domingo, 13 de fevereiro de 2011

SEDE PERFEITO


SEDE PERFEITO
Na esfera humana
O ideal de Deus para com Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o mais elevado pensamento humano. O Deus vivo deu em Sua santa lei um transcrito de Seu caráter. O maior Mestre que o mundo já conheceu é Jesus Cristo; e qual foi a norma dada por Ele a todos quantos nEle crêem? "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Como Deus é perfeito em Sua elevada esfera de ação, assim o homem pode ser perfeito em sua esfera humana. 
No caráter
 O ideal do caráter cristão é a semelhança com Cristo. Diante de nós abre-se uma senda de contínuo progresso. Temos um objeto a alcançar, uma norma a atingir, que incluem tudo que é puro, bom, nobre e elevado. Deve haver contínuo esforço e constante progresso para a frente e para cima, rumo à perfeição do caráter. ... cppe p.365
Altruísmo
O egoísmo tem causado discórdia na igreja, enchendo-a de ambição não santificada. ... O egoísmo destrói a semelhança com Cristo, enchendo o homem de amor-próprio. Leva a contínuo afastamento da justiça. Cristo diz: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Mas o amor-próprio é cego para com a perfeição que Deus requer. ... csm pg 24

Em tudo
A injunção de Cristo é: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Aqui Ele nos mostra que podemos ser tão perfeitos em nossa esfera quanto o é Deus na Sua. Testimonies, vol. 4, págs. 454 e 455. 

Na tendência naturais
 Ninguém que tenha senso de sua responsabilidade para com Deus permitirá que as tendências naturais controlem a razão. Os que isto fazem não são cristãos, quem quer que sejam eles e por mais exaltada que seja a sua profissão. A recomendação de Cristo é: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Mostra-nos Ele aqui que podemos ser tão perfeitos em nossa esfera de ação como Deus o é na Sua. Testimonies, vol. 4, págs. 454 e 455. 

Fidelidade e integridade
 A perfeição da obra de Deus é tão claramente vista nos mais pequenos insetos, como no rei dos pássaros. A alma da criança que crê em Cristo é tão preciosa à Sua vista, como o são os anjos que Lhe rodeiam o trono. "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Como Deus é perfeito em Sua esfera, assim pode o homem o ser na sua. Tudo quanto as mãos acharem para fazer, deve ser executado com exatidão e rapidez. A fidelidade e a integridade nas coisas pequenas, o cumprimento dos pequenos deveres e a prática de diminutos atos de bondade, animarão e darão alegria no caminho da vida; e quando findar nossa obra na Terra, todos os deveres cumpridos com fidelidade serão apreciados diante de Deus quais jóias preciosas. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 585-589. 

Sem egoísmo
Quem está disposto a cuidar de si mesmo? Quem está disposto a pôr o dedo em cima de seus ídolos de pecados acariciados, e permitir que Cristo purifique o templo, expulsando os compradores e vendedores? Quem está preparado para permitir que Jesus entre na alma e a purifique de tudo que macula ou corrompe? A norma é: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste" Mat. 5:48. Deus pede que os homens e as mulheres esvaziem o coração do próprio eu. Então o Seu Espírito poderá ter livre entrada. Parem de procurar fazer a obra por si mesmos. Peçam que Deus opere em vocês e por seu intermédio, até que as palavras do apóstolo se tornem suas: "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." Gál. 2:20. Manuscript Releases, vol. 1, págs. 366 e 367

Caráter
 Nosso Salvador entende tudo acerca da natureza humana, e diz a cada ser humano: "Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." Mat. 5:48. Como Deus é perfeito em Sua  esfera, assim deve o homem ser perfeito em sua esfera. Os que recebem a Cristo acham-se entre o número daqueles aos quais são pronunciadas as palavras tão cheias de esperança: "A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome." João 1:12. Estas palavras nos declaram que não devemos contentar-nos com nada menos do que o melhor e mais elevado caráter, um caráter formado à semelhança divina. Ao se processar um caráter tal, a vida, a fé, a pureza da religião, constituem um exemplo edificante para outros. "A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos." Prov. 14:34. ... css p.419

No serviço
 Cada médico, cada enfermeiro, cada auxiliar que tenha qualquer coisa que fazer no serviço de Deus, precisa ter a perfeição como alvo, e sob a disciplina do maior Mestre que o mundo já conheceu, o seu curso deve prosseguir sempre na direção desse alvo. Todos os que estiverem associados com o trabalho médico-missionário devem ser aprendizes. Ninguém precisa deter-se para pensar: Eu não posso fazer isto. Ao contrário, deve dizer: Deus requer de mim que seja perfeito. Que disse Cristo sobre isto? "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. MS .pg.112

No amor
Pouco antes de fazer este pedido, o Salvador disse a Seus discípulos: "Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam." Luc. 6:27. Devemos amar os nossos inimigos com o mesmo amor que Cristo mostrou para com os Seus inimigos, ao dar Sua vida para salvá-los. Muitos podem dizer: "Este é um mandamento difícil, pois eu quero ficar o mais longe possível de meus inimigos." Mas agir de acordo com vossa natural inclinação não 
 seria praticar os princípios que nosso Salvador nos deu. "Fazei o bem aos que vos odeiam" (Luc. 6:27), Ele diz, "e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos." Mat. 5:44 e 45. Essa passagem bíblica ilustra uma fase da perfeição cristã. Enquanto ainda éramos inimigos de Deus, Cristo deu Sua vida por nós. Devemos seguir o Seu exemplo. MS.pg.254

Perfeição
 Como filhos e filhas de Deus, devem os cristãos esforçar-se por alcançar o elevado ideal perante eles colocado no evangelho. Não se devem contentar com nada menos que a perfeição; pois diz Cristo: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus." Mat. 5:48. MJ.pg. 73

Na temperança
 A temperança é exaltada a um alto nível na Palavra de Deus. Obedecendo a Sua Palavra podemos subir mais e mais alto. O perigo da intemperança é exposto minuciosamente. A vantagem a ser obtida pela temperança nos é revelada em toda a parte das Escrituras. A voz de Deus nos está dizendo: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." Mat. 5:48. ME v.3 pg 284



Avançar Constantemente 
    Quero que vossa ambição seja uma ambição santificada, de modo que os anjos de Deus possam inspirar vosso coração com santo zelo, guiando-vos no sentido de avançardes constante e solidamente e tornando-vos uma brilhante e resplandecente luz. Vossas faculdades perceptivas aumentarão em poder e saúde, se vosso inteiro ser - corpo, alma e espírito - for consagrado à realização de uma obra santa. Fazei todo o esforço, com a graça de Cristo, e mediante ela, para atingir a alta norma que vos é proposta. Podeis ser perfeitos em vossa esfera, como Deus é perfeito em Sua esfera. Não declarou, Cristo: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste"? Mat. 5:48. Carta 123, 1904. MCP pg 103
Contra sedução
Os que nada fazem para animar a tentação, terão forças para resistir-lhe quando ela vier; aqueles, porém, que se mantêm na atmosfera do mal, só terão que se censurar a si mesmos, caso sejam vencidos e caiam de sua firmeza. Hão de ver-se, futuramente, boas razões para as advertências dadas contra os espíritos sedutores. Então, ver-se-á o poder das palavras de Cristo: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 257. 

Liberto do poder de satanás
 O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus." Mat. 5:48. Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa ao nosso completo liberta mento do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar .DTN P.311


Sem pecado
 Cristo é a escada que Jacó viu, tendo a base na Terra, e o topo chegando à porta do Céu, ao próprio limiar da glória. Se aquela escada houvesse deixado de chegar à Terra, por um único degrau que fosse, teríamos ficado perdidos. Mas Cristo vem ter conosco  onde nos achamos. Tomou nossa natureza e venceu, para que, revestindo-nos de Sua natureza, nós pudéssemos vencer. Feito "em semelhança da carne do pecado" (Rom. 8:3), viveu uma vida isenta de pecado. Agora, por Sua divindade, firma-Se ao trono do Céu, ao passo que, pela Sua humanidade, Se liga a nós. Manda-nos que, pela fé nEle, atinjamos à glória do caráter de Deus. Portanto, devemos ser perfeitos, assim como "é perfeito vosso Pai que está nos Céus". Mat. 5:48. DTN P.312

Bondoso.
A palavra "pois" implica em uma conclusão, uma dedução do que foi dito antes. Jesus estivera descrevendo a Seus ouvintes a infalível misericórdia e amor de Deus, e manda-lhes portanto que sejam perfeitos. Pois que vosso Pai celeste "é benigno até para com os ingratos e maus" (Luc. 6:35), pois que Se abaixou para vos erguer, portanto, disse Jesus, podeis tornar-vos semelhantes a Ele no caráter, e apresentar-vos irrepreensíveis diante dos homens e dos anjos.   "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48
Perfeita justiça
As condições da vida eterna, sob a graça, são exatamente as mesmas que eram no Éden - perfeita justiça, harmonia com Deus, conformidade perfeita com os princípios de Sua lei. A norma de caráter apresentada no Antigo Testamento é a mesma apresentada no Novo. Esta norma não é de molde a não podermos atingi-la. Em toda ordem ou mandamento dado por Deus, há uma promessa, a mais positiva, a fundamentá-la. Deus tomou as providências para que nos possamos tornar semelhantes a Ele, e cumpri-las-á para todos quantos não interpuserem uma vontade perversa, frustrando assim a Sua graça. MDC p. 7
Centro de luz
 Ele nos diz que sejamos perfeitos como Ele o é - da mesma maneira. Cumpre-nos ser centros de luz e bênção para o nosso pequeno círculo, da mesma maneira que Ele o é para o Universo. Nada temos de nós mesmos, mas a luz de Seu amor resplandece sobre nós, e devemos refletir-lhe a glória. "Bons na bondade que Ele nos empresta", podemos ser perfeitos em nossa esfera, da mesma maneira que Deus é perfeito na Sua. 
    Jesus disse: "Sede... perfeitos, como é perfeito vosso Pai." Mat. 5:48 MDC.pg 77


Nenhum comentário:

Postar um comentário