo o Céu esteja interessado no resgate do homem? É um fato maravilhoso que dez mil vezes dez mil, e milhares e milhares de anjos se ocupem em subir e descer pela escada mística para ajudar os que hão de herdar a salvação? Os anjos não vêm à Terra para denunciar e destruir, para governar e para exigir homenagem, mas são mensageiros de misericórdia para cooperar com o Capitão do exército do Senhor, para cooperar com os instrumentos humanos que sairão para buscar e salvar as ovelhas perdidas. Anjos são enviados para acampar-se ao redor dos que temem e amam a Deus. Signs of the Times, 20 de novembro de 1893. . MM exaltai 1992 Pg. 208

LC 5:32  Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

, Enquanto esteve na Terra, Cristo realizou a obra para a qual deixou o trono de Deus no Céu. Ele trabalhou pela humanidade, para que, por Sua obra, a humanidade pudesse ser elevada na escala do valor moral com Deus. Assumiu a natureza humana, para que pudesse elevar a família humana, torná-los participantes da natureza divina, e colocá-los em posição vantajosa para com Deus. Todas as Suas ações foram em favor do mundo caído - buscar a ovelha que se afastara do aprisco e conduzi-la de volta a Deus. ... Review and Herald, 15 de fevereiro de 1898. MM exaltai 1992 Pg.209

LC.15:4  Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?

Quando seres celestiais vêem os que afirmam ser filhos e filhas de Deus fazendo esforços semelhantes aos de Cristo para ajudar os errantes, manifestando um espírito terno e compassivo para os penitentes e para os caídos, anjos acercam-se deles e lhes trazem à lembrança as palavras apropriadas para suavizar e elevar o coração. Santos anjos acompanham a cada um de nós. Não devemos desprezar o menor dos pequeninos de Deus, nem exigir que alguém preste homenagem a nós mesmos. Os anjos "são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação" Heb. 1:14. Teremos o privilégio de cooperar com os seres celestiais? Deus nos aceitará como portadores de luz para o mundo? Review and Herald, 30 de junho de 1896. . MM exaltai 1992 pg.210

MT 18:13  E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.

Todo o Céu está interessado na obra de salvar os perdidos. Os anjos observam com intenso interesse para ver quem deixará as noventa e nove, e sairá na tempestade e na chuva para ir ao ermo deserto buscar a ovelha perdida. Os perdidos estão em toda parte ao nosso redor, perecendo e deploravelmente negligenciados. Mas são valiosos para Deus, pois constituem a aquisição do sangue de Cristo. ... Devemos procurar salvar os que estão perdidos. Devemos buscar a ovelha perdida e trazê-la de volta ao aprisco; e isso representa esforço pessoal. Review and Herald, 30 de junho de 1896. . MM exaltai 1992 pg.211

JO 10:16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Para que não causemos uma impressão desfavorável numa pessoa por quem Cristo morreu, devemos manter o coração elevado a Deus, de modo que quando surgir a oportunidade tenhamos as palavras certas para serem proferidas no tempo certo. Se assim empreenderdes a obra para Deus, o Espírito de Deus será vosso ajudador. O Espírito Santo aplicará ao coração a palavra proferida com amor. A verdade terá poder vivificante ao ser proferida sob a influência da graça de Cristo. Testimonies, vol. 6, págs. 400 e 401. . MM exaltai 1992 pg.212

LC.15:7  Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

A ovelha perdida nunca encontra por si mesma o caminho de volta ao aprisco. Se não for procurada e salva pelo vigilante pastor, ela vagueará até perecer. Signs of the Times, 20 de novembro de 1893. MM exaltai 1992 pg.213

MT 7:15  Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

O Bom Pastor veio buscar e salvar o perdido. Ele manifestou em Suas obras o Seu amor por Suas ovelhas. Todos os pastores que trabalham sob a direção do Supremo Pastor possuirão Suas características; eles serão mansos e humildes de coração. Fé semelhante a de uma criança traz descanso ao coração, e também atua pelo amor e sempre se interessa pelos outros. Se o Espírito de Cristo habita neles, serão semelhantes a Cristo e farão as obras de Cristo. Testimonies, vol. 4, págs. 375-377. MM exaltai 1992 pg.214

EZ 34:12  Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.


O pastor que descobre a ausência de uma ovelha, não contempla indiferentemente o rebanho que está seguro no redil, dizendo: "Tenho noventa e nove, e custar-me-á muita perturbação ir em busca da desgarrada.
Ela que volte; abrir-lhe-ei a porta do redil e a deixarei entrar." Não; logo que a ovelha se afasta, o pastor enche-se de cuidados e apreensões. Conta e reconta o rebanho. Quando se certifica de que realmente uma ovelha se perdeu, não dormita. Deixa as noventa e nove no redil, e sai em busca da ovelha desgarrada. Quanto mais escura e tempestuosa a noite, e quanto mais perigoso o caminho, tanto maior é a apreensão do pastor e tanto mais diligentemente a procura. Faz todos os esforços possíveis para encontrar a ovelha perdida.P.J 188

IS 5:4  Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?

Se isso não for suficiente, que mais, além do que foi feito, poderia o Céu fazer pela raça caída? "Que mais - diz Cristo - poderia Eu fazer por Minhas ovelhas, do que aquilo que fiz?" Que mais? Terá Ele de deixar-nos? Ele o fará, a menos que mudeis de atitude para com Deus, pois Ele fez tudo que podia para salvar-nos. Nossa responsabilidade diante de Deus é proporcional à luz que recebemos. Andai na luz como Ele está na luz. ... Manuscrito 26, 1888. Exaltai p. 217

I CRO.4:39  E chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do vale, a buscar pasto para os seus rebanhos.
40  E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e descansada; porque os de Cão haviam habitado ali antes.

O Senhor chama Seus pastores para alimentarem o rebanho com pura forragem. Ele quer que esses pastores apresentem a verdade em sua singeleza. Quando esta obra for fielmente feita, muitos serão convencidos e convertidos pelo poder do Espírito Santo. Há necessidade de professores de Bíblia que se acheguem aos não-convertidos, que busquem as
ovelhas perdidas, que façam trabalho pessoal, e dêem instruções claras e definidas. C.P.P.E.434

SL 100:3  Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

jesus é o Bom Pastor. Cuida de Suas ovelhas fracas, enfermas e desgarradas. Conhece-as todas pelo nome. Toca-Lhe o coração cheio de compassivo amor a aflição de toda ovelha e todo cordeiro de Seu rebanho, e chega-Lhe ao ouvido o brado de socorro. Um dos maiores pecados dos pastores de Israel, é assim apontado pelo profeta: "A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As Minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as Minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da Terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque."T. S 2 115

IS 40:11  Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

Trabalhai com fé e deixai com Deus os resultados. Orai com fé, e o mistério de Sua providência dará a resposta. Por vezes parecerá que não vencereis. Trabalhai, porém, e crede, pondo nos vossos esforços fé, esperança e ânimo. Depois de haverdes feito quanto podeis, esperai pelo Senhor, declarando a Sua fidelidade, e Ele cumprirá a Sua palavra. Esperai, não com impaciente ansiedade, mas com fé inquebrantável e confiança inabalável.T.S v.3 pg.195

LC 15:5  E achando-a, a põe sobre os seus ombros, cheio de júbilo.

Em Cristo se resumem a ternura do pastor, a afeição do pai e a incomparável graça do compassivo Salvador. Apresenta Suas bênçãos nos mais fascinantes termos. Não Se contenta apenas em anunciar essas bênçãos; oferece-as da maneira mais atrativa, para despertar o desejo de as possuir. Assim devem Seus servos apresentar as riquezas da glória do inexprimível Dom. O maravilhoso amor de Cristo abrandará e subjugará os corações, quando a simples reiteração de doutrinas nada conseguiria.DTN.p.826

JO 10:27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;

"As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz", (João 10:27) disse Cristo. O coração que anseia por Deus reconhecerá a voz de Deus. O Senhor não pode mostrar-Se sensível a uma pessoa que não corresponde a Sua graça oferecida, ao Seu amor concedido. Ele aguarda uma resposta das pessoas. ...Exaltai p.222

JO 10:2  Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3  A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

AS OVELHAS JUNTO AO POÇO

Muitos maridos e pais deveriam aprender uma útil lição do cuidado do fiel pastor. Jacó, sendo insistentemente convidado para fazer uma jornada penosa, respondeu:
"Estes filhos são tenros, e... tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá." "Eu irei como guia pouco a pouco, conforme o passo do gado que está diante da minha face e conforme ao passo dos meninos." Gên. 33:13 e 14.
Na afadigosa estrada da vida, que o esposo e pai guie "pouco a pouco", segundo a resistência de sua companheira de jornada. Em meio da ansiosa precipitação do mundo em busca de riqueza e poder, aprenda a deter os seus passos, a confortar e prestar apoio àquela que foi convidada para caminhar ao seu lado. A Ciência do Bom Viver, pág. 374.

 I PD 5:2  Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

O grande Pastor tem subpastores, aos quais delega o cuidado das ovelhas e cordeiros. A primeira obra que Cristo confiou a Pedro, ao restabelecê-lo no ministério, foi o apascentar os cordeiros.
O verdadeiro pastor tem o espírito de esquecimento de si mesmo. Perde de vista o próprio eu. Obreiros Evangélicos, págs. 182-184.

LC 22:32  Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece  teus irmãos.

Antes de sua queda, Pedro estava sempre falando desavisadamente, levado pelo impulso do momento. Sempre pronto a corrigir os outros, exprimia os próprios pensamentos, antes de ter idéia clara a respeito de si mesmo ou do que ia dizer. O Pedro convertido, porém, era bem diverso. Conservava o antigo fervor, mas a graça de Cristo lhe regulava o zelo. Não mais era
impetuoso, confiante em si mesmo, presumido, mas calmo, dominado e dócil. Podia então alimentar tanto os cordeiros como as ovelhas do rebanho de Cristo. O Desejado de Todas as Nações, págs. 812-815.


SL 23:4  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

O VALE DA SOMBRA DA MORTE
Funções do cajado





























Nenhum comentário:

Postar um comentário