22 de outubro de 1844 – Yom Kippur –
Início do Juízo Investigativo
Podem os
luminares do céu atestar a veracidade desta data?
Dentre os mais acirrados ataques contra o adventismo,
está a afirmação de que a data de 22 de outubro de 1844 não é considerada a
data do Yom Kippur (dia da expiação) no calendário hebraico rabínico. Isso traz
consigo sérias implicações quanto a validade dos principais pilares do
adventismo. Alegam os inimigos do adventismo que, se nesta data, ratificada por
Ellen G. White como sendo correta, não foi celebrado o dia da expiação de
acordo com a tradição rabínica, então Ellen G. White errou e não poderia nunca
ser considerada uma profetiza para os nossos dias e ainda, a doutrina do
santuário celestial, uma das principais doutrinas do adventismo, estaria
construída sobre areia movediça.
Por certo, em qualquer calendário hebraico do ano de 1844 /
1845, o registro encontrado para o dia da expiação (Yom Kippur) será o de 23 de
setembro (Ver Figura 1). A liderança da Igreja Adventista atualmente quando
confrontada com este problema tenta usar o subterfúgio de que o calendário
hebraico adotado por Miller e os pioneiros adventistas na época foi o
calendário estabelecido pelos judeus karaítas que marcam o início do ano
judaico na primeira lua nova após o “aviv”. No entanto, a pretensa liderança da
Igreja Adventista falha em não apresentar tal calendário karaíta de 1844, o que
ajuda a fomentar mais dúvida e contribui mais ainda para o não esclarecimento
desta questão. O fato é que não existe tal calendário karaíta para 1844, e os
pioneiros do adventismo dificilmente apoiariam o pilar de toda a sua pregação
em cima de supostos calendários karaítas. O “aviv”, segundo os karaítas, é um
estágio de amadurecimento dos grãos nas espigas de cevada encontradas nos
campos de Israel. O Êxodo hebreu do Egito se deu após o “aviv” ou “abib” (ver
Ex. 9:31 e 13:4) e segundo os karaítas, que se dizem zelosos quanto à
interpretação e prática das escrituras, a observação do amadurecimento das
espigas de cevada seria o fator preponderante na determinação do início do ano
do calendário hebraico.
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Figura 1 – Mês de setembro
de 1844 do calendário hebraico rabínico. Yom Kippur (Dia da expiação) em 23 de
setembro.
O fator mais importante na elucidação desta questão deve ser a resposta à seguinte pergunta: O que determina o início do ano no calendário hebraico? Segundo os judeus karaítas isto depende do estágio do amadurecimento da espiga de cevada conhecida como “aviv” ou “abib”. Mas este fator é muito susceptível a variações das condições climáticas. Basta um adiantamento ou um atraso das chuvas na região e os grãos poderiam alcançar o seu amadurecimento antes ou depois da estação correta fazendo com que o mês de Nisan e conseqüentemente o primeiro dia do ano seja marcado com até 1 mês de defasagem em relação à sua correta datação. Deste modo, a metodologia empregada pelos karaítas, a despeito de sua afirmação de ser esta uma recomendação bíblica para se determinar o início dos anos (o que é questionável), não pode ser um parâmetro preciso. Então qual é o parâmetro correto na determinação de anos, estações e dias?
Vamos à palavra de Deus. Lemos o que diz em Gênesis 1:14:
“E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;” (negrito suprido).
Vemos então, por observação do que está escrito, que o parâmetro correto para observarmos o início de dias, estações e anos sempre será aquele estabelecido através dos luminares do céu. E quais são eles? O sol e a lua.
Enquanto o calendário utilizado atualmente pela humanidade – calendário gregoriano – é um calendário somente solar, o calendário hebraico (instituído por Deus) é um calendário lunissolar, isto é, um calendário regido pelos movimentos tanto do sol quanto da lua. O período compreendido entre uma lua nova até outra lua nova é chamado de lunação e determina a duração de cada mês, que corresponde a aproximadamente 29,5 dias. O ano lunar, formado por 12 lunações (12 x 29,5 = 354), tem uma defasagem de 11 dias em relação ao ano solar que é o período
Há dois dias no ano em que ocorre um fenômeno notável e que, por conta disto, estes dois dias representam um marco na sucessão dos anos. São os equinócios que ocorrem nos dias 21 de março e 23 de setembro. No dia 21 de março, em todo o mundo, dia e noite têm igual duração. Este fenômeno notável é chamado de Equinócio Vernal. Este fenômeno volta a se repetir 6 meses depois, no dia 23 de setembro – equinócio de outono que e marca o fim do verão no hemisfério norte.
No calendário hebraico, o primeiro dia de cada mês é determinado sempre no pôr do sol do dia em que ocorre a observação do primeiro crescente após a lua nova. Este dia é o primeiro dia do mês ou dia da lua nova (Ver Isaías 66:23 e Ezequiel 46:1).
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Figura 2 – Aparência da lua no
primeiro crescente após a fase nova.
·
começar na lua nova anterior ao equinócio
vernal;
·
começar na lua nova mais próxima antes ou depois
do equinócio vernal;
·
começar na primeira lua nova após o equinócio
vernal.
Para identificar quais das três opções acima é a mais válida vamos à Bíblia
e deixemos que ela seja nossa bússola. A páscoa celebrada no décimo quarto dia do primeiro mês é o memorial do Êxodo de Israel da terra da escravidão – o Egito. Também Deus mandou ao povo que, após entrar na terra Canaã e haver segado sua primeira colheita, trouxesse um molho das primícias da colheita, no dia que se seguisse ao sábado, após a páscoa, para que fosse movido pelo sacerdote diante do altar:
“Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega;” Levítico 23:10.
Para que haja molho a ser movido pelo sacerdote após a páscoa é necessário que a sega ou colheita seja no máximo um pouco antes da páscoa. O equinócio vernal é normalmente o marco a partir do qual ocorre o amadurecimento natural dos grãos cultivados pelo homem. Se a páscoa fosse antes do equinócio vernal não haveria molho a ser movido pelo sacerdote na festa das primícias, a não ser que um desequilíbrio climático apressasse o amadurecimento dos grãos adiantando a época natural da colheita. Por esta razão, a data mais adequada para o início do primeiro mês do ano teria que ser após o equinócio vernal.
Quando o início dos anos é contado a partir do primeiro crescente após o equinócio vernal, este mês adicional colocado a cada determinado número de anos (Adar II) no calendário rabínico se sucede naturalmente. Mas deve se ter em conta que a correta datação do equinócio vernal não pode ser nunca negligenciada. No calendário gregoriano, que é um calendário puramente solar, o dia do equinócio vernal sempre ocorre na mesma data - 21 de março.
Vamos agora fazer uma simulação do que aconteceu no ano de 1844 e verificar quando deveria ter começado o primeiro mês do calendário hebraico levando-se em conta o dia da visibilidade do primeiro crescente após o equinócio vernal em 21 de março. Lembrando que o ano de 1844 foi um ano bissexto, então é precisamente correto afirmar que a data de 21 de março corresponde ao equinócio vernal neste ano. Faremos uso de um programa disponível na internet – Lunacal, que faz uma simulação precisa das fases da lua e da visibilidade das luas novas no ano de 1844.
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Figura 3 – Software Lunacal.
Simulação da visibilidade da lua em 20 de março de 1844 no centro de Jerusalém.
Comecemos então por analisar o primeiro dia de lua nova antes do equinócio vernal. No dia 19 de março de 1844, o primeiro crescente em Jerusalém ainda não estava visível. Conforme o gráfico abaixo provido pelo software Lunacal, a probabilidade de se ver o primeiro crescente entre as 18:30 hrs e 18:50 hrs não passava de 0,5%.
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Figura 4 – Visibilidade da lua entre 18:30 hrs e 18:50 hrs.Já no dia seguinte, em 20 de março a lua teve 90% de visibilidade entre às 18:00 hrs e 19:45 hrs, conforme atesta o gráfico a seguir:
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Figura 5 – Visibilidade da lua entre 18:00 hrs e 19:45 hrs.Portanto, a visibilidade do primeiro crescente se deu em 20 de março de 1844. Um dia antes do equinócio vernal em 21 de março. O dia que o calendário hebraico rabínico considera como o primeiro dia daquele ano foi o dia 21 de março (ver Figura 5). Na realidade este foi o segundo dia do 13º mês (Adar II) de acordo com os dados de visibilidade da lua simulados através do software Lunacal. Portanto aquele ano que terminava em março / abril de 1844 era um ano de 13 meses – um ano “bissexto” judaico.
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Figura 6 – Mês de março de
1844 do calendário hebraico rabínico. Suposto Rosh Chodesh do mês de Nisan que
na verdade ocorreu no mês seguinte, em abril.
Deste modo o primeiro mês daquele ano deveria ser o mês seguinte, em abril / maio, precisamente a começar no dia 19 conforme mostra o gráfico da simulação a seguir:
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Figura 7 – Visibilidade da lua entre 18:20 hrs e 20:30 hrs em 19 de abril de
1844.A partir daqui é possível concluir o seguinte: se o primeiro mês (Nisan) em 1844 ocorreu em abril / maio então o sétimo mês conseqüentemente foi em outubro / novembro.
Nisan (1ºmês) |
abril / maio |
lyyar (2º mês) |
maio / junho |
Sivan (3º mês) |
junho / julho |
Tammuz (4º mês) |
julho /agosto |
Av (5º mês) |
agosto / setembro |
Elul (6º mês) |
setembro /outubro |
Tishrei (7º mês) |
outubro / novembro |
O primeiro dia do sétimo mês deve então ser em um dia após a lua nova de outubro em que se verificou a visibilidade do primeiro crescente. O primeiro crescente visível em outubro de 1844, de acordo com nossa simulação foi no dia 13, conforme mostra o gráfico a seguir:
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Figura 8 – Visibilidade da
lua entre 17:15 hrs e 18:30 hrs em 13 de outubro de 1844.
Pôr do sol
|
Tishrei
|
13/10
|
1º dia
|
14/10
|
2º dia
|
15/10
|
3º dia
|
16/10
|
4º dia
|
17/10
|
5º dia
|
18/10
|
6º dia
|
19/10
|
7º dia
|
20/10
|
8º dia
|
21/10
|
9º dia
|
22/10
|
10º dia
|
Deste modo, o décimo dia do sétimo mês, o dia da expiação (Yom Kippur) se deu precisamente em 22 de outubro de 1844, data esta ratificada por Ellen G. White, e que marca o início do Juízo Investigativo no céu, quando o Senhor Jesus, nosso Sumo Sacerdote, passa a ministrar no segundo compartimento do Santuário Celestial, o Lugar Santíssimo. Assim, comprova-se, pelo próprio método que Deus deu ao homem para marcar o tempo, a veracidade da mensagem adventista. A palavra de Deus mostra-se infalível e plenamente digna de confiança, até mesmo para marcar o tempo.
Por Paulo Alexandre de Oliveira e Jairo de Carvalho Filho –Curitiba
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