terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTUDO COMPARATIVO DOS ADVENTISTAS PIONEIROS

ESTUDO COMPARATIVO DO ADVENTISMO NOS DIAS DOS PIONEIROS E NA ATUALIDADE
“...a igreja do Deus vivo, COLUNA E ESTEIO DA VERDADE” Tim. 3:15.
O desejo profundo do nosso Salvador é: “A fim de apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. Ef. 5:27.
“O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, nem na sua boca se achará língua enganosa”. Sof. 3:13.
“...Nenhum alfinete deve ser removido no que o Senhor estabeleceu... Nós encontraríamos segurança em menos do que o Senhor nos tem dado nesses últimos cinqüenta anos? “Review and Herald, May 5. 1905.
“ ...O seu fundamento seria edificado sobre a areia8, e a tempestade e a tormenta levariam de roldão a estrutura 9. Special Testimonies, Série B, # 7, pp. 39-40 (outubro de 1903).
COMPARE VOCÊ MESMO E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES DIVINDADE

E Um Deus, pessoal, e Seu Filho Jesus Cristo

Trindade: “Há um só Deus: “Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas co-eternas....    DIVINDADE   DIVINDADE   DIVINDADE

TRINDADE
Os Pioneiros não criam em tal dogma, o principal de Roma.

“Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas co-eternas”.

PERSONALIDADE DE DEUS
O Espírito Santo é a “glória de Deus, em forma de uma pomba de ouro polido, que pousou sobre Jesus” no batismo. Temperança, pág. 284.

Em 1919, a IASD, entrou em controvérsia sobre a presença e personalidade de Deus, até que em 1980, oficializou a doutrina da Trindade, que como ensinava o pioneiro J.N. Andrews é o vinho mais pernicioso da Babilônia, pois destrói a personalidade do Pai e do Filho. (ou seja; o ensinamento da Trindade: nega o Pai e o Filho, quando afirma que ambos, e mais o Espírito Santo, são co-iguais e co-eternos (I Jo 2:22


NATUREZA DE CRISTO
“...Em TUDO fosse feito
SEMELHANTE a seus irmãos,...”. Heb. 2:17. “Até 1957 houve no adventismo FORTE CONSENSO de que a humanidade de Jesus era igual à de toda pessoa após a queda de Adão (posição pós - queda)”.  Wilson Endruveit, Revista Adventista, agosto de 2004, pp 12-14. Jesus Cristo é nosso exemplo e Salvador

Em 1957, a IASD, aceitou o ensinamento de que Jesus veio com
a natureza do Adão antes da queda (pré-lapsariana), aceitando um Jesus que não veio na mesma carne que a nossa. Pois a palavra carne (sarx) = caída pecaminosa (Rom. 8: 3).
Eles agora argumentam igual a Roma – Dizem: Ele veio em carne, mas não a carne caída pecaminosa. Estão igualmente preenchendo as condições do anticristo: “Muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o Anticristo”. II João 7,10,11.

CRIAÇÃO DO MUNDO
João 1:1. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
“PAI E FILHO empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado - a criação do mundo”. HR pág. 20.

Pai, Filho e Espírito Santo  se envolveram na obra da criação
CRIAÇÃO DO HOMEM
“...disse Deus a Seu Filho: "Façamos o homem à nossa imagem." Gên. 1:26. EGW, História da Redenção, pág. 21.

“Façamos o homem... O verbo e o pronome... indicando o trinitarismo da Divindade – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”. Nisto Cremos, pág. 116.

EXPIAÇÃO DO PECADO
"... antes que a obra de Cristo pela redenção dos homens seja completada há uma obra de
expiação para a remoção do pecado do santuário. ... Cristo tinha somente completado uma par­te de Sua obra como nosso Intercessor, para entrar para outra porção de Sua obra, e Ele ainda pleiteia o Seu san­gue perante o Pai em benefício dos pecadores". O Conflito dos Séculos, p. 421-422, 429.
Review and Herald Publishing Association em 1957, na página 381 Froom declara:
"[Jesus] apareceu na presença de Deus por nós. . . . Mas não foi com a esperança de obter algo para nós nessa ocasião, ou em algum tempo futuro. Não! Ele já o havia obtido por nós na cruz".
A nossa professa liderança tendo assumido uma postura desafiadora contra o espírito de profecia, recusou harmonizar-se com a verdade de Deus! Lembrai-vos de que ela dissera em 1890 que Satanás, mediante os seus agentes, poria tudo em operação para desarraigar a confiança dos crentes nos pilares de nossa fé. Isso está ocorrendo agora! Robert Sessler, Abominação da desolação e a história da IASD, cap. 6.
“Um mediador é essencial por causa da contínua prática do pecado. . . . Jesus
apresenta a oblação por toda ofensa e cada falha do pecador". Manuscrito 50, (1900).

DIA DO SENHOR EM APOC. 1: 10
“Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor...”. Apoc. 1:10.
“O DIA DO SENHOR mencionado por João era o SÁBADO,...”. E.G.White, Santificação, pág. 74 (CD ROM).

“Com base no livro From Sabbath to Sunday, de Samuelle Bacchiocchi, mostrei finalmente que a expressão não se refere nem ao Sábado nem ao Domingo, mas ao tempo em que nosso Senhor Jesus deverá regressar a este mundo para continuar a sua obra de resgate do ser humano”. Almir A. Fonseca (ex editor da Rev. Ministério), Ministério, maio/junho de 1993, pp. 31-32. Idem na edição de março abril de 1992, pp. 22-25
ECUMENISMO
Quando os que se estão unindo com o mundo,
contudo reivindicando grande pureza, apelam por união com os que sempre foram opositores da causa da verdade, deveríamos temê-los e evitá-los tão firme­mente quanto o fez Neemias. Profetas e Reis, p. 660.  Há forte sentimento de união baseada em pontos comuns de doutrina. ...conquanto importante possam ser de um ponto de vista bíblico devem ser evitados. O Conflito dos Séculos, p. 444.7
Todos que negligenciam a palavra de Deus para estudar conveniência e política, ... serão deixados a receber a heresia perniciosa como verdade religiosa. Spirit of Prophecy, vol. 4, p. 346.8.

"Considerando que . . . votado . . . planos departamentais . . . criar imagem pública . . . estabelecer
salvação dentro do alcance das multidões . . . dar ênfase às verdades não controvertidas compartilhadas em comum com toda a cristandade". Review and Herald, 18 de dezembro de 1969. Conseqüência do voto do Concílio Outonal: So Much in Common [Tanto em comum]. Escrito pelo Concílio Mundial de Igrejas e a IASD é publicado pelo Con­cílio Mundial de Igrejas em 1973. ...HÁ AGORA TANTA COISA EM COMUM.
A IASD participa do Conselho Mundial de Igrejas – uma organização ecumênica – nos EUA, como membro cooperador, desde a década de 1950. M . L. Andreasen, Carta no 1.
O Pr. Cláudio Vilela e o Coral da IASD Central de Brasília, DF participaram de cerimônia ecumênica (missa) no Palácio do Planalto,
celebrada pelo Frei Vicente Bohne e o Frei Betto, junto com corais da Paróquias de N. Sa. de Nazaré, na 5a feira santa /2004. Reuters, últimosegundo e radiobras.gov.br.
Disse Froom: "Hoje a velha e grandemente negativa metodologia enfatizando sobretudo as coisas em que diferimos de todas os outros grupos religiosos está no passado, definitivamente no passado". Ministry Magazine, março de 1966.
O ex-presidente da Associação Geral da IASD, Neal C. Wilson declara: ...houve um período na vida da IASD em que se tinha uma postura distintamente anticatólica, ...e modo pejora­tivo para referir-se à forma papal de governo, ... o que agora tem sido lançado no lixo da história, no que concerne à Igreja Adventista do Sétimo Dia.
IDOLATRIA
"Não farás para ti
imagens de escultura,...". Ex. 20:4.
"Toda a forma imaginável de erro será aceita pelos que voluntariamente rejeitem a verdade... Para conseguir conversos, aviltou-se o elevado estandarte da fé cristã, e, como resultado, uma inundação pagã, invadindo a igreja, trouxe consigo os seus costumes, práticas e ídolos". EGW, Grande Conflito, p.385 (CD ROM).


Toronto, Canadá, um dos eventos principais foi a exibição das esculturas
Essas mesmas esculturas foram no mês de agosto de 2000, oficialmente aceitas e dedicadas por um culto especial no salão nobre da Conferência Geral em Silver Spring , Maryland, EUA.
Confira:
“Costumamos pensar nos ídolos sempre como algo inerentemente mau; mas nem sempre é assim. Estátuas de madeira e de pedra nem sempre são más. Em outras palavras, os ídolos podem ser algo que, por si mesmo, não é mau. Ao contrário, o
que os torna maus é a maneira como nos relacionamos com eles”. Lição da Escola Sabatina de 09/11/2001.
ROMA
A Igreja papal nunca abandonará a sua pretensão à infalibilidade”.”Os homens cerram os olhos ao verdadeiro caráter do romanismo, ... O povo necessita ser despertado a fim de resistir aos avanços desse perigosíssimo inimigo da liberdade civil e religiosa” “O papado é exatamente o que a profecia declarou que havia de ser: a apostasia dos últimos tempos (II Tess.2:3e 4)”. EGW, Grande Conflito, p. 569-586. Apoc. 13:5-7se aplica em todas as suas especificações ao papado. Estudos Bíblicos, 1972, p.225.
A IASD assinou contrato de amizade com a Igreja Católica Apostólica Romana da Polônia em 2000, em Toronto, Canadá.
Tende a não considerar mais Roma como sendo Babilônia.
Presenteou o Papa com uma medalha de Ouro da Associação Geral da IASD. Marcos de Benedicto. Revista Adventista, fev. 2002, pág. 38.
Recebeu do Papa uma medalha de Ouro. Review and Herald, 30.05.1968, pág.16.
Na Revista Adventista de Abril de 2004, o Pr. José Carlos Ramos , em artigo intitulado 666, afirmou que dizer que o 666 é a besta de Apoc. 13 é ir de encontro a tudo que como igreja cremos e ensinamos


VENERAÇÃO DA CRUZ
“Assim como os judeus professavam reverenciar a lei, pretendem os romanistas reverenciar a cruz. Exaltam o símbolo dos sofrimentos de
Cristo, enquanto no viver negam Aquele a quem ela representa.
Os romanistas colocam cruzes sobre as igrejas, sobre os altares e sobre as vestes. Por toda parte se vê a insígnia da cruz. Por toda parte é ela exteriormente honrada e exaltada. Mas os ensinos de Cristo estão sepultados sob um montão de tradições
destituídas de sentido, falsas interpretações e rigorosas exigências”. EGW, Grande Conflito, CD ROM, p. 568

Tornou-se moda a IASD exibir cruzes, no púlpito, na frente das igrejas, frente da Associação Geral, EUA,...
No I Trimestre de 2005, a Lição da Escola Sabatina tem como tema central: “Sua maravilhosa cruz”.
A cruz nunca foi maravilhosa, mas sim Aquele que nela morreu para nos
salvar (Isa. 9:6).
A cruz é instrumento de sofrimento, tortura, horror e morte.
A veneração de imagens, relíquias e cruz pelos católicos começou em 788 DC.
“Tiraram os três anjos da logomarca da IASD, fazendo da cruz a imagem central da fé adventista. Desse modo, a religião adventista foi alterada”. (Pr. Osvair Munhoz

ALIMENTAÇÃO
O regime alimentar original estabelecido por Deus tanto para os homens como para os animais foi o vegetariano (Gen.1:28 -30).
“Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação..”  EGW, Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág

Altíssimo percentual dos adventistas do 7o Dia comem carne! Dá para acreditar? EGW diz: “Nenhuma carne será usada por Seu povo”. EGW, Cons. Sobre Regime Alimentar, p. 82. Se nenhuma carne será usada por seu povo e eles comem carne, é evidente de que: ou EGW é uma falsa profetisa, ou eles são falsos pastores. Como individualmente creio que EGW é uma profetisa de Deus, eles são indubitavelmente falsos pastores... (Pr. Osvair Munhoz, Pastor da IASD é Excluído Por Discordar das Mudanças do Adventismo.
ESPÍRITO SANTO NO BATISMO DE
JESUS
O BATISMO DE JESUS
O olhar do Salvador parece penetrar o Céu, ao derramar a alma em      oração. Bem sabe como o pecado endureceu o coração dos homens, e como lhes será difícil discernir Sua missão, e aceitar o dom da salvação eterna. Suplica ao Pai poder para vencer a incredulidade deles, quebrar as cadeias com que Satanás os escravizou, a derrotar, em seu benefício, o destruidor. Pede o testemunho de que Deus aceite a humanidade na pessoa de Seu Filho.
Nunca dantes haviam os anjos ouvidos tal oração. Anseiam trazer a Seu amado Capitão uma mensagem de certeza e conforto. Mas não; o próprio Pai responderá à petição do Filho. Diretamente do trono são enviados os raios de Sua glória. Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma de uma pomba da mais pura luz - fiel emblema dEle, o Manso e Humilde.DTN.PG 112

“Depois de Cristo ser batizado, ... A glória de Deus, em forma de uma pomba de ouro polido, pousou por sobre Ele e, da infinita glória, foram ouvidas estas palavras: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo. "Mat. 3:17. EGW,
Dentre a massa à beira do Jordão, poucos, além do Batista, divisaram essa visão celeste. Entretanto, a solenidade da divina presença repousou sobre a assembléia. O povo ficou silencioso, a contemplar a Cristo. Seu vulto achava-se banhado pela luz que circunda sem cessar o trono de Deus. Seu rosto erguido estava glorificado como nunca dantes tinham visto um rosto de homem. “Dos céus abertos, ouviu-se uma voz, dizendo: ‘Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo’”. (Ibidem. p. 112.).
“Quando Jesus chegou ao deserto, estava rodeado da glória do Pai. Absorto em comunhão com Deus, foi erguido acima da fraqueza humana. Mas a glória afastou-se, e Ele foi deixado a lutar com a tentação. Ela o apertava a todo instante. ...”. (O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. 1997. p. 118.).

O Espírito Santo é a 3a pessoa da Santíssima Trindade, do jeito que a Igreja Católica ensina.
Como batiza em nome da trindade, a Igreja Católica aceita o batismo da IASD, de tal forma, que, um adventista é recebido na Igreja Católica sem precisar ser de novo batizado. Therezinha M. L. da Cruz. Ecumenismo. Conteúdo de catequese? 1996, p.31.


ESPÍRITO SANTO
JESUS O CONSOLADOR
"Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito
Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscript Releases Volume Fourteen, Page 23 and 24.

Crê-se em um Deus Espírito Santo; terceira pessoa da Trindade. (Nisto Cremos, pp 87-98).
Na Bíblia não há uma só referência a tal Deus, mas, sim, ao Espírito de Deus, que não é o mesmo que Deus Espírito Santo.
“O Pai, o Filho e o Espírito Santo são igualmente auto-existentes” Idem, p.90.
“É igual ao Pai e ao Filho” Idem, p.90.
VOTOS BATISMAIS
De 1967 até 1980, constava dos votos batismais: “Crê em Deus Pai , em seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo,...”.

Em 1992: 1) “Crê em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo?; 2) ... os homens são salvos...; ... 4) ... e reclame  sua promessa de fortalecê-lo pela presença do Espírito Santo em seu coração. Em 2000: 1) Crê que existe um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas co-eternas? Em 2002: 1) Você crê,...que o Pai, o Filho e o Espírito Santo se constituem em um só Deus, denominado a Trindade? 2) Aceita a morte de Jesus...? 3) Aceita que a expiação do homem foi consumada na cruz...?
ORAÇÃO
Dirigida ao Pai, em nome do Seu único Filho, Jesus Cristo, com base em Mat. 6:6 e 9; João 14:13 e 23

“...parece lógico que o povo de Deus possa orar diretamente ao Espírito Santo e adorá-Lo”. ...”parece lógico e prático dirigir petições e louvores apropriados a qualquer componente do Trio celestial,...”. W. Whidden, J. Moon e J. Reeve, A Trindade, 2003, pág.307.
POLÍTICA
Os mestres, na igreja ou na escola, que se distinguem por seu zelo na política, devem ser destituídos sem demora de seu trabalho e suas responsabilidades; pois o senhor não cooperará com eles”. “Não podemos, com segurança, votar por partidos políticos; não podemos,... tomar parte em nenhum plano político”. “Os filhos de Deus tem de se separar da política, de toda aliança com os incrédulos”.  EGW,
Evangelismo, pág. 391-396.

“Homens... destituídos do Ministério, ou... removidos da comunhão da igreja... não devem ter permissão de ocupar nossos púlpitos. Pode haver ocasiões em que seja próprio que nossas congregações ESCUTEM DISCURSOS DE FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO OU PERSONALIDADES PÚBLICAS. TODOS OS DEMAIS DEVEM SER EXCLUÍDOS DE NOSSOS PÚLPITOS, a menos que lhes seja outorgada permissão especial da parte da administração do Campo local”. Manual da IASD, 2001, p. 71.
CARÁTER DA LIDERANÇA
Servos de Deus, abnegados, como John Byington (1863-1865), Tiago White (1865-1867, 1869-1871, 1874-1880), John Andrews (1867-1869) e outros foram “varões conforme o Meu coração” (Enoch de Oliveira, A mão de Deus ao Leme, 1985, p
210-227), honrando o nome de Cristo e da Sua Igreja.

“Na primeira metade de janeiro (de 1999), .. o Jornal Los Angeles Times, de circulação nacional nos EUA, publicou a noticia de que uma demanda judicial havia ingressado na Corte de Sacramento (USA), contra a ...Conferência Geral, o Pr. Robert Folkenberg, ... O autor da ação era o Sr. James Moore”.
A reclamação de Moore era de que Folkenberg havia lhe trazido prejuízo pecuniário. “E a demanda era no valor de 8 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de reais). Adventus Jornal, Informativo da
UCB (IASD), ano III, 1o Trim., 1999, no 3, p.12 e 13. Tal escândalo provocou a RENÚNCIA DE FOLKENBERG, para evitar a desmoralização maior da IASD. O atual presidente da Conferência Geral, o norueguês Pr. Jan Paulsen, assumiu o lugar  de Folkenberg prematuramente. É LAMENTÁVEL TAL FATO.
DENOMINAÇÃO
“Não há necessidade de uma nova denominação”. EGW, Eventos Finais, 1996, p.45.
“A menos que se arrependa e converta a igreja que agora está a levedar-se com sua APOSTASIA, comerá do fruto de seus próprios atos, até que se aborreça a si própria
”., EGW, 21.04.1903, Eventos Finais, p. 54.
Julgados Pela Luz Concedida
“Nas balanças do santuário há de ser pesada a IASD. Ela será julgada pelos privilégios e vantagens que tem gozado. Se sua experiência espiritual não corresponde às vantagens que, a preço infinito, Cristo lhe
concedeu; se as bênçãos que lhe foram conferidas não a habilitarem para fazer a obra que lhe foi confiada, sobre ela será pronunciada a sentença: "Achada em falta". Pela luz que lhe foi concedida, pelas oportunidades dadas, será ela julgada. ...”. EGW, Eventos Finais, p. 53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário