APOSTASIA ALFA E ÔMEGA
Não vos enganeis; muitos se afastarão da fé, dando ouvidos a
espíritos sedutores e doutrinas de demônios. Temos agora perante nós o alfa
desse perigo. O ômega será de natureza mais assustadora. M.E v.1 pg.197
ELEN WHITE PREVEU
: “A causa de Cristo será traída.
Aqueles que têm tido a luz da verdade e têm desfrutado suas bênçãos, mas se
desviaram dela, lutarão contra o Espírito de Deus. Inspirados por um espírito
que procede de baixo, eles porão abaixo aquilo que haviam edificado, e
mostraram a todas as almas razoáveis e tementes a Deus que não são dignos de
confiança. “Eu digo a vocês, que quando eu for ao descanso, grandes mudanças
ocorrerão. Eu não sei quando serei levada, e eu desejo advertir a todos contra
os enganos do diabo. “Eu desejo que as pessoas saibam que eu as adverti
claramente antes da minha morte”. Manuscrito 1, 24 de Fevereiro de 1915. Rom.
8:38 e 39.
Questions on
Doctrine
“O livro Questions
on Doctrine é sem dúvida o livro mais controverso na história da Igreja Adventista
do Sétimo Dia. Foi escrito com o intuíto de trazer harmonia entre os
adventistas e os evangélicos, entretanto ele trouxe uma alienação e separação
prolongada às facções adventistas que cresceram em torno dele.”
Dr. George R. Knight, Questions on Doctrine,
Edição 2003, pág. 23 .Andrews University, Michigan
Georger R. Knight
(1941- )
O pastor George Knight é historiador e
professor adventista na Andrews University;
Ele se formou na Pacific Union College e
obteve seu mestrado na Andrews University;
Ele é considerado por muitos na IASD hoje
como o autor mais proeminente da igreja;
No ano de 2006 ele se aposentou;
No ano de 2007 ele participou da
conferência Questions on Doctrine e foi
um dos oradores principais.
Apesar de ter demonstrado imparcialidade
quanto aos pontos controversos do livro QOD, sua literatura revela uma visão
moderna da teologia adventista
“O inimigo das almas
tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se
entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar
as doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo
de reorganização.... “...Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam
rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à
igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios funda-mentais
que têm sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de
erros...
Estabelecer-se-ia uma
nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia
um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às
cidades, realizando uma obra maravilhosa. O sábado seria, naturalmente,
menosprezado, como também o Deus que o criou... Ensinariam os líderes ser a virtude melhor
do que o vício, mas, removido Deus, colocariam sua confiança no poder humano, o
qual, sem Deus, nada vale. Seus alicerces se fundariam na areia, e os vendavais
e tempestades derribariam a estrutura.”
M.E. V.1 Pág. 204, 205
1949
O pastor T.E. Unruh,
presidente da Associação East Pennsylvania nos E.U.A., ouviu uma mensagem na
rádio do Dr. Donald Grey Barnhouse. Ele escreveu uma carta datada 28 de
novembro de 1949 ao Dr. Barnhouse expressando sua gratidão pela mensagem que
ouviu sobre justiça pela fé. O Dr. Barnhouse ficou maravilhado e muito surpreso
que um pastor adventista demonstraria apreciação, sendo que os adventistas,
segunda sua compreensão, criam na justificação pelas obras. O pastor Unruh o
enviou um exemplar do livro Caminho a Cristo.
Dr. Herbert Douglass, A Fork in
the Road, 2008
1950
O Dr. Barnhouse,
apesar de demonstrar uma postura amigável para com o pastor Unruh, demonstrou
sua visão em seu artigo, Spiritual Discernment - How to Read Religious Books, na revista Eternity, em junho de 1950, quando
escreveu que o livro Caminho a Cristo era: “falso totalmente, uma verdadeira
contrafação”. Ele também escreveu que o livro promovia “universalismo, erros
satanicos. A correspondência entre os dois pastores cessou durante cinco anos.
Donald Grey Barnhouse
(1895-1960)
Pastor presbiteriano que tinha um programa
de rádio chamado The Bible Study Hour (A Hora de Estudo da Bíblia);
Ele fundou a revista Eternity no ano
de 1931;
Em 1956 a revista Eternity publicou um
artigo que surpreendeu grandemente o mundo evangélico, no qual foi afirmado que
a IASD é uma denominação cristã (o nome do artigo foi “Are Seventh-day
Adventists Christians?);
Milhares de evangélicos cancelaram suas
assinaturas da revista Eternity;
O
Dr. Barnhouse morreu em 1960 afirmando que a IASD fazia parte do cristianismo,
negando o que dantes afirmava aceca dela.
1954
O Walter Martin, um
dos editores na época da revista Eternity, estava no processo de
escrever seu famoso livro * Kingdom of the Cults (Reino das Seitas). Ele
solicitou ao presidente da Associação East Pennsylvania (T.E. Unruh), por
recomendação do Dr. Barnhouse, uma reunião para dialogar com representantes da
Igreja Adventista do Sétimo Dia em Washington. A oportunidade lhe foi concedida.
*As cinco principais denominacões
professas cristãs consideradas seitas na época pelo mundo evangélico eram a
Igreja dos Mormoms, Christian Science (Ciência Cristã), Unity (Unidade) os
Testemunhos de Jeová e a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
1954
Houve uma reunião
entre os representantes evangélicos e cinco representantes adventistas, os
quais eram:
1. Roy Allen Anderson
(Diretor da Revista Ministry)
2. Leroy Froom
(Secretário de Campo da Associação
Geral)
3. Walter Reid
(Secretário de Campo da Associação
Geral)
4. T.E. Unruh
(Presidente da Associação East Pennsylvania)
5. Ruben R. Figuhr
(Presidente da Associação Geral)
LeRoy Edwin Froom
(1890-1974
Froom estudou na Pacific Union College
e na Wala Wala College, e finalmente se
formou na Washington Training Center;
Ele iniciou seu ministério como pastor e
depois trabalhou como editor na Pacific Press Publishing Association;
Ele trabalhou como secretário associado da
Associação Ministerial da Associação Geral de 1926 até 1950;
Até se aposentar em 1958 ele serviu como
Secretário de Campo da Associação Geral e Editor da Ministry Magazine;
1954
Walter Martin havia
lido uma vasta quantidade de literatura adventista, e portanto apresentou mais
de 40 perguntas aos representantes da IASD. As respostas dadas a essas
perguntas vieram a compor o conteúdo do livro Questions on Doctrine e
resultaram numa mudança na consideração de Martin em relação à IASD.
Dr. Herbert Douglass, A Fork in
the Road, 2008
Pontos Controversos
Que Incomodava
1.
O Papel de Ellen White na Igreja Adventista do Sétimo Dia
2 O Papel da Cruz na Expição
3. A Natureza Humana de Jesus
4.
O Conceito da Igreja Remanescente
5. O Sinal da Besta
“Eles (os representantes adventistas) não creem como seus fundadores ensinavam,
que a obra expiatória de Jesus não foi completada na cruz do Calvário, e que
Ele está desde 1844 executando a segunda fase de Sua obra expiatória no lugar
santíssimo. Eles acreditam que Jesus, desde Sua ascenção, está ministrando os
benefícios de Sua expiação feita na cruz.
Donald Barnhouse, Eternity,
1956
Em 1956, o pastor L.C. Naden, secretário da Divisão Australasian, anunciou do púlpito da igreja de Wahroonga
entusiasticamente que uma revista evangélica nos Estados Unidos chamada Eternity
(Eternidade), declarou que os adventistas do sétimo dia de agora em diante
devem ser considerados membros do corpo de Cristo.
“Eles adotam uma posição (para nós irracional) que os dez mandamentos
devem ser obedecidos.”
Donald Barnhouse, Are
Seventh-day Adventists Christians, Eternity, Setembro de 1956
O JUIZO INVESTIGATIVO
“Essa doutrina, para mim, é uma
das tentativas deles de cobrir a vergonha da decepção dos mileritas.”
Donald Barnhouse, Are
Seventh-day Adventists Christians, Eternity, Setembro de 1956
A NATUREZA DE CRISTO
“A doutrina que Jesus tomou uma natureza caída é completamente repugnante à igreja cristã em
geral.”
Donald Barnhouse, Are
Seventh-day Adventists Christians, Eternity, Setembro de 1956
A IGREJAREMANESCENTE
“Nós não aceitamos o conceito da ‘igreja remanescente’ com seu
exclusivismo.”
Walter Martin, The
Truth About Seventh-day Adventism, pág.
212
“Muitas afirmações foram feitas a Walter Martin que muitos de nós não
podemos apoiar. Não houve uma compreensão madura quanto às nossas principais
diferenças doutrinárias com o mundo evangélico.”
Francis D. Nichol, Diretor da Review and Herald, Carta ao pastor R.R.
Figuhr de 1956
Milian Lauritz
Andreasen (1876-1962
Andreasen serviu a IASD como presidente da
Associação de Nova Iorque (1909-1910), reitor acadêmico da Atlantic Union
College (1918-1922), reitor acadêmico da Washington Missionary College
(1922-1924), presidente da Associação de Minnesota (1924-1931), presidente da
Union College (1931-1938) e secretário de campo da Associação Geral
(1941-1950);
Ele também serviu como professor no
Seminário Advenstita de 1937
a 1949;
Ele foi o único líder proeminente da igreja
que protestou abertamente contra o livro Questions on Doctrine;
Ele perdeu suas credencias no dia 6 de
abril de 1961 no Concílio da Primavera da Associação Geral e morreu no dia 19
de fevereiro de 1962.
Herbert Douglass
(1927-
De 1954-1957 ele trabalhou escrevendo parte
do conteúdo que compôs a série do Comentário Bíblico Adventista;
De 1967-1970 ele serviu como presidente da
Atlantic Union College em Massachussets;
Ele foi diretor associado da Review and
Herald Magazine (Revista Adventista);
Ele foi o presidente do Weimar Institute de
1985 a
1992;
Ele é autor de 24 livros e centenas de
artigos, um dos livros sendo o famoso A Mensageira do Senhor sobre o espírito
de profecia;
No ano de 2007 ele participou da
conferência Questions on Doctrine e foi
um dos oradores principais.
De 1954-1957 ele trabalhou escrevendo parte
do conteúdo que compôs a série do Comentário Bíblico Adventista;
De 1967-1970 ele serviu como presidente da
Atlantic Union College em Massachussets;
Ele foi diretor associado da Review and
Herald Magazine (Revista Adventista);
Ele foi o presidente do Weimar Institute de
1985 a
1992;
Ele é autor de 24 livros e centenas de
artigos, um dos livros sendo o famoso A Mensageira do Senhor sobre o espírito
de profecia;
No ano de 2007 ele participou da
conferência Questions on Doctrine e foi
um dos oradores principais.
“Como que Jesus foi isento
da hereditariedade pecaminosa? Há somente uma resposta para essa pergunta: Sua
natureza humana veio a existir através de uma direta miraculosa intervenção do
Espírito Santo. Houve um milagre divino que causou a união da Divindade com a
Humanidade na seio de Maria que garantiu Sua isenção de qualquer mancha de
pecado. O fator humano não foi determinante naquela origem.”
Leroy E. Froom, The
Tremendous Truth of the Virgin Birth, Número 1, pág. 3-4; Número 2, pág. 15
“Me parece que nos
numerosos diálagos que vocês tiveram com o Dr. Walter Martin, vocês foram
sutilmente induzidos a comprometer a verdade ao declará-la em termos mais
aceitáveis às igrejas evangélicas populares. Evidentemente vocês tentaram dar à
doutrina da expiação “nova imagem”, mas parece ser uma imagem duvidosa,
incerta, e uma que nosso Pai não pode aprovar.” Raymond F. Cottrell, Diretor
Associado da Review and Herald, Carta ao Roy A. Anderson de 23 de Fevereiro,
1958
“As verdades
distintivas proclamadas pelos adventistas do sétimo dia por mais de um século
nunca foram populares em circulos teológicos, e é vão pensar que jamais serão.”
“Se os adventistas do
sétimo dia negassem suas crenças distintivas para ganhar o favor e respeitos
dos evangélicos, eles já não seriam mais adventistas.”
Raymond F. Cottrell,
Diretor Associado da Review and Herald, Artigo de 15 de Maio, 1958
“Existe uma tentação
sutíl confrontando os adventistas hoje – nesse dia em que nossa popularidade
está crescendo – de sentir que se nós reformularmos nossas crenças um pouco,
apresentando-as de forma menos forte, podemos ter harmonia com todos os lados
Francis D. Nichol,
Diretor da Review and Herald, Artigo de 26 de Fevereiro de 1959
“Em 1975, um grupo
representativo se reuniu em Washington para analizar o pedido da Review and
Herald Publishing House quanto à republicação do livro QOD. A liderança da
Associação Geral em sua grande maioria se opôs à republicação. Por mais que o
livro era examinado, o mais firme era a negação de publicá-lo.”
Herbert Douglass, Ministry Magazine,
August 2004, pág. 16-21
“Queridos irmãos,
existem forças sutís já trabalhando. Existem aqueles que querem pisar por terra
as normas da igreja a qual amamos. Eles cobiçam e querem ganhar o favor dos
evangélicos. Os mesmos querem abandonar aquilo que nos torna um povo
distintivo. Amados lideres, irmãos e irmãs, não permitam que isso aconteça. Eu
apelo a vós da forma mais fervorosa possível: Não permita que isso aconteça. Eu
apelo a Andrews University e a Loma Linda: Não permita que isso aconteça. Não
somos Anglicanos do Sétimo Dia e nem Luternaos do Sétimo Dia. Somos Adventistas
do Sétimo Dia. Essa é a última igreja de Deus com Sua última mensagem
Robert Pierson,
Presidente da Associação Geral, 1966-1978, Adventist Review, 26 de
Outubro, 1978
“Ao aceitar a
doutrina evangelica que a expiação foi feita na cruz e que Jesus nasceu com a
natureza humana de Adão antes de sua queda, a maioria dos púlpitos da igreja
hoje não nos ensina que Jesus é o nosso Exemplo ao vencer tentação e o pecado. Portanto, a mensagem do
santuário não é mais relevante no que diz respeito ao plano da salvação... Nós
podemos ser salvos em nossos pecados, o desenvolvimento do caráter não é
necessário, os mandamentos de Deus não podem ser guardados perfeitamente pelo
poder do Espírito Santo, o Espírito de Profecia é considerado uma antiguidade
irrelevante do século 19 e o sábado não é mais guardado de acordo com Isaías
58:13.”
Dennis Priebe
Albion Fox Ballenger
(1861-1921)
Nascido em 1861 num lar adventista, seu pai
era pastor adventista;
Ele obteve credenciais de pastor adventista
em 1885 e se destacou como minstro por promover a liberdade religiosa;
Em 1901 ele foi enviado pela igreja à
Inglaterra e à Irlanda para trabalhar como evangelista, e foi bem sucedido em
seu posto;
Em 1904 Ballenger começou a ensinar
publicamente que a expiação foi feita por Jesus na cruz e que Ele havia entrado
no lugar santíssimo do santuário celestial após Sua ascenção;
Em 1905 ele foi convocado a apresentar suas
convicções diante da comissão da União Britânica e depois na sessão da
Associação Geral;
Suas idéias foram rejeitadas e ele foi
demitido das suas funções ministeriais;
Em 1909 ele escreveu o livro Expulso Por
Causa
Ballenger disse
Todos os homens foram
corrompidos sem sua vontade ou cooperação, e, portanto, todos os homens
poderiam ser resgatados sem sua vontade ou cooperação. Que! Salvar um homem sem
a sua vontade? Sim.
Desmond Ford (1929-
Nascido em Queensland,
Australia, o Dr. Desmond Ford estudou teologia e se formou na Avondale College
em 1950;
Ele trabalhou como evangelista sob a
liderança do pastor George Burnside no início de seu ministério;
No ano de 1961 ele assumiu o posto de
diretor do departamento de teologia da Avondale College;
No ano de 1977, ele foi chamado para a
Pacific Union College para ser diretor do departamento de teologia;
Em agosto de 1980 ele apresentou sua
compreensão da doutrina da justiça pela fé, o juizo investigativo e o santuário
a vários líderes e teólogos advenstistas na famosa Glacier View Ranch em
Colorado;
Logo após ele foi demitido do ministério
adventista e excluído da igreja.
“Nós fomos
corrompidos pelo nosso primeiro representante, e não tivemos nada haver com
isso. As boas novas são que fomos salvos pelo nosso segundo Representante, e
tampouco tivemos algo haver com isso.”
Desmond Ford, Good News for Adventists, pág. 14
Counsels to Writers and Editors
“No futuro, engano de
toda espécie está para surgir, e precisamos de terreno firme para nossos pés.
Queremos colunas sólidas para a edificação. Nem um só alfinete deve ser
removido daquilo que o Senhor estabeleceu. O inimigo introduzirá falsas
teorias, tais como a doutrina de que não existe santuário. Esse é um dos pontos
em relação ao qual haverá um desvio da fé. Onde encontraremos segurança senão nas
verdades que o Senhor nos deu nos últimos cinqüenta anos?.”
“Quando a lei me
pergunta: ‘Você me obedeceu?’ eu não direi: ‘Eu tentei te obedecer’, pois a lei
jamais aceitará isso. Eu direi: ‘Sim, eu te obedeci perfeitamente’. `Quando
você me obedeceu perfeitamente?` `Quando eu estava em Cristo` E a lei aceitará
isso por Deus me pôs em Cristo que Ele obedeceu a lei.” Jack Sequira,
Sanctuary, pág. 26
“Nós nunca devemos
afirmar que somos salvos pelo que Cristo fez dois mil anos atrás e também o que
Ele faz por nós hoje.”
Jack Sequira,
Sanctuary, pág. 25
“Daniel 8:14 não tem
nada haver como o juízo investigativo... Isso é abordade em Daniel 7, portanto
por que queremos forçar Daniel 7 em Daniel 8:14.”
Jack Sequira,
Sanctuary, pág. 82
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