terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EXEMPLO DE ENOQUE

ENOQUE

O homem não é o que poderia ser e o que é a vontade de Deus que ele seja. O forte poder de Satanás sobre a raça humana mantém-na em um baixo nível; isto, porém, não precisa ser assim, do contrário Enoque não poderia ter-se tornado tão elevado e enobrecido a ponto de andar com Deus. O homem não precisa parar de crescer intelectual e espiritualmente durante a sua vida. A mente de muitos, porém, está por demais ocupada consigo mesma e com seus próprios interesses egoístas para desviar-se de qualquer lugar para mais altas e mais nobres reflexões. E o padrão de realizações intelectuais bem

Satanás tem estado constantemente em ação para obscurecer as verdades vitais que são essenciais ao bem-estar da família humana, tornando indistinta e sem importância a obediência que deve ser prestada aos mandamentos de Deus. Mas os seres humanos caídos devem volver à sua obediência a Deus e caminhar em comunhão com Ele, como o fez Enoque. Esse Deus ajudará toda pessoa a fazê-lo, se aprender as lições tiradas da Palavra. ...

Que bendita coisa é termos um Enoque! ... A despeito da corrupção que era tão grande ao seu redor, caminhou ele com Deus e sua luz brilhou diante daquela era degenerada. E se Enoque caminhou com Deus em meio à corrupção reinante, por que não podem homens e mulheres caminhar com Deus hoje, na atual condição do mundo?

Enoque formou caráter reto e, como resultado, foi trasladado para o Céu sem ver a morte. Quando o Senhor vier a segunda vez, haverá alguns que serão trasladados sem ver a morte, e desejamos saber se estaremos entre esse grupo. Desejamos saber se estamos completamente ao lado do Senhor - participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo - não tentando fazer caminho plano para os nossos pés, no qual não enfrentemos provas ou dificuldades, mas colocando-nos em relação correta para com Deus, permitindo-Lhe que cuide das conseqüências. Manuscrito 83, 1886.

Como Andou Enoque?
Andou Enoque com Deus trezentos anos antes de sua trasladação para o Céu, e o estado do mundo não era então mais favorável ao aperfeiçoamento do caráter cristão do que o é hoje. E como andou Enoque com Deus? Ele educou sua mente e coração para sentir sempre que estava na presença divina e, quando em perplexidade, suas orações ascendiam a Deus para que o guardasse. Recusava-se a tomar qualquer rumo que ofendesse a seu Deus. Mantinha ele o Senhor continuamente diante de si. Orava: "Ensina-me Teus caminhos, para que eu não erre. Qual é a Tua vontade a meu respeito? Que farei para honrar-Te, Deus meu?" ...

O Exemplo de Enoque Desafia-nos Hoje
Para Enoque não foi mais fácil viver uma vida justa em seus dias do que o é para nós no tempo presente. O mundo nos dias de Enoque não era mais favorável ao crescimento na graça e santidade do que agora, mas Enoque dedicou tempo à oração e comunhão com Deus, e isso o habilitou a escapar da corrupção das paixões que há no mundo. Foi sua devoção a Deus que o capacitou para a trasladação.

Estamos vivendo entre os perigos dos últimos dias e devemos receber nossa força da mesma fonte da qual a recebeu Enoque. Devemos andar com Deus. Requer-se de nós uma separação do mundo. Não podemos permanecer livres dessa poluição a menos que sigamos o exemplo do fiel Enoque e andemos com Deus. Mas quantos são escravos da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida! Essa é a razão pela qual não são participantes da natureza divina e não escapam da corrupção das paixões que há no mundo. Estão servindo e honrando ao próprio eu. Sua constante pergunta é: Que comerei, que beberei e com que me vestirei?

Cada homem, cada mulher e jovem que professa a religião de Cristo deve compreender a responsabilidade que sobre si repousa. Todos deveriam sentir que essa é uma obra individual, uma guerra individual, uma pregação individual de Cristo na prática diária. Se todos entendessem isso e pusessem mãos ao trabalho, seríamos poderosos como um exército com bandeiras. A pomba celestial pairaria sobre nós. O Sol da Justiça sobre nós brilharia, e a luz da glória de Deus não seria excluída de nós mais do que o foi do dedicado Enoque. Manuscrito 1, 1869 (Sermons and Talks, vol. 2, págs. 5 e 6).

A enternecedora e subjugadora influência do Espírito de Deus sobre mentes e corações humanos fará com que os verdadeiros filhos de Deus se assentem juntos nos lugares celestiais em Cristo. ... Haverá um espírito brando e submisso em todos aqueles que contemplam a Jesus. O amor de Jesus conduz sempre à cortesia cristã, ao refinamento da linguagem e pureza de expressão que testificam da companhia em que nos achamos - de que como Enoque estamos andando com Deus. Não há turbulência nem rispidez, mas uma suave fragrância na linguagem e no espírito.

Enoque andou com Deus e levou uma mensagem de advertência aos habitantes do mundo antigo. Suas palavras e ações, seu exemplo de piedade, eram um testemunho contínuo em favor da verdade. Numa época não mais favorável ao desenvolvimento de um caráter puro e santo do que a presente, viveu ele uma vida de obediência. Tão cheia se tornara a Terra com a impureza, que o Senhor a lavou com um dilúvio. Virou o mundo de cabeça para baixo, por assim dizer, para esvaziá-lo de sua corrupção.

Enoque foi santo porque andou com Deus nos caminhos de Deus. Nele teve o mundo um exemplo daquilo que, ao voltar Cristo, serão os que forem arrebatados nas nuvens para encontrá-Lo no ar. Assim como Enoque foi, devemos ser. A piedade pessoal deve combinar-se com os mais fervorosos e vigorosos apelos e advertências. Devemos apontar aquilo que é, com aquilo que deve vir logo a seguir. Somos instruídos: "No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor." Rom. 12:11. Devemos ser ativos em nossos esforços por preparar o caminho do Rei, preparar um povo para a vinda do Senhor. Deve-se trazer o fervor de espírito para o serviço do Senhor. As lâmpadas da alma devem ser conservadas repletas e ardendo.

Enoque foi um ativo obreiro de Deus. Não buscou sossego e conforto. Tampouco passava o tempo em ociosa meditação ou empenhado em obter felicidade para si. Não participava das festividades e dos divertimentos que constantemente atraíam a atenção dos amantes dos prazeres do mundo antediluviano. Em seus dias, a mente de muitos estava absorta pelos prazeres mundanos - prazeres que os tentavam a desviar-se. Mas Enoque levava a vida tremendamente a sério. Não perambulava indolentemente pelas ruas ou se demorava perto de lugares de diversão como se fosse um mundano indiferente. Nunca se envolvia em conversação comum com aqueles que eram corruptos, como se fosse um deles. Com os pecadores e obreiros da iniqüidade, misturava-se ele apenas como mensageiro de Deus, para adverti-los a se volverem com repulsa de seus maus caminhos, arrependendo-se e buscando a Deus.
Enoque viveu uma vida ativa e zelosa de negação do próprio eu. Andou com Deus num mundo tão corrupto, que o Senhor posteriormente o destruiu pelo Dilúvio. Andou com os ímpios como um entre eles, e não como um deles; como alguém cujos propósitos, obras e esperanças se baseavam não só no tempo, mas na eternidade. Não deu aos sábios segundo o mundo qualquer razão para que lhe questionassem a profissão e a fé. Mediante palavras sinceras e decididas ações, mostrou que estava separado do mundo. Após períodos de retiro, misturava-se com os ímpios para exortá-los a aborrecer o mal e escolher o bem. Como fiel obreiro de Deus, procurou salvá-los. Advertiu o mundo. Pregou à fé em Cristo, o Salvador dos pecadores, a única esperança do pecador.

Enoque foi um adventista. Levou a mente do povo para o futuro, para o grande dia de Deus, quando Cristo vier pela segunda vez para julgar a obra de todos. ...
À semelhança de Enoque, devemos andar com Deus, trazendo a vontade em submissão à Sua vontade. Devemos estar dispostos a ir aonde Jesus guiar, dispostos a sofrer por Seu nome. Buscando salvar as pessoas pelas quais Cristo morreu, superando as dificuldades e guardando-nos incontaminados do mundo, revelamos a genuinidade de nossa religião. Cristãos fiéis não procuram o lugar mais fácil, os fardos mais leves. São encontrados onde é mais árduo o trabalho, onde sua ajuda é mais necessária. Manuscrito 36, 1902.

Ele [Enoque] não fez a sua habitação entre os ímpios. Não se estabeleceu em Sodoma, pensando em salvar Sodoma. Fixou-se e à sua família onde a atmosfera fosse tão pura quanto possível. Então, por vezes, saía aos habitantes do mundo com a sua mensagem dada por Deus. Toda visita que fazia ao mundo lhe era penosa. Ele viu e compreendeu algo da lepra do pecado. Após proclamar a sua mensagem, sempre levava de volta consigo, ao seu lugar de retiro, alguns que haviam recebido a advertência. Alguns desses se tornaram vencedores e morreram antes que o Dilúvio chegasse. Mas alguns tinham vivido por tanto tempo sob a influência corruptora do pecado que não puderam suportar a justiça. Não retiveram sua pureza de fé, mas retornaram aos seus antigos costumes e práticas. Manuscrito 42, 1900.

Enoque não só meditava e orava, e se revestia com a armadura da vigilância, mas saía de seus períodos de súplica a Deus para pleitear com os descrentes. Não mascarava a verdade para obter favor junto aos descrentes, negligenciando-lhes assim a alma. Essa íntima ligação com Deus proveu-lhe a coragem para realizar as obras dEle. Enoque andou com Deus e obteve o testemunho de que seus caminhos "agradaram a Deus". Esse é o privilégio de todo crente hoje. É o crente habitando com Deus, e Deus fazendo Sua morada com o crente. "Eu neles, e Tu em Mim", diz Jesus. Andar com Deus e obter o testemunho de que seus caminhos Lhe agradam é uma experiência não restrita a Enoque, a Elias, aos patriarcas, profetas, apóstolos e mártires. Não é só privilégio, mas dever de todo seguidor de Cristo ter a Jesus entronizado no coração, levá-Lo consigo pela vida, para serem na verdade árvores frutíferas. ...

Enoque andou com Deus, ao passo que, do mundo ao seu redor, a história sagrada registra: "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na Terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração." A vida justa de Enoque estava em acentuado contraste com a do povo ímpio ao seu redor. Sua piedade, pureza e inabalável integridade eram o resultado de seu caminhar com Deus, enquanto a impiedade do mundo era o resultado de seu andar com o [grande] enganador. ...
Enoque foi um homem representativo, mas não é louvado, não é exaltado; ele simplesmente fez aquilo que todo filho e toda filha de Adão podem fazer. Manuscrito 43, 1900.

Que convite! Foi esse convite que estendeu Ele a Enoque antes que o mundo fosse destruído pelo Dilúvio. ... Cristo foi tão verdadeiramente o Salvador de Enoque como é nosso Salvador, e em Seu poder, a despeito da corrupção daquela época degenerada, aperfeiçoou Enoque um caráter cristão.

A voz que nos diz: "Quem Me segue não andará nas trevas" (João 8:12), disse as mesmas palavras a Enoque, assegurando-lhe que, se seguisse o Salvador, não andaria nas trevas da ignorância.

O Senhor instruiu Enoque e tornou-o Seu atalaia. Foi ele uma fiel testemunha de Deus. Advertiu os habitantes do mundo antigo a não seguirem o exemplo dos adoradores de Caim, mas a servirem o Deus vivo. Manuscrito 13, 1899.

O fato de que seres humanos possam agradar a Deus é um maravilhoso incentivo para que façamos os mais perseverantes e intensos esforços, esforços que sejam proporcionais ao valor do objeto que procuramos obter. "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." I Cor. 3:9. Enoque andou com Deus. Não se satisfez com sua própria companhia. Ele agradou a Deus. O Senhor não Se agrada quando aqueles a quem criou pecam. Devemos andar continuamente com Deus e aprender de Jesus Cristo, que venceu todas as tentações com as quais somos assediados. Ele foi tentado em todos os pontos, assim como nós, mas sem pecado.

A pessoa que verdadeiramente ama e teme a Deus, esforçando-se com um só propósito por fazer a Sua vontade, colocará corpo, mente, coração, alma e forças a serviço de Deus.

Assim foi com Enoque. Ele andou com Deus. Sua mente não foi poluída por uma visão impura e defeituosa. Aqueles que estão decididos a tornar sua a vontade de Deus, devem servir e agradar a Deus em tudo. Então o caráter será harmonioso e equilibrado, coerente, alegre e genuíno.
Terá você a vida eterna? Nesse caso, deverá afastar-se dos prazeres do mundo. A impiedade nestes dias é tão grande como foi nos dias de Noé. Mas foi achado um homem que andou com Deus mesmo naquela geração desonesta e perversa. Enoque fixou sua mente em Deus, e Deus não o deixou, levando-o finalmente deste mundo pecaminoso. Esse homem foi um representante daqueles que serão trasladados para o Céu quando Cristo vier para reunir Seu povo. Estamos prontos para o aparecimento de Cristo? Buscamos constantemente forças de Deus para permanecer firmes contra a astúcia do inimigo? Lavamos nossas vestiduras e as alvejamos no sangue do Cordeiro?

Se Enoque andou com Deus naquela época degenerada justamente antes da destruição do mundo pelo dilúvio, devemos receber ânimo e ser estimulados com esse exemplo de que não precisamos contaminar-nos com o mundo mas, em meio a todas as corruptoras influências e tendências, podemos andar com Deus. Podemos ter a mente de Cristo.

Quando aprendemos a andar pela fé e não por sentimentos, alcançaremos de Deus o auxílio justamente quando dele necessitarmos, e Sua paz nos encherá o coração. Foi essa vida simples de obediência e confiança que Enoque viveu. Se aprendermos esta lição da confiança simples, poderemos também receber o testemunho que ele recebeu, de haver agradado a Deus. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 14.

Deveis agradar a Deus em cada aspecto da formação de vosso caráter. Isto podeis fazer, porque Enoque Lhe agradou, embora vivesse num século degenerado. E há Enoques em nosso tempo. Parábolas de Jesus, pág. 332.

Por trezentos anos Enoque buscava a pureza do coração, a fim de poder estar em harmonia com o Céu. Por três séculos andara com Deus. Dia a dia ansiara uma união mais íntima; mais e mais estreita se tornara a comunhão, até que Deus o tomou para Si. Ele se achava no limiar do mundo eterno, mediando apenas um passo entre ele e a Terra abençoada; e agora, a porta abriu-se, o andar com Deus, por tanto tempo prosseguido na Terra, continuou, e ele passou pelas portas da santa cidade - o primeiro dentre os homens a aí penetrar. Obreiros Evangélicos, pág. 53.

Orai em vosso aposento particular; e enquanto seguis vossos afazeres diários, elevai muitas vezes o coração a Deus. Era assim que Enoque andava com Deus. Essas orações silenciosas sobem para o trono da graça qual precioso incenso. Satanás não pode vencer aquele cujo coração deste modo se firma em Deus. Caminho a Cristo, págs. 98 e 99.

Como Enoque, Noé, Abraão e Moisés, cada um declarou a verdade para seu tempo, assim hão de os servos de Cristo agora dar a especial advertência para sua geração.

São poucos em cada geração desde Adão os que têm resistido aos seus artifícios e permanecido como nobres representantes daquilo que o homem em seu poder é capaz de fazer e ser, enquanto Cristo coopera com os esforços humanos para ajudar o homem a sobrepujar o poder de Satanás. Enoque e Elias são representantes corretos do que a vida pode ser, por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Satanás ficou grandemente perturbado porque estes homens nobres e santos eram imaculados

Eu quisera impressionar o espírito de todo obreiro da causa de Deus com a grande necessidade de contínua, fervorosa oração. Eles não podem estar constantemente de joelhos, mas podem erguer o coração a Deus. Assim foi que Enoque andou com Deus. Review and Herald, 10 de novembro de 1885.

Quão egoísta era a expressão de que levaria uma vida diferente caso soubesse que o seu Senhor viria dentro de dez anos! Pois bem, Enoque andou trezentos anos com Deus. Isto é uma lição para nós, a fim de que andemos cada dia com Deus, e não estaremos seguros se não esperarmos e vigiarmos.. Manuscrito 10, 1886

O Exemplo de Enoque
Enoque andou trezentos anos com Deus antes de sua trasladação ao Céu, e a situação do mundo não era então mais favorável ao aprimoramento do caráter cristão do que hoje. E como Enoque andava com Deus? Habituou a mente e o coração a sempre sentirem que ele se achava na presença de Deus, e quando estava perplexo, suas orações ascendiam a Deus, para que o guardasse.
Pois bem, Enoque era um representante daqueles que estarão sobre a Terra quando Cristo vier, e que serão trasladados ao Céu sem provar a morte. Sermons and Talks, vol. 1, pág. 32.
Enoque tinha tentações assim como nós. Estava rodeado de uma sociedade que não era mais propícia à justiça do que aquela que nos rodeia. O ar que ele

Se são acalentados pensamentos sobre Cristo, Sua obra e caráter, sereis levados a cavar fundo na mina da verdade, e sereis habilitados a entrar na posse de preciosas gemas da verdade. Pelo apreço do caráter de Cristo, pela comunhão com Deus, o pecado tornar-se-á detestável para vós. Ao meditardes nas coisas celestiais e andardes com Deus, como fez Enoque, deixareis de lado todo peso e o pecado que tão tenazmente nos assedia, e correreis com perseverança a carreira que vos está proposta. ... Nosso edifício precisa estar fundamentado na Rocha que é Cristo Jesus, pois do contrário não suportará a prova da tempestade. Signs of the Times, 1º de dezembro de 1890.

Enoque "andou com Deus"; mas, como ele obteve essa agradável intimidade? Foi tendo continuamente pensamentos de Deus diante de si. Ao sair e ao entrar, suas meditações eram na bondade, na perfeição e na amabilidade do caráter divino. E, ao estar assim absorto, foi transformado na gloriosa imagem de seu Senhor; pois é contemplando que somos transformados. Signs of the Times, 18 de agosto de 1887.

Enoque tinha tentações como nós. Estava cercado de uma sociedade que não era mais simpática à justiça do que aquele que nos rodeia. A atmosfera que ele respirava estava impregnada de pecado e corrução, da mesma maneira que a nossa; todavia viveu uma vida de santidade. Não se contaminou com os pecados dominantes na época em que vivia. Assim vivamos nós puros e incontaminados. Ele foi um representante dos santos que vivem entre os perigos e as corrupções dos últimos dias. Por sua fiel obediência a Deus foi ele trasladado. Assim, também, os fiéis que estão vivos e permanecem, serão trasladados. Serão transferidos de um mundo pecaminoso e corrupto para as puras alegrias do Céu. Testimonies, vol. 2, págs. 121 e 122.

A trasladação de Enoque para o Céu, pouco antes da destruição do mundo pelo dilúvio, representa a trasladação de todos os justos vivos da Terra antes da sua destruição pelo fogo. Os santos serão glorificados na presença daqueles que os odiaram por sua leal obediência aos justos mandamentos de Deus. História da Redenção, pág. 61.

A vida justa de Enoque estava em assinalado contraste com o povo ímpio que o cercava. Sua piedade, sua pureza, sua incondicional integridade, eram o resultado de seu andar com Deus, ao passo que a impiedade do mundo era o resultado de andarem com o enganador da humanidade. Nunca houve nem há de haver uma época em que a escuridão moral seja tão densa como quando Enoque viveu uma vida de irrepreensível justiça. SDA Bible Commentary, vol.1, pág. 1.088.

Enoque, separando-se do mundo, e gastando muito de seu tempo em oração e comunhão com Deus, representa o leal povo de Deus nos últimos dias, que se há separar do mundo. A injustiça deverá prevalecer em terrível extensão sobre a Terra. Os homens se dedicarão a seguir toda

Deus nos está chamando para tal comunhão. Como era a de Enoque, deve ser a santidade de caráter dos que serão remidos dentre os homens por ocasião da segunda vinda do Senhor. Testimonies, vol. 8, pág. 331.

A igreja, atualmente, necessita de homens que, como Enoque, andem com Deus, revelando Cristo ao mundo. Os membros de igreja precisam atingir uma norma mais elevada. Mensageiros celestiais esperam comunicar-se com os que perderam de vista o próprio eu e cuja vida é um cumprimento das palavras: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim." Gál. 2:20. De tais homens e mulheres deve compor-se a igreja antes que sua luz possa projetar-se sobre o mundo em raios claros e distintos. Nossas opiniões sobre o Sol da Justiça são obscurecidas pelo egoísmo. Cristo é de novo crucificado por muitos que pela condescendência consigo mesmos permitem que Satanás obtenha domínio sobre eles. ...

Homens que, como Enoque, estão andando na luz de Cristo, exercerão domínio próprio, mesmo sob tentação e provocação. Embora provados pela perversidade e obstinação de outros, não ousarão permitir que o impulso predomine. Se estais andando na luz, dareis prova do divino poder unido ao esforço humano, e outros verão que sois guiados e ensinados por Deus. Sentireis que o Santo Vigia está ao vosso lado, tomando conhecimento de vossas palavras.

Alguns, em toda geração desde Adão, resistiram a todos os seus artifícios e se destacaram como nobres representantes daquilo que o homem podia ser e fazer - Cristo cooperando com os esforços humanos, ajudando o homem a vencer o poder de Satanás.

Ninguém precisa ser ignorante, a menos que o prefira. O conhecimento deve ser adquirido constantemente; é alimento para a mente. Nós, que aguardamos a vinda de Cristo, devemos ter a resolução de não viver esta vida constantemente do lado da derrota nessa questão, mas na compreensão das realizações espirituais. Sê homem de Deus, do lado da vitória. O conhecimento está ao alcance de todos os que o desejam. É propósito de Deus que a mente se torne forte, o pensamento mais profundo, mais cheio e claro. Anda com Deus, como andou Enoque. Faze de Deus o teu Conselheiro, e não poderás deixar de progredir. Carta 26d, 1887.

O andar de Enoque com Deus não foi em arrebatamento de sentidos ou visão, mas em todos os deveres da vida diária. ... Na família e em suas relações com os homens, como esposo e como pai, como amigo, cidadão, foi ele um servo do Senhor, constante, inabalável. Patriarcas e Profetas, págs. 84 e 85.

Enoque andou com Deus. Em tudo estava de acordo com Deus. Pergunta o profeta: "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" Se estivestes de um só pensamento com Deus, nossa vontade se imergirá na vontade divina, e seguiremos aonde quer que Deus nos dirija. Como uma criança amorosa põe a mão na de seu pai, e anda completamente confiada nele, nas trevas como na luz, assim os filhos e filhas de Deus devem andar com Jesus através da alegria e da tristeza, quer haja luz do Sol quer sombras, no caminho da vida. ...

Enoque foi um personagem marcante, e muitos consideram sua vida como algo muito superior àquilo que os mortais geralmente podem atingir. Mas a vida e o caráter de Enoque, que eram tão santos que ele foi trasladado para o Céu sem ver a morte, representam a vida e o caráter de todos os que serão trasladados quando Cristo vier. Sua vida foi o que a vida de todo indivíduo pode ser, se viver perto de Deus.

Se Enoque estivesse na Terra hoje, seu coração estaria em harmonia com todos os requisitos divinos; ele andaria com Deus, embora cercado por influências as mais pecaminosas e degradantes. A palmeira representa bem a vida do cristão. Ela se ergue verticalmente em meio às escaldantes areias do deserto, e não morre, pois retira o seu sustento de fontes abaixo da superfície.

O mesmo poderá se dar conosco. O espírito que Enoque, José e Daniel possuíam, nós também podemos ter; podemos nutrir-nos da mesma fonte de força, possuir a mesma faculdade de domínio próprio, e as mesmas virtudes poderão brilhar em nossa vida. Signs of lhe Times, 11 de novembro de 1886.

Se jamais um povo necessitou de andar perante Deus como o fez Enoque, precisam os adventistas do sétimo dia fazer isto agora, demonstrando a sua sinceridade por meio de palavras puras, palavras limpas, palavras repletas de simpatia, ternura e amor. TS.V.3.P.155

Nenhum comentário:

Postar um comentário