quarta-feira, 25 de julho de 2012


APOSTASIA ALFA E ÔMEGA

Não vos enganeis; muitos se afastarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e doutrinas de demônios. Temos agora perante nós o alfa desse perigo. O ômega será de natureza mais assustadora. M.E v.1 pg.197

ELEN WHITE PREVEU

: “A causa de Cristo será traída. Aqueles que têm tido a luz da verdade e têm desfrutado suas bênçãos, mas se desviaram dela, lutarão contra o Espírito de Deus. Inspirados por um espírito que procede de baixo, eles porão abaixo aquilo que haviam edificado, e mostraram a todas as almas razoáveis e tementes a Deus que não são dignos de confiança. “Eu digo a vocês, que quando eu for ao descanso, grandes mudanças ocorrerão. Eu não sei quando serei levada, e eu desejo advertir a todos contra os enganos do diabo. “Eu desejo que as pessoas saibam que eu as adverti claramente antes da minha morte”. Manuscrito 1, 24 de Fevereiro de 1915. Rom. 8:38 e 39.

Questions on Doctrine

“O livro Questions on Doctrine é sem dúvida o livro mais controverso na história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi escrito com o intuíto de trazer harmonia entre os adventistas e os evangélicos, entretanto ele trouxe uma alienação e separação prolongada às facções adventistas que cresceram em torno dele.”

Dr. George R. Knight, Questions on Doctrine, Edição 2003, pág. 23 .Andrews University, Michigan

Georger R. Knight (1941-     )
  O pastor George Knight é historiador e professor adventista na Andrews University;
  Ele se formou na Pacific Union College e obteve seu mestrado na Andrews University;
  Ele é considerado por muitos na IASD hoje como o autor mais proeminente da igreja;
  No ano de 2006 ele se aposentou;
  No ano de 2007 ele participou da conferência Questions on Doctrine  e foi um dos oradores principais.
  Apesar de ter demonstrado imparcialidade quanto aos pontos controversos do livro QOD, sua literatura revela uma visão moderna da teologia adventista

“O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar as doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização.... “...Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios funda-mentais que têm sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros...
Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa. O sábado seria, naturalmente, menosprezado, como também o Deus que o criou... Ensinariam os líderes ser a virtude melhor do que o vício, mas, removido Deus, colocariam sua confiança no poder humano, o qual, sem Deus, nada vale. Seus alicerces se fundariam na areia, e os vendavais e tempestades derribariam a estrutura.”
 M.E. V.1 Pág. 204, 205


1949
O pastor T.E. Unruh, presidente da Associação East Pennsylvania nos E.U.A., ouviu uma mensagem na rádio do Dr. Donald Grey Barnhouse. Ele escreveu uma carta datada 28 de novembro de 1949 ao Dr. Barnhouse expressando sua gratidão pela mensagem que ouviu sobre justiça pela fé. O Dr. Barnhouse ficou maravilhado e muito surpreso que um pastor adventista demonstraria apreciação, sendo que os adventistas, segunda sua compreensão, criam na justificação pelas obras. O pastor Unruh o enviou um exemplar do livro Caminho a Cristo.
                             Dr. Herbert Douglass, A Fork in the Road, 2008

1950
O Dr. Barnhouse, apesar de demonstrar uma postura amigável para com o pastor Unruh, demonstrou sua visão em seu artigo, Spiritual Discernment - How to Read Religious Books,  na revista Eternity, em junho de 1950, quando escreveu que o livro Caminho a Cristo era: “falso totalmente, uma verdadeira contrafação”. Ele também escreveu que o livro promovia “universalismo, erros satanicos. A correspondência entre os dois pastores cessou durante cinco anos.
           
Donald Grey Barnhouse (1895-1960)
  Pastor presbiteriano que tinha um programa de rádio chamado The Bible Study Hour (A Hora de Estudo da Bíblia);
  Ele fundou a revista Eternity no ano de 1931;
  Em 1956 a revista Eternity publicou um artigo que surpreendeu grandemente o mundo evangélico, no qual foi afirmado que a IASD é uma denominação cristã (o nome do artigo foi “Are Seventh-day Adventists Christians?);
  Milhares de evangélicos cancelaram suas assinaturas da revista Eternity;
   O Dr. Barnhouse morreu em 1960 afirmando que a IASD fazia parte do cristianismo, negando o que dantes afirmava aceca dela.

1954
O Walter Martin, um dos editores na época da revista Eternity, estava no processo de escrever seu famoso livro * Kingdom of the Cults (Reino das Seitas). Ele solicitou ao presidente da Associação East Pennsylvania (T.E. Unruh), por recomendação do Dr. Barnhouse, uma reunião para dialogar com representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Washington. A oportunidade lhe foi concedida.

            *As cinco principais denominacões professas cristãs consideradas seitas na época pelo mundo evangélico eram a Igreja dos Mormoms, Christian Science (Ciência Cristã), Unity (Unidade) os Testemunhos de Jeová e a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

1954
Houve uma reunião entre os representantes evangélicos e cinco representantes adventistas, os quais eram:

                        1. Roy Allen Anderson (Diretor da Revista          Ministry)
                        2. Leroy Froom (Secretário de Campo da            Associação Geral)
                        3. Walter Reid (Secretário de Campo da   Associação Geral)
                        4. T.E. Unruh (Presidente da Associação East     Pennsylvania)
                        5. Ruben R. Figuhr (Presidente da Associação Geral)



LeRoy Edwin Froom (1890-1974
  Froom estudou na Pacific Union College e  na Wala Wala College, e finalmente se formou na  Washington Training Center;
  Ele iniciou seu ministério como pastor e depois trabalhou como editor na Pacific Press Publishing Association;
  Ele trabalhou como secretário associado da Associação Ministerial da Associação Geral de 1926 até 1950;
  Até se aposentar em 1958 ele serviu como Secretário de Campo da Associação Geral e Editor da Ministry Magazine;

1954
Walter Martin havia lido uma vasta quantidade de literatura adventista, e portanto apresentou mais de 40 perguntas aos representantes da IASD. As respostas dadas a essas perguntas vieram a compor o conteúdo do livro Questions on Doctrine e resultaram numa mudança na consideração de Martin em relação à IASD. 
                           Dr. Herbert Douglass, A Fork in the Road, 2008

Pontos Controversos Que Incomodava

      1.  O Papel de Ellen White na Igreja Adventista do Sétimo Dia
2    O Papel da Cruz na Expição
3.   A Natureza Humana de Jesus
      4.   O Conceito da Igreja Remanescente
5.   O Sinal da Besta

“Eles (os representantes adventistas) não creem como seus fundadores ensinavam, que a obra expiatória de Jesus não foi completada na cruz do Calvário, e que Ele está desde 1844 executando a segunda fase de Sua obra expiatória no lugar santíssimo. Eles acreditam que Jesus, desde Sua ascenção, está ministrando os benefícios de Sua expiação feita na cruz.
                                                  Donald Barnhouse, Eternity, 1956 

Em 1956, o pastor L.C. Naden, secretário da Divisão Australasian,  anunciou do púlpito da igreja de Wahroonga entusiasticamente que uma revista evangélica nos Estados Unidos chamada Eternity (Eternidade), declarou que os adventistas do sétimo dia de agora em diante devem ser considerados membros do corpo de Cristo.



“Eles adotam uma posição (para nós irracional) que os dez mandamentos devem ser obedecidos.”
      Donald Barnhouse, Are Seventh-day Adventists Christians, Eternity, Setembro de 1956

O JUIZO INVESTIGATIVO

“Essa doutrina, para mim, é  uma das tentativas deles de cobrir a vergonha da decepção dos mileritas.”
      Donald Barnhouse, Are Seventh-day Adventists Christians, Eternity, Setembro de 1956

A NATUREZA DE CRISTO
“A doutrina que Jesus tomou uma natureza caída é  completamente repugnante à igreja cristã em geral.”
      Donald Barnhouse, Are Seventh-day Adventists Christians, Eternity, Setembro de 1956

A IGREJAREMANESCENTE
“Nós não aceitamos o conceito da ‘igreja remanescente’ com seu exclusivismo.”
      Walter Martin, The Truth About Seventh-day Adventism,           pág. 212


“Muitas afirmações foram feitas a Walter Martin que muitos de nós não podemos apoiar. Não houve uma compreensão madura quanto às nossas principais diferenças doutrinárias com o mundo evangélico.”
Francis D. Nichol, Diretor da Review and Herald, Carta ao pastor R.R. Figuhr de 1956


Milian Lauritz Andreasen (1876-1962
  Andreasen serviu a IASD como presidente da Associação de Nova Iorque (1909-1910), reitor acadêmico da Atlantic Union College (1918-1922), reitor acadêmico da Washington Missionary College (1922-1924), presidente da Associação de Minnesota (1924-1931), presidente da Union College (1931-1938) e secretário de campo da Associação Geral (1941-1950);
  Ele também serviu como professor no Seminário Advenstita de 1937 a 1949;
  Ele foi o único líder proeminente da igreja que protestou abertamente contra o livro Questions on Doctrine;
  Ele perdeu suas credencias no dia 6 de abril de 1961 no Concílio da Primavera da Associação Geral e morreu no dia 19 de fevereiro de 1962.

Herbert Douglass (1927-    

  De 1954-1957 ele trabalhou escrevendo parte do conteúdo que compôs a série do Comentário Bíblico Adventista;
  De 1967-1970 ele serviu como presidente da Atlantic Union College em Massachussets;
  Ele foi diretor associado da Review and Herald Magazine (Revista Adventista);
  Ele foi o presidente do Weimar Institute de 1985 a 1992;
  Ele é autor de 24 livros e centenas de artigos, um dos livros sendo o famoso A Mensageira do Senhor sobre o espírito de profecia;
  No ano de 2007 ele participou da conferência Questions on Doctrine  e foi um dos oradores principais.
  De 1954-1957 ele trabalhou escrevendo parte do conteúdo que compôs a série do Comentário Bíblico Adventista;
  De 1967-1970 ele serviu como presidente da Atlantic Union College em Massachussets;
  Ele foi diretor associado da Review and Herald Magazine (Revista Adventista);
  Ele foi o presidente do Weimar Institute de 1985 a 1992;
  Ele é autor de 24 livros e centenas de artigos, um dos livros sendo o famoso A Mensageira do Senhor sobre o espírito de profecia;
  No ano de 2007 ele participou da conferência Questions on Doctrine  e foi um dos oradores principais.


“Como que Jesus foi isento da hereditariedade pecaminosa? Há somente uma resposta para essa pergunta: Sua natureza humana veio a existir através de uma direta miraculosa intervenção do Espírito Santo. Houve um milagre divino que causou a união da Divindade com a Humanidade na seio de Maria que garantiu Sua isenção de qualquer mancha de pecado. O fator humano não foi determinante naquela origem.”
Leroy E. Froom, The Tremendous Truth of the Virgin Birth, Número 1, pág. 3-4; Número 2, pág. 15


“Me parece que nos numerosos diálagos que vocês tiveram com o Dr. Walter Martin, vocês foram sutilmente induzidos a comprometer a verdade ao declará-la em termos mais aceitáveis às igrejas evangélicas populares. Evidentemente vocês tentaram dar à doutrina da expiação “nova imagem”, mas parece ser uma imagem duvidosa, incerta, e uma que nosso Pai não pode aprovar.” Raymond F. Cottrell, Diretor Associado da Review and Herald, Carta ao Roy A. Anderson de 23 de Fevereiro, 1958


“As verdades distintivas proclamadas pelos adventistas do sétimo dia por mais de um século nunca foram populares em circulos teológicos, e é vão pensar que jamais serão.”

“Se os adventistas do sétimo dia negassem suas crenças distintivas para ganhar o favor e respeitos dos evangélicos, eles já não seriam mais adventistas.”
Raymond F. Cottrell, Diretor Associado da Review and Herald, Artigo de 15 de Maio, 1958

“Existe uma tentação sutíl confrontando os adventistas hoje – nesse dia em que nossa popularidade está crescendo – de sentir que se nós reformularmos nossas crenças um pouco, apresentando-as de forma menos forte, podemos ter harmonia com todos os lados
Francis D. Nichol, Diretor da Review and Herald, Artigo de 26 de Fevereiro de 1959

“Em 1975, um grupo representativo se reuniu em Washington para analizar o pedido da Review and Herald Publishing House quanto à republicação do livro QOD. A liderança da Associação Geral em sua grande maioria se opôs à republicação. Por mais que o livro era examinado, o mais firme era a negação de publicá-lo.”

Herbert Douglass, Ministry Magazine, August 2004, pág. 16-21
“Queridos irmãos, existem forças sutís já trabalhando. Existem aqueles que querem pisar por terra as normas da igreja a qual amamos. Eles cobiçam e querem ganhar o favor dos evangélicos. Os mesmos querem abandonar aquilo que nos torna um povo distintivo. Amados lideres, irmãos e irmãs, não permitam que isso aconteça. Eu apelo a vós da forma mais fervorosa possível: Não permita que isso aconteça. Eu apelo a Andrews University e a Loma Linda: Não permita que isso aconteça. Não somos Anglicanos do Sétimo Dia e nem Luternaos do Sétimo Dia. Somos Adventistas do Sétimo Dia. Essa é a última igreja de Deus com Sua última mensagem
Robert Pierson, Presidente da Associação Geral, 1966-1978, Adventist Review, 26 de Outubro, 1978

“Ao aceitar a doutrina evangelica que a expiação foi feita na cruz e que Jesus nasceu com a natureza humana de Adão antes de sua queda, a maioria dos púlpitos da igreja hoje não nos ensina que Jesus é o nosso Exemplo ao vencer  tentação e o pecado. Portanto, a mensagem do santuário não é mais relevante no que diz respeito ao plano da salvação... Nós podemos ser salvos em nossos pecados, o desenvolvimento do caráter não é necessário, os mandamentos de Deus não podem ser guardados perfeitamente pelo poder do Espírito Santo, o Espírito de Profecia é considerado uma antiguidade irrelevante do século 19 e o sábado não é mais guardado de acordo com Isaías 58:13.”
Dennis Priebe


Albion Fox Ballenger (1861-1921)

  Nascido em 1861 num lar adventista, seu pai era pastor adventista;
  Ele obteve credenciais de pastor adventista em 1885 e se destacou como minstro por promover a liberdade religiosa;
  Em 1901 ele foi enviado pela igreja à Inglaterra e à Irlanda para trabalhar como evangelista, e foi bem sucedido em seu posto;
  Em 1904 Ballenger começou a ensinar publicamente que a expiação foi feita por Jesus na cruz e que Ele havia entrado no lugar santíssimo do santuário celestial após Sua ascenção;
  Em 1905 ele foi convocado a apresentar suas convicções diante da comissão da União Britânica e depois na sessão da Associação Geral;
  Suas idéias foram rejeitadas e ele foi demitido das suas funções ministeriais;
  Em 1909 ele escreveu o livro Expulso Por Causa
Ballenger disse
Todos os homens foram corrompidos sem sua vontade ou cooperação, e, portanto, todos os homens poderiam ser resgatados sem sua vontade ou cooperação. Que! Salvar um homem sem a sua vontade? Sim.

Desmond Ford (1929-
 Nascido em Queensland, Australia, o Dr. Desmond Ford estudou teologia e se formou na Avondale College em 1950;
  Ele trabalhou como evangelista sob a liderança do pastor George Burnside no início de seu ministério;
  No ano de 1961 ele assumiu o posto de diretor do departamento de teologia da Avondale College;
  No ano de 1977, ele foi chamado para a Pacific Union College para ser diretor do departamento de teologia;
  Em agosto de 1980 ele apresentou sua compreensão da doutrina da justiça pela fé, o juizo investigativo e o santuário a vários líderes e teólogos advenstistas na famosa Glacier View Ranch em Colorado;
  Logo após ele foi demitido do ministério adventista e excluído da igreja.
“Nós fomos corrompidos pelo nosso primeiro representante, e não tivemos nada haver com isso. As boas novas são que fomos salvos pelo nosso segundo Representante, e tampouco tivemos algo haver com isso.”
Desmond Ford, Good News for Adventists, pág. 14


Counsels to Writers and Editors
“No futuro, engano de toda espécie está para surgir, e precisamos de terreno firme para nossos pés. Queremos colunas sólidas para a edificação. Nem um só alfinete deve ser removido daquilo que o Senhor estabeleceu. O inimigo introduzirá falsas teorias, tais como a doutrina de que não existe santuário. Esse é um dos pontos em relação ao qual haverá um desvio da fé. Onde encontraremos segurança senão nas verdades que o Senhor nos deu nos últimos cinqüenta anos?.”

“Quando a lei me pergunta: ‘Você me obedeceu?’ eu não direi: ‘Eu tentei te obedecer’, pois a lei jamais aceitará isso. Eu direi: ‘Sim, eu te obedeci perfeitamente’. `Quando você me obedeceu perfeitamente?` `Quando eu estava em Cristo` E a lei aceitará isso por Deus me pôs em Cristo que Ele obedeceu a lei.” Jack Sequira, Sanctuary, pág. 26

“Nós nunca devemos afirmar que somos salvos pelo que Cristo fez dois mil anos atrás e também o que Ele faz por nós hoje.”
Jack Sequira, Sanctuary, pág. 25

“Daniel 8:14 não tem nada haver como o juízo investigativo... Isso é abordade em Daniel 7, portanto por que queremos forçar Daniel 7 em Daniel 8:14.”
Jack Sequira, Sanctuary, pág. 82

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