sábado, 19 de fevereiro de 2011

TRABALHO EM HOSPITAIS AOS SÁBADOS


TRABALHO EM HOSPITAIS AOS SÁBADOS
Os Médicos não Estão Isentos
Não raro são os médicos chamados no sábado para acudir a enfermos, sendo-lhes impossível tomar tempo para repouso e devoção. O Salvador nos mostrou por Seu exemplo que é correto aliviar o sofrimento neste dia; mas médicos e enfermeiros não devem fazer trabalho desnecessário. Tratamentos comuns, e operações que podem esperar, devem ser deixados para o dia seguinte. Seja conhecido dos pacientes que os médicos precisam ter um dia de descanso. O Senhor diz: "Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações." Êxo. 31:13.
Que homem algum, porque é médico, sinta-se com liberdade para desconsiderar esta palavra do Senhor. Ele deve planejar o seu trabalho de modo que obedeça aos reclamos de Deus.
Pág. 215
Não deve viajar no sábado, salvo quando haja real sofrimento a ser aliviado. Quando este é o caso, não é profanação do sábado viajar o médico nesse dia; mas os casos ordinários devem ser adiados.
Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Ele santificou e abençoou o sétimo dia e fê-lo Seu sagrado memorial. "Pelo que", declara, "os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações." Êxo. 31:16. Os que fazem isto, guardando todos os mandamentos de Deus, podem exigir as promessas contidas em Isaías 58:11-14. A instrução dada neste capítulo é plena e positiva. Os que deixam o trabalho no sábado podem pedir o divino conforto e consolação. Não creremos em Deus? Não chamaremos santo o dia que Ele chama santo? O homem não deve envergonhar-se de reconhecer como sagrado aquilo que Deus considera sagrado. Não deve envergonhar-se de fazer aquilo que Deus ordenou. A obediência trar-lhe-á o conhecimento do que constitui a verdadeira santificação.
Não seja Deus roubado nos dízimos e ofertas, nem haja profanação do Seu santo tempo. Não deve o homem fazer a sua própria vontade no santo dia de Deus. Ele tem seis dias para trabalhar em atividades seculares, mas o sétimo dia Deus reivindica como Seu. Nele, diz, "não farás nenhuma obra." Êxo. 20:10. O servo de Deus considerará sagrado aquilo que Deus considera sagrado. Assim ele mostrará que escolheu o Senhor como seu guia. O sábado foi feito no Éden, quando as estrelas da manhã juntamente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam. Deus o colocou sob nossa responsabilidade. Conservemo-lo puro e santo. Manuscrito 162, 1897.
Com Riscos
Os que, por qualquer motivo, são obrigados a trabalhar no sábado, estão sempre em perigo; sentem a perda, e, de tanto fazerem trabalhos necessários, acabam caindo no hábito de realizarem no sábado coisas que não são necessárias. Perde-se o senso de sua santidade, e o santo mandamento torna-se sem nenhum efeito. Deve-se fazer um esforço especial no sentido de efetuar uma reforma com respeito à observância do sábado. Os obreiros do hospital nem sempre fazem por si mesmos o que é seu privilégio e dever. Muitas vezes sentem-se tão cansados que se tornam desencorajados. Isto não devia acontecer.
Pág. 216
Os médicos precisam cultivar o espírito de abnegação e sacrifício. Pode ser mesmo necessário devotar as horas do santo sábado ao alívio da humanidade sofredora. Mas os honorários por esse trabalho devem ser recolhidos à tesouraria do Senhor, a fim de serem usados em favor de pobres merecedores, que necessitem de tratamento médico e não podem pagar. Health, Philanthropic, and Medical Missionary Work, pág. 42.
O hospital é um lugar que provê ampla oportunidade para apostasia, para que o eu tenha a supremacia, e assim separar-se a alma de Cristo e dos santos anjos.
Nem os médicos nem os auxiliares devem procurar realizar o seu trabalho sem tirar tempo para orar. Health, Philanthropic, and Medical Missionary Work, pág. 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário