domingo, 13 de fevereiro de 2011

A NATUREZA HUMANA DE CRISTO


A NATUREZA DE CRISTO E O CARÁTER DO REMANESCENTE

A NATUREZA DE CRISTO

        Hoje ainda existe muita controvérsia na questão da Natureza de Cristo.
        Veremos nos textos abaixo (da Bíblia e do Espírito de Profecia) que Jesus veio com a NATUREZA DE ADÃO DEPOIS DA QUEDA (pós-lapsariana)!!!
     
      Primeiro vamos tentar entender como era a natureza de Adão antes e depois da queda.

        Adão antes de pecar: “Não foi um pecado interno; não havia pecado interno em Adão, porque Deus o criou segundo Seu caráter, puro e reto. Não existiam princípios corruptos. Não havia propensões para o mal, nem tendências corruptoras. Adão era tão sem falta como os anjos que assistiam diante do Trono de Deus. “ Comentário Bíblico Adventista vol. I pág. 1083 .

        Adão possuía um corpo sem pecado. Adão tinha uma mente espiritual sem propensão para o pecado. Não havia nele nenhum princípio de corrupção, nenhuma propensão corrompida ou corruptora, nenhuma tendência para o mal. Adão antes do pecado poderia formar o seu próprio caráter pela sua própria força, através da obediência. Adão podia resistir às tentações pelas suas próprias forças. Esses são atributos da natureza não caída.

“Era possível para Adão antes da queda formar um caráter  justo pela obediência a Lei de Deus.” Caminho a Cristo. pág. 62

        Essa era a natureza de Adão antes de pecar – perfeita e obediente, mas ele possuía uma imortalidade condicionada à obediência; Adão não morreria, exceto se escolhesse pecar! Não tinha como a natureza não caída de Adão experimentar a morte, a não ser através da desobediência. A natureza não caída de Adão não poderia morrer! Ela se tornou sujeita à morte após Adão pecar. Se ele jamais houvesse pecado, poderia continuar imortal.

“Obediência perfeita e perpétua eram as condições para a eterna felicidade. ...” PP, 49

“Cristo sabia que Adão, no Éden, com suas superiores vantagens, poderia ter resistido às tentações de satanás, vencendo-o em suas próprias forças. Sabia que não era possível ao homem, fora do Éden, desde a queda, separado... do amor de Deus, resistir em suas próprias forças às tentações de satanás.” I Mensagens Escolhidas pág. 279

“Cristo começou Sua obra de conversão logo que o homem transgrediu, a fim de que, pela  obediência à Lei de Deus e fé em Cristo, eles pudessem reaver a perdida imagem de Deus.” I Mente, Caráter e Personalidade pág. 29

“Adão foi tentado pelo inimigo e caiu. Não foi pecado inerente que o fez ceder; pois Deus o fez puro e reto, à Sua própria imagem. Ele era tão perfeito quanto os anjos perante o trono. Não havia nele princípios corruptos, nem tendências para o mal. MAS quando Cristo veio para enfrentar as tentações de satanás, Ele possuía a semelhança de carne pecaminosa.” The Signs of the Times, 17/10/1900

        Após a queda, em relação ao caráter, Adão passou a ter um corpo pecaminoso e uma mente carnal com propensão para o pecado. A natureza de Adão foi danificada pelo pecado, passou a ter fraquezas e limitações físicas e capacidade intelectual decaída.

        Jesus tomou sobre Si somente a natureza caída de Adão, mas não o seu caráter caído. Embora Jesus tenha vindo com corpo de carne pecaminosa (natureza caída), a Sua mente era espiritual, sem propensão para o pecado! Veja Rom. 8: 3

Os anjos prostraram-se diante dEle... Jesus também lhes disse que... Ele tomaria a natureza decaída do homem, e Sua força não seria nem mesmo igual à deles (anjos)”. HR, 44

       
        Por que Jesus não veio com a natureza dos anjos? Porque eles, como Adão, foram criados com uma imortalidade condicional, e não estavam sujeitos à morte, até que eles pecassem (por ex. os anjos caídos passarão pela destruição eterna porque pecaram). Os anjos fiéis nunca morrerão porque nunca pecaram. Cristo não poderia ter pago o preço pelo pecado como um anjo, porque assim Ele não poderia ter morrido, pois Jesus nunca pecou.

        Jesus teve que vir como homem a fim de experimentar a morte e pagar a penalidade pelos nossos pecados. Ele não poderia morrer como Deus. Ele teve que Se revestir da natureza que pudesse morrer. Se Ele tivesse tomado a natureza não-caída de Adão, Ele nunca poderia ter morrido, a não ser que tivesse pecado. E sabemos que Jesus não pecou; Ele Se fez pecado por nós. A natureza não caída de Adão não estava sujeita à morte até que fosse enfraquecida pelo pecado. Jesus só poderia experimentar a morte nascendo dentro da família decaída dos descendentes de Adão. Por isso Ellen White diz que Jesus tomou sobre Si a natureza caída de Adão.

   “Ele tomou sobre Si a Natureza caída do homem.DTN, 49


Rom. 1: 3 “Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,”

Rom 8: 3 “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;”

I João 4: 2- 3 “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus...”   E com que carne Jesus veio? A carne pecaminosa de Adão caído como está em Rom. 8: 3. Isso é muito sério: quem nega que Jesus veio com a carne de Adão caído tem o espírito do anti-cristo!
   
 “O grande trabalho da Redenção só poderia ser efetuado através do Redentor: Ele tomando o lugar de Adão caído.” RH, 24/02/1874. Em outras palavras, a Redenção não poderia ser efetuada se Jesus tivesse a Natureza não caída.


        Tivesse Cristo tomado a natureza de Adão antes da queda (pré-lapsariana), Ele jamais teria sofrido a morte requerida pelos nossos pecados, a não ser que Ele primeiramente tivesse pecado, e pecar O teria desqualificado de ser nosso Salvador!

        Quando a Bíblia e o Espírito de Profecia falam sobre a Natureza de Cristo igual à de Adão caído, tem a ver com a Sua formação Biológica e não com o Seu caráter. Assim como o Adão caído, Jesus não poderia resistir às tentações em Sua própria força; Ele dependia totalmente do Pai para não pecar.

João 5: 19 “Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por Si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente.”


“Que amor! Que extraordinária condescendência! O Rei da glória Se prontificou a humilhar-Se a Si mesmo pela humanidade caída! Seguiria os passos de Adão. Tomaria a natureza caída do homem e Se empenharia na luta contra o forte inimigo que triunfara sobre Adão.” DT, 22

 Com a Natureza caída Jesus enfrentou o grande inimigo das almas que derrubou Adão.” DT, 22

 “Jesus tomou sobre Si a natureza caída do homem.” PE, 115

“Não obstante os pecados de um mundo criminoso serem postos sobre Cristo, não obstante a humilhação de tomar sobre Si nossa natureza decaída, a voz declarou ser Ele o Filho do Eterno.” DTN, 112

“Ele tomou sobre Si mesmo a natureza humana sofredora, decaída, corrompida e degradada pelo pecado.The Youth’s Instructor, 20/12/1900 – cap. 7

O exemplo que Ele deixou deve ser seguido. Ele tomou sobre Sua natureza sem pecado a nossa pecaminosa natureza, para saber como socorrer os que são tentados.” Medicina e Salvação, 181

 “Sua Natureza humana teve que passar pelas mesmas provas e testes.“ Manuscritos, vol. 6, 111

 “A vitória de Cristo e Sua obediência foi de um ser humano verdadeiro.Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, 929

“Cristo tinha um corpo humano e uma mente humana.
ME, vol. 3, 129

“Não fosse pelo poder que Deus Lhe deu, Ele não teria
resistido aos assaltos do inimigo” The Ellen G. White, 188 Mineápolis, 122

“Cristo sabia que Adão, no Éden, com suas superiores vantagens, poderia ter resistido às tentações de satanás, vencendo-o em suas próprias forças.” I Mensagens Escolhidas pág. 279

Já seria uma humilhação infinita se Ele tomasse a natureza de Adão antes da queda. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça já tinha sido enfraquecida por 4000 anos de pecado. Como todos os filhos de Adão, Ele aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade. O que estes resultados foram manifesta-se na história de Seus ancestrais terrestres. Veio com essa hereditariedade para partilhar de nossas dores e tentações, e dar-nos o Exemplo de uma vida impecável...permitiu Deus que viesse Seu Filho, impotente criancinha, sujeito à fraqueza da humanidade” DTN, 48

“Como Deus, Jesus não poderia ser tentado, mas como homem Ele pôde ser tentado fortemente. E Ele poderia ter Se submetido ao pecado. Sua Natureza humana teve que passar pelas mesmas provas e tentações que Adão e Eva enfrentaram. Sua Natureza humana foi “criada”; ela nem sequer possuía os poderes angélicos. Era humana, idêntica à nossa. Ele estava transpondo o terreno em que Adão caiu" ME, vol. 3, 129

“Por quatro mil anos estivera a raça a decrescer em forças físicas, vigor mental e moral; e Cristo tomou sobre Si as fraquezas da humanidade degenerada.” DTN, 117

“Nosso Redentor compreendia perfeitamente as necessidades dos homens. Ele, que consentiu em tomar sobre Si a natureza do homem, bem conhecia a fraqueza humana. Cristo viveu como exemplo nosso... Cristo tomou sobre Si as nossas enfermidades, e possuindo a fraqueza humana, precisou buscar forças do Pai.” MM, Para Conhecê-Lo, 240

“Em que contraste Se acha o segundo Adão, ao adentrar o sombrio deserto para, sozinho, lutar com Satanás! Desde a queda o gênero humano estivera a decrescer em tamanho e força física, baixando mais e mais na escala do valor moral, até ao período do advento de Cristo à Terra. E para elevar o homem caído, precisava Cristo alcançá-lo onde se achava. Assumiu natureza humana e arcou com as fraquezas e degenerescência da raça. Ele, que não conhecia pecado, tornou-Se pecado por nós. Humilhou-Se até às mais baixas profundezas da miséria humana, a fim de que pudesse estar habilitado a alcançar o homem e tirá-lo da degradação na qual o pecado o lançara.” ME, 1 - 268

“Satanás apontara o pecado de Adão como prova de que a Lei de Deus era injusta, e não podia ser obedecida. Cristo devia redimir, em nossa humanidade, a falha de Adão. Quando este fora vencido pelo tentador, entretanto, não tinha sobre si nenhum dos efeitos do pecado. Encontrava-se na pujança da perfeita varonilidade, possuindo o pleno vigor da mente e do corpo. Achava-se circundado das glórias do Éden, e em comunicação diária com seres celestiais. Não assim quanto a Jesus, quando penetrou no deserto para medir-Se com Satanás. Por quatro mil anos estivera a raça a decrescer em forças físicas, vigor mental e moral; e Cristo tomou sobre Si as fraquezas da humanidade degenerada. Unicamente assim podia salvar o homem das profundezas de sua degradação.” DTN,  116 e 117

 “A Natureza de Deus (Divina) cuja Lei foi transgredida e a Natureza de Adão o transgressor (depois da queda), elas se encontraram em Jesus - O Filho de Deus e o Filho do Homem.“ Manuscritos 17/338 e Exaltai-O, MM1992

“A Divindade não Se tornou humana, e o humano não foi deificado pela fusão das duas Naturezas. Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e decaída que nós possuímos, pois então Ele não poderia ser um sacrifício perfeito.” Manuscrito 94, 1893. e ME, 3/131

 Tomando sobre Si a Natureza humana em seu estado decaído, Cristo não participou, no mínimo que fosse, do pecado. Era sujeito às debilidades e fraquezas que atribulam o homem” ME, 1/256

“Ele não tinha uma mera semelhança de um corpo; Jesus tomou a natureza humana, participando da vida da humanidade.” Carta 97 de Ellen G. White, 1898.

“Suas faculdades foram reduzidas ao próprio nível das débeis faculdades do homem. “ RH, 11/12/1888

“Não houvesse Cristo sido plenamente humano, não poderia ter sido nosso substituto” Signs of the Times, 17/6/1897.

“Vindo, como Ele fez, como um homem, para experimentar todas as más tendências das quais o homem é herdeiro e ser sujeito a elas, operando de todos os modos concebíveis para destruir-Lhe a fé, Ele tornou possível a Si mesmo o ser esbofeteado pelos agentes humanos inspirados por Satanás, o rebelde que havia sido expulso do Céu.” Carta K- 303, 1903.

            “Cristo declarou: ‘Onde se encontra o trono de satanás, ali colocarei Minha cruz, o instrumento de humilhação e sofrimento. Nem um único princípio da natureza humana violarei. Revestirei Minha Divindade com humildade, suportarei toda tentação com que o homem é assaltado. “ Manuscript Releases, vol. 5 – p. 114

“Pelo auxílio daquele poder divino que resistiu às mais ferozes tentações que Satanás podia inventar, ele, também, pode ter inteiro êxito em sua guerra contra o mal, e poderá no final ter na fronte a coroa do vencedor, no reino de Deus.” Christian Temperance and Bible Hygiene, págs. 53 e 54.; CSRA, 167

Estava sujeito às mais ferozes tentações que a natureza humana poderia conhecer, e ainda assim não pecou; pois pecado é a transgressão da Lei. “ ST, 16/01/1896

            “As Palavras de Cristo encorajaram os pais a trazerem seus pequeninos a Jesus. Eles podem ser impertinentes, e possuírem paixões semelhantes às da humanidade, mas isto não deveria impedir-nos de trazê-los a Cristo. Ele abençoou crianças que possuíam paixões semelhantes as Suas. Manuscript Releases vol 16, 182-183 – 9/04/1896

Jesus é o modelo perfeito e o dever e privilégio de toda criança e jovem é imitar esse modelo. Tenham as crianças em mente que o menino Jesus tomara sobre Si a natureza humana, e estava na semelhança da carne do pecado, e era tentado por Satanás como todas as crianças são.” MM, Filhos e Filhas de Deus, 1/05/1956 – pág 128

            Ele sabe quão fortes são as inclinações do coração natural.” Test. p/ Igreja, vol.5 – 177.

“Cristo conhece as provas do pecador; Ele conhece suas tentações. Ele tomou sobre Si nossa natureza...Ele teve que batalhar contra as inclinações do coração natural. E. White, Christ Tempted as We are, 4 e 11; 1894 – Mineápolis 1888, Estudo – pág 9

“O Irmão mais velho de nossa família acha-Se ao lado do trono eterno. Olha para toda pessoa que volve o rosto para Ele como o Salvador. Conhece por experiência as fraquezas da humanidade, nossas necessidades e onde está a força de nossas tentações;” Temperança, 120 – CBV, 71

“Nele não havia engano ou pecado. Ele sempre foi íntegro e puro (caráter), embora tomasse sobre Si a nossa natureza impura e pecaminosa.RH, 15/12/1896

“Ele não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentação.” DTN, 123

“Vivendo uma vida sem pecado, testificou Ele de que todo filho e filha de Adão pode resistir às tentações daquele que primeiro trouxe o pecado ao mundo. Cristo trouxe aos homens e mulheres o poder de vencer.” ME, 1, 226

“Desde o pecado de Adão, estivera a raça humana cortada da direta comunhão com Deus; a comunicação entre o Céu e a Terra fizera-se por meio de Cristo; mas agora, que Jesus viera "em semelhança da carne do pecado" (Rom. 8:3), o próprio Pai falou.” DTN, 116, 174, 175

“Que cena esta, para ser contemplada pelo Céu! Cristo, que não conhecia o mínimo vestígio de pecado ou contaminação, tomar nossa natureza em seu estado deteriorado. Isto foi humilhação maior do que o homem finito pudesse compreender. Deus manifestou-Se em carne. Humilhou-Se. Que assunto para o pensamento, para profunda e sincera contemplação! Tão infinitamente grande que era a Majestade do Céu, e contudo desceu tão baixo, sem perder um átomo de Sua dignidade e glória!” ME, 1, 253

        Em todos os pontos foi tentado como nós fomos, mas sem pecado. Ele foi o Cordeiro sem mancha. Se satanás tivesse conseguido fazer com que Ele pecasse, ele teria ferido a cabeça de Cristo. Mas ele só conseguiu alcançar o calcanhar. Se a cabeça de Cristo tivesse sido ferida, a esperança da raça humana estaria acabada. A ira Divina teria caído sobre Cristo; Cristo e a Igreja estariam sem esperança.” ME, 1/256.   

“Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter.”  PJ, 312   

“Por Sua obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus.” PJ, 314

 “Tomando sobre Si a Natureza humana em seu estado decaído, Cristo não participou, no mínimo que fosse, do pecado. Era sujeito às debilidades e fraquezas que atribulam o homem” ME, 1/256

Tenho recebido cartas, afirmando que Cristo não podia ter tido a mesma Natureza que o homem, pois nesse caso, teria caído sob tentações semelhantes. Se não possuísse Natureza humana, não poderia ter sido Exemplo nosso. Se não fosse participante de nossa Natureza, não poderia ter sido tentado como o homem tem sido. Se não Lhe tivesse sido possível ceder à tentação, não poderia ser nosso Auxiliador. Foi uma solene realidade que Cristo veio para lutar a batalha como homem, em favor do homem. Sua tentação e vitória nos dizem que a humanidade precisa copiar o Padrão: os homens devem tornar-se participantes da natureza divina. “ RH, 18/02/1890 e  ME 1/408

Muitos dizem, porém, que Jesus não era como nós, que Ele não era como nós somos no mundo, que era divino, e que não podemos vencer como Ele venceu. Mas Paulo escreve: "Pois Ele, evidentemente, não tomou a natureza dos anjos, mas tomou sobre Si a descendência de Abraão. Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, Se tornasse semelhante aos irmãos...(Heb. 2: 16-18)”. ME, 3, 197

Pretendem muitos que era impossível Cristo ser vencido pela tentação. Neste caso, não teria sido colocado na posição de Adão; não poderia haver obtido a vitória que aquele deixara de ganhar. Se tivéssemos, em certo sentido, um mais probante conflito do que teve Cristo, então Ele não estaria habilitado para nos socorrer. Mas nosso Salvador Se revestiu da humanidade com todas as contingências da mesma. Tomou a natureza do homem com a possibilidade de ceder à tentação. Não temos que suportar coisa nenhuma que Ele não tenha sofrido.” DTN, 117

“Temos o hábito de pensar que o Filho de Deus era um ser tão acima de nós que Lhe seria uma impossibilidade de passar por nossas provas e tentações, e que Ele não pode simpatizar conosco em nossas fraquezas e debilidades. Isso acontece porque não levamos em conta o fato de Sua união com a humanidade. Ele tomou sobre Si a semelhança da carne pecaminosa e foi feito em todos os pontos, como Seus irmãos. “ Signs of the Times, 16/05/1895

O triunfo e a obediência de Cristo são os de um ser humano. Em nossas considerações podemos cometer muitos erros em razão de equivocados pontos de vista sobre a natureza humana do Senhor. Quando conferimos à Sua  natureza humana um poder que não é possível ao homem possuir em seus conflitos com satanás, destruímos a inteireza da Sua humanidade.” Manuscrito 1, 1892.

“Era da vontade de Deus que Cristo tomasse sobre Si a forma e a natureza do homem caído.Spiritual Gifts, vol.4, 115

“Ele era a Majestade do Céu, mas humilhou-Se para tomar nossa natureza, a fim de chegar até ao homem na condição em que se achava.” CBV, 17 e 22

“A Majestade do Céu empreendeu a causa do homem e, com os mesmos recursos que o homem pode alcançar, resistiu às tentações de Satanás, como o homem tem de a elas resistir. Esta era a única maneira em que o homem caído podia tornar-se participante da natureza divina. Tomando sobre Si a natureza humana, Cristo Se achou habilitado a compreender as provas e tristezas do homem, e todas as tentações que o rodeiam.” ME, 1, 252

Satanás declarara que era impossível ao homem obedecer aos Mandamentos de Deus; e é verdade que por nossa própria força não lhes podemos obedecer. ...Cristo, porém, veio na forma humana, e por Sua perfeita obediência provou que a humanidade e a Divindade combinadas podem obedecer a todos os preceitos de Deus.” PJ, 314

Cristo é o nosso Exemplo em todas as coisas. Ele iniciou a Sua vida, passou por tudo o que ela oferece e terminou o Seu registro com uma vontade humana santificada. Ele foi tentado nos mesmos pontos que nós, e, contudo, porque rendeu a Sua vontade a Deus e a manteve santificada, Ele nunca Se inclinou perante o mal, nem manifestou qualquer rebelião contra Deus.“ Sinais dos Tempos, 29/10/1894


 “O Unigênito Filho de Deus veio ao nosso mundo como Homem, para revelar ao mundo que os homens podem guardar a Lei de Deus. Satanás, o anjo caído, declarara que nenhum homem podia guardar a Lei de Deus depois da desobediência de Adão.” ME, 3/136

“Ninguém diga: Não posso remediar meus defeitos de caráter. Se chegardes a esta decisão, certamente deixareis de alcançar a vida eterna. A impossibilidade está em nossa própria vontade. Se não quiserdes não vencereis. A dificuldade real vem da corrupção de um coração não santificado, e do desejo de não se submeter à direção de Deus.” MJ 99

“Só com o risco perder a vida eterna é que podemos tolerar o pecado, por pequenino que seja. O que nós não conseguirmos vencer nos vencerá, para nossa própria destruição.” Caminho a Cristo, 32

“Cada ato de transgressão reflete sobre o pecador, opera nele uma mudança de caráter e torna-lhe mais fácil transgredir de novo. Preferindo pecar, separam-se os homens de Deus, excluem-se do conduto de bênçãos, e o resultado certo é a ruína e morte.”
 I Mensagens Escolhidas, 235

Quando nós somos limpos de todo o pecado, de todos os nossos defeitos de caráter, nós não mais reteremos uma só propensão pecadora.” Comentário Bíblico Adventista vol. 7 pag. 943

“Se Cristo possuísse um poder especial que o homem não tem o privilégio de possuir, satanás ter-se-ia aproveitado desse fato.” Selected Menssages, 3/139
“Quando somos participantes da Natureza Divina, as propensões e tendências herdadas e cultivadas para o mal são retiradas do caráter. E somos feitos um poder vivo para Deus.” Comentário Bíblico Adventista vol. 7 pag. 943

“Ele (Jesus) tinha toda a força das Paixões da humanidade, mas Ele nunca Se rendeu a um simples ato que não fosse puro, elevado e nobre.” Nas Regiões Celestes pág. 165 (Meditação).

“É um irmão em nossas fraquezas, mas não em possuir idênticas paixões (corruptoras ou pecaminosas). Sendo sem pecado, Sua natureza recuava do mal. Jesus suportou lutas, e torturas de alma, em um mundo de pecado. Sua humanidade tornava a oração necessidade e privilégio. “Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 220.

“Ele poderia haver pecado; poderia haver caído, mas nem por um momento houve nEle uma propensão má.” SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.128.

Tomando sobre Si a natureza do homem em seu estado caído, Cristo não participou sequer no mínimo de seu pecado. Estava sujeito às enfermidades e fraquezas de que o homem está rodeado. ... Era tocado pelo sentimento de nossas enfermidades, e era em todos os pontos tentado como nós somos. E todavia não conheceu pecado" Carta 8, 1895 – 5 SDABC, 1128,1129

“Cristo venceu todas as tentações como Homem. Todos nós o poderemos conseguir, tal como Ele conseguiu. ME, 3-136

No Livro Estudos Bíblicos (editado pela CPB), temos o seguinte relato: “Em Romanos 8: 3 e 4 Paulo declara corretamente que Jesus Cristo possuía a mesma carne que nós, carne de pecado, carne na qual pecamos, na qual, entretanto, Ele não pecou; mas carregou nossos pecados nessa carne de pecado... Em Cristo Ele demonstrou que é possível, por Sua graça e poder, resistir à tentação, vencer o pecado e viver uma vida sem pecado na pecaminosa carne” Estudos Bíblicos, 116 – CPB. Vale lembrar que edições mais recentes excluíram esse comentário. Somente edições antigas, antes de 1986 possuem.


“Ele (Cristo) não veio a este mundo e tomou sobre Si mesmo a condição de Adão, mas desceu mais e mais baixo, para encontrar o homem onde ele estava, enfraquecido pelo pecado, poluído por sua própria iniqüidade. “(Signs of the Times, 02/04/1896) e “Cristo… não Se revestiu da natureza dos anjos, ou mesmo do homem no estado em que foi criado, mas de nossa natureza decaída”. (Signs

3 comentários:

  1. Geraldo, deve ter dado muito trabalho para você recolher tantos textos inquestionáveis sobre esse assunto, mas o que posso dizer é que todo assunto revelado de DEUS agente encontra uma supremacia de textos claros como esse que você abordou. Parabéns e não sei como arrumou tempo para digitar tanto sabendo que você tem suas ocupações diárias.
    Um abraço, Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Era (Jesus)um poderoso solicitador,não possuindo "as paixões da nossa natureza humana caída", mais rodeado das mesmas enfermidades, tentado em todos os pontos como nós o somos. (Testemunhos para a igreja, vol.2,p.509

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir