domingo, 19 de agosto de 2012


SANTIFICAÇÃO NOS LIVROS INSPIRADOS

Se os homens se dispuserem a ser moldados, haverá a santificação de todo o ser. O Espírito tomará as coisas de Deus e O Senhor Deus desceu a nosso mundo revestido da humanidade, para que pudesse realizar em Sua própria vida o misterioso conflito entre Cristo e Satanás. Ele desbaratou os poderes das trevas. Toda essa história está dizendo ao homem: Eu, o seu Substituto e Penhor, assumi a sua natureza, mostrando-lhe que todo filho e filha de Adão tem o privilégio de tornar-se participante da natureza divina e, por meio de Jesus Cristo, de apoderar-se da imortalidade. Os que são candidatos a essa grande bênção devem proceder em tudo de maneira a apresentar as vantagens de sua associação com o Senhor por meio de Sua verdade revelada e pela santificação do Espírito Santo. Isto expandirá a mente do instrumento humano, prendê-la-á às coisas sagradas e prepará-la-á para receber e compreender a verdade, o que conduzirá à operação da verdade mediante a santificação do coração, alma e caráter. gravará na alma. Por Seu poder o caminho da vida se tornará tão claro que ninguém o errará.
A conversão dos pecadores e sua santificação por meio da verdade é a mais forte prova, para um pastor, de que Deus o chamou para o ministério. A evidência de seu apostolado está escrita no coração desses conversos, e é testemunhada por sua vida renovada. Cristo, a esperança da glória, é neles formado. Um pastor é grandemente fortalecido por esses sinais de seu ministério.
Essas palavras são plenas de instrução e ferem a nota tônica da vitória. O apóstolo apresenta perante os crentes a escada do progresso cristão, cujos degraus representam cada qual um acréscimo no conhecimento de Deus e em cuja ascensão não deve haver parada. Fé, virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade são os degraus da escada. Somos salvos pelo subir degrau a degrau, passo após passo, para o alto ideal de Cristo para nós. Assim é Ele feito para nós sabedoria, e justiça, e santificação e redenção.
A obra de transformação da impiedade para a santidade é contínua. Dia a dia Deus opera para a santificação do homem, e o homem deve cooperar com Ele, desenvolvendo perseverantes esforços para o cultivo de hábitos corretos. Deve acrescentar graça à graça; e assim procedendo num plano de adição, Deus opera por ele num plano de multiplicação. Nosso Salvador está sempre pronto a ouvir e responder à oração do coração contrito, e graça e paz são multiplicadas a Seus fiéis seguidores. Alegremente lhes concede as bênçãos de que necessitam em sua luta contra os males que os cercam.
Na vida do discípulo João é exemplificada a verdadeira santificação. Durante os anos de sua íntima relação com Cristo foi ele muitas vezes advertido e admoestado pelo Salvador; e aceitou essas repreensões. Quando o caráter do Ser divino lhe foi manifestado, João viu suas próprias deficiências, e foi feito humilde pela revelação. Dia a dia, em contraste com seu próprio espírito violento, ele observava a ternura e longanimidade de Jesus e ouvia-Lhe as lições de humildade e paciência. Dia a dia seu coração era atraído para Cristo, até que perdeu de vista o próprio eu no amor pelo Mestre. O poder e ternura, a majestade e brandura, o vigor e a paciência que ele via na vida diária do Filho de Deus, encheram-lhe a alma de admiração. Ele submeteu seu temperamento ambicioso e vingativo ao modelador poder de Cristo, e o divino amor operou nele a transformação do caráter.Em evidente contraste com a santificação operada na vida de João está a experiência de seu condiscípulo
Esta é a vontade de Deus", escreve o apóstolo Paulo, "a vossa santificação." I Tess. 4:3. Em todo o Seu trato com o Seu povo, o objetivo de Deus é a santificação da igreja. Ele os escolheu desde a eternidade, para que fossem santos. Deu-lhes Seu Filho para morrer por eles, a fim de que pudessem ser santificados pela obediência à verdade, despidos de toda a mesquinhez do eu. Deles requer trabalho pessoal e pessoal entrega. Deus só pode ser honrado pelos que professam crer nEle, quando são conformes à Sua imagem e controlados por Seu Espírito. Então, como testemunhas do Salvador podem tornar conhecido o que a graça divina fez por eles.
A verdadeira santificação vem por meio da operação do princípio do amor. "Deus é caridade; e quem está em caridade está em Deus, e Deus nele." I João 4:16. A vida daquele em cujo coração Cristo habita, revelará a piedade prática. O caráter será purificado, elevado, enobrecido e glorificado. A doutrina pura estará entretecida com as obras de justiça; os preceitos celestiais misturar-se-ão com as práticas santas.
Os que desejam alcançar a bênção da santificação têm de primeiro aprender o que seja a abnegação. A cruz de Cristo é a coluna central sobre que repousa o "peso eterno de glória mui excelente". II Cor. 4:17. "Se alguém quiser vir após Mim", disse Jesus, "renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me." Mat. 16:24. É o perfume de nosso amor aos semelhantes o que revela nosso amor a Deus. É a paciência no serviço, o que traz repouso à alma. É pelo humilde, diligente e fiel labor que se promove o bem-estar de Israel. Deus sustém e fortalece aquele que está disposto a seguir o caminho de Cristo.
A santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas dá vida toda. Não se alcança com um feliz vôo dos sentimentos, mas é o resultado de morrer constantemente para o pecado, e viver constantemente para Cristo. Não se podem corrigir os erros nem apresentar reforma de caráter por meio de esforços débeis e intermitentes. Só podemos vencer mediante longos e perseverantes esforços, severa disciplina e rigoroso conflito. Não sabemos quão terrível será nossa luta no dia seguinte. Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum
A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda.Nenhum dos apóstolos e profetas declarou jamais estar sem pecado. Homens que viveram o mais próximo de Deus, que sacrificariam a vida de preferência a cometer conscientemente um ato mau, homens a quem Deus honrou com divina luz e poder, confessaram a pecaminosidade de sua natureza. Eles não puseram a sua confiança na carne, nem alegaram possuir justiça própria, mas confiaram inteiramente na justiça de Cristo.
Tais pessoas não representam corretamente a santificação que vem mediante a obediência à verdade. O Senhor quer que todos os Seus filhos e filhas sejam felizes, obedientes e desfrutem paz. Mediante o exercício da fé o crente toma posse dessas bênçãos. Pela fé, cada deficiência de caráter pode ser suprida, cada contaminação purificada, cada falta corrigida e toda boa qualidade desenvolvida.
A verdadeira santificação significa perfeito amor, perfeita obediência, perfeita conformidade com a vontade de Deus. Devemos santificar-nos para Deus mediante a obediência à verdade. Nossa consciência deve ser expurgada das obras mortas para servir ao Deus vivo. Não somos ainda perfeitos; mas é nosso privilégio desvencilharmo-nos dos obstáculos do eu e do pecado e prosseguir para a perfeição. Grandes possibilidades, altas e santas conquistas são colocadas ao alcance de todos.
Porque esta é a vontade de Deus" no tocante a vós: "A vossa santificação." I Tess. 4:3. É esta também a vossa vontade? Vossos pecados podem ser como uma montanha diante de vós; mas se humilhardes o coração, e confessardes vossos pecados, confiando nos méritos de um Salvador crucificado e ressurgido, Ele vos perdoará e purificará de toda a injustiça. Deus requer de vós inteira conformidade com Sua lei. Esta lei é o eco de Sua voz dizendo-vos: Mais santidade, sim, mais santidade ainda. Desejai a plenitude da graça de Cristo. Permiti que vosso coração se encha de intenso desejo por Sua justiça, cujo efeito a Palavra de Deus declara ser paz, e cuja operação repouso e segurança para sempre.
Seja visto pelo mundo que nós não somos egoistamente restritos a nós mesmos em nossos interesses e prazeres religiosos, mas liberais, e desejamos partilhar nossas bênçãos e privilégios através da santificação da verdade. Seja visto por eles que a religião que professamos não fecha as avenidas da alma nem as congela, tornando-nos antipáticos e exatores. Que todos os que professam possuir a Cristo ministrem como Ele o fazia, para benefício do homem, acariciando um espírito de sábia benevolência. Veremos então muitas pessoas seguindo a luz que provém de nosso preceito e exemplo. Testimonies, vol. 4, pág. 59.
Ninguém pode ser um bem-sucedido ganhador de almas antes que ele mesmo tenha decidido entregar-se a Deus. Nós, individualmente, devemos revestir-nos do Senhor Jesus Cristo. Para cada um de nós Ele tem de tornar-Se sabedoria, justiça, santificação e redenção. Quando nossa fé se apodera de Cristo como nosso Salvador pessoal, expô-Lo-emos perante os outros sob nova luz. E quando o povo contempla a Cristo como Ele é, não contenderão a respeito de doutrinas; fugirão para Ele em busca de perdão, pureza e vida eterna.
"Deus", escreveu o apóstolo Paulo, vos elegeu "desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade." II Tess. 2:13. Nesse texto revelam-se os dois agentes na obra da salvação - a influência divina e a fé forte e viva, dos que seguem a Cristo. É mediante a santificação do Espírito e a crença da verdade que nos tornamos coobreiros de Deus.
Uma grande obra se há de realizar pela apresentação das salvadoras verdades da Bíblia. Este é o meio ordenado por Deus para combater a onda de corrupção moral na Terra. Cristo deu a vida a fim de tornar possível ao homem o ser restaurado à imagem de Deus. É o poder de Sua oração que une os homens na obediência da verdade. Os que desejarem experimentar mais da santificação da verdade na própria vida devem apresentá-la aos que a ignoram. Eles jamais encontrarão obra mais própria para elevar e enobrecer.
A vós que viveis no próprio coração da obra, peço-vos que recapituleis a experiência de anos a esta parte, a ver se na verdade vos pode ser dirigido o "Bem está". Peço aos professores da escola que considerem cuidadosamente, com oração: Tendes vós, individualmente, vigiado vossa própria alma, como alguém que está cooperando com Deus para sua purificação de todo pecado, sua inteira santificação para Ele? Tendes vós, por preceito e por exemplo, ensinado à juventude a santificação ... mediante a verdade que leva à santidade e obediência a Deus?
Todos os tesouros do Céu foram confiados a Jesus Cristo a fim de que Ele passasse essas preciosas dádivas ao diligente e perseverante em as buscar. Ele "para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". I Cor. 1:30. Mas até as orações de muitas pessoas são tão formais que não exercem influência para o bem. Não são um cheiro de vida.
O Senhor diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." Mat. 26:41. "Vigiai", para que vossos estudos não se acumulem tanto e se tornem de tão absorvente interesse para vós, que a mente se vos sobrecarregue, sendo excluído de vossa alma o desejo da piedade. Por parte de muitos alunos, o motivo e ideal que os levou a entrar na escola foi gradualmente perdido de vista, e uma profana ambição de adquirir educação elevada os induziu a sacrificar a verdade. O intenso interesse de obter alta posição entre os homens fez com que deixassem fora de seus cálculos a vontade do Pai celestial; o verdadeiro conhecimento, porém, leva à santidade da vida mediante a santificação da verdade.
A Bíblia contém instrução a respeito do caráter que os filhos de Deus devem possuir. "Bem-aventurados os limpos de coração", declara ela, "porque eles verão a Deus." Mat. 5:8. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Heb. 12:14. "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro." I João 3:2 e 3.
Os pecados que assediam devem ser combatidos e vencidos. Traços objetáveis de caráter, sejam eles herdados ou cultivados, devem ser comparados com a grande norma da justiça, e então vencidos no poder de Cristo. Dia a dia, hora a hora, deve operar-se no interior vigorosa obra de abnegação e santificação; então, as obras darão testemunho de que Jesus habita no coração pela fé. A santificação não fecha as entradas da alma ao conhecimento, mas amplia a mente, inspirando-lhe o desejo de buscar a verdade como a tesouros escondidos.
Erguei-vos na dignidade que vos é dada por Deus, vivendo a verdade em sua pureza. Cristo está pronto a vos perdoar, a tirar-vos os pecados e tornar-vos livres. Ele está pronto a purificar vosso coração, e dar-vos a santificação de Seu Espírito. Ao vos entregardes ao Seu serviço, Ele estará à vossa mão direita para vos ajudar. Dia a dia sereis fortalecidos e enobrecidos. Volvendo-vos ao Salvador em busca de auxílio, sereis vencedores, sim, mais que vencedores das tentações que vos assaltarem. Tornar-vos-eis mais e mais semelhantes a Cristo
Esta vida é vosso tempo de semeadura. Não vos entregareis a Deus a fim de que a sementeira seja daquelas que produzam, não joio, mas uma colheita de trigo? Deus operará convosco; aumentará vossa utilidade. Ele vos tem confiado talentos que, em Sua força, podereis empregar para produzir preciosa ceifa.
 Aos que, com firme perseverança, se esforçam no sentido de revelar os atributos de Cristo, anjos são comissionados a ampliar a visão de Seu caráter e obra, de Seu poder, graça e amor. Assim se tornam participantes de Sua natureza, crescendo dia a dia até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo. A santificação do Espírito manifesta-se no pensamento, na palavra e na ação. Seu ministério é vida e salvação a todos com quem se associam. Acerca desses, declara-se: "Estais perfeitos nEle." Col. 2:10.
Cristo, que une a Terra e o Céu, é a escada. A base está plantada firmemente na Terra em Sua humanidade; o topo em sua extremidade final alcança o trono de Deus em Sua divindade. A humanidade de Cristo envolve a caída família humana, enquanto a Sua divindade Se firma no trono de Deus. Somos salvos pelo subir a escada degrau a degrau, olhando para Cristo, apegando-nos a Cristo, elevando-nos passo a passo até a estatura de Cristo, de modo que Ele Se faz para nós sabedoria e justiça e santificação e redenção. A fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor são degraus desta escada. Todas essas graças devem ser vistas no caráter cristão; e "fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". II Ped. 1:10 e 11.
O Grande Mestre que veio do Céu não determinou que os professores estudem quaisquer dos estimados grandes autores. Ele diz: "Vinde a Mim. ... Aprendei de Mim... e encontrareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:28 e 29. Ao aprendermos lições de Cristo encontraremos descanso, Ele prometeu. Todos os tesouros do Céu foram-Lhe confiados, a fim de que pudesse dá-los ao pesquisador perseverante, diligente. Ele é por Deus feito para nós "sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". I Cor. 1:30.

Ninguém a não ser Aquele que criou o homem pode efetuar uma mudança no coração humano. Somente Deus pode dar o crescimento. Cada professor deve compreender que ele precisa ser movido por agentes divinos. Julgamentos e idéias humanas, mesmo do mais experimentado, são passíveis de imperfeições e de faltas, e o frágil instrumento, sujeito a seus próprios traços hereditários de caráter, precisa submeter-se à santificação do Espírito Santo diariamente, ou o eu assumirá as rédeas e procurará dirigir. No manso e humilde espírito de discípulo, todo método, planos e idéias humanos devem ser levados a Deus para sua correção e aprovação; de outro modo a incansável energia de Paulo ou a habilidosa lógica de Apolo serão impotentes para efetuar a conversão de homens.
"O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso." Sof. 1:14. Eu desejo exclamar a todo obreiro: Avançai em fé humilde, e o Senhor será convosco. Mas vigiai em oração. Essa é a ciência de vossa obra. O poder é de Deus. Trabalhai sentindo vossa dependência dEle, lembrando-vos de que sois Seus colaboradores. Ele é vosso ajudador. DEle vem vossa força. Ele será vossa sabedoria, vossa justiça, vossa santificação, vossa redenção. Tomai o jugo de Cristo, aprendendo diariamente dEle a mansidão e a humildade. Ele será vosso conforto, vosso descanso.
Esta é a vontade de Deus para com os seres humanos, sua própria santificação. Ao apressar nosso caminho para cima, rumo ao Céu, cada faculdade deve ser conservada na mais saudável condição, preparada para fiel serviço. As faculdades com que Deus dotou o homem devem ser ampliadas. "Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo." Luc. 10:27. O homem não tem possibilidade de fazer isto por si mesmo; ele precisa do auxílio divino. Que parte deve o instrumento humano desempenhar? "Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade." Filip. 2:12 e 13
Não é por alguns poucos de esforços débeis e intermitentes que se podem endireitar erros ou operar reformas de caráter. A santificação é obra não de um dia, ou de um ano, masde toda uma vida. A luta pela conquista do próprio eu, da santidade e do Céu, é uma luta que dura a vida toda. Sem contínuo esforço e atividade constante, não pode haver progresso na vida divina, nem o alcance da coroa do vencedor.
A santificação de Paulo era resultado de um constante conflito com o próprio eu. Disse ele: "Cada dia morro." I Cor. 15:31. Sua vontade e seus desejos combatiam diariamente contra o dever e a vontade de Deus. Em vez de seguir a inclinação, ele cumpria a vontade de Deus, por mais que isso representasse a crucifixão de sua própria natureza.
A obra de santificação é levada avante na alma. É banido o egoísmo. Vê-se o aparecimento do novo homem, que, segundo Cristo, é criado em justiça e verdadeira santidade. Review and Herald, 11 de setembro de 1900.
O povo remanescente de Deus deve estar convertido. A apresentação desta mensagem, visa à conversão e santificação das pessoas. Devemos sentir neste movimento a virtude do Espírito de Deus. É esta uma mensagem maravilhosa e definida; significa tudo para quem a recebe e deve
ser proclamada em alta voz. Devemos ter fé verdadeira e constante em que esta mensagem há de continuar aumentando de importância até ao fim.
Quando a Santificação é Impossível
Grande parte de todas as enfermidades que afligem a família humana, resulta de seus próprios hábitos errôneos, em virtude de sua voluntária ignorância ou do menosprezo pela luz que Deus tem dado em relação às leis do seu ser. Não nos é possível glorificar a Deus enquanto vivemos em violação das leis da vida. Não é possível ao coração manter-se consagrado a Deus enquanto se tolera a concupiscência do apetite. Um corpo enfermo e um intelecto desordenado em virtude de contínua tolerância para com a nociva concupiscência tornam impossível a santificação do corpo e do espírito. O apóstolo compreendia a importância das condições saudáveis do corpo para a bem-sucedida perfeição do caráter cristão. Diz ele: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." I Cor. 9:27. Ele menciona os frutos do espírito, entre os quais está a temperança. "Os que são de Cristo crucificaram a carne com os seus vícios." Health Reformer, março de 1878.
Deus requer de Seu povo crescimento progressivo. Devemos aprender que condescender com o apetite constitui o maior embaraço ao cultivo do espírito e à santificação da alma. Apesar de sua adesão à reforma de saúde, muitos seguem regime impróprio. Testimonies, vol. 9, pág. 156.
Isto é verdadeira santificação. Não é meramente uma teoria, uma emoção ou uma forma de expressão, mas um princípio vivo, ativo, permeando a vida diariamente. Requer que nossos hábitos no comer, beber e vestir sejam de molde a assegurar a conservação da saúde física, mental e moral que possamos apresentar ao Senhor nosso corpo - não uma oferta corrompida por maus hábitos, mas - um "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus". Rom. 12:1. Review and Herald, 25 de janeiro de 1881.
A cada obreiro eu diria: Marchai com humilde fé, e o Senhor irá convosco. Mas vigiai em oração. Este é o segredo do vosso trabalho. O poder é de Deus. Operai confiando nEle, lembrando-vos de que sois coobreiros Seus. Ele é o vosso Ajudador. Vossa força vem dEle. Ele deve ser vossa sabedoria, justiça, santificação e redenção. Testimonies, vol. 7, págs. 271 e 272.
Quando o Senhor vier, os que são santos serão santos ainda. Os que houverem conservado o corpo e o espírito em santidade, em santificação e honra, receberão então o toque final da imortalidade. Mas os que são injustos, não santificados e sujos, assim permanecerão para sempre. Nenhuma obra se fará então por eles para lhes tirar os defeitos, e dar-lhes um caráter santo. Naquela ocasião, o Refinador não Se ocupará com o processo de purificação, para remover-lhes os pecados e a corrupção. Tudo isso deve ser realizado durante o tempo da graça. É agora que essa obra deve ocorrer em nós. ...
Nem todos os que professam guardar os mandamentos de Deus mantêm seu corpo em santificação e honra. A mais solene mensagem já entregue a mortais foi confiada a este povo, e eles poderão exercer uma poderosa influência caso sejam por ela santificados. Eles professam estar em pé sobre a elevada plataforma da verdade eterna, guardando todos os mandamentos de Deus; por isso, se condescenderem com o pecado, se cometerem fornicação e adultério, seu crime é de magnitude dez vezes maior do que o das classes que mencionei, que não reconhecem a lei de Deus como obrigatória. Num sentido especial os que professam guardar a lei de Deus O desonram, e desacreditam a verdade quebrantando-lhe os preceitos.
A parábola do trigo e do joio mostra o mistério dos agentes divinos e satânicos em confronto direto, em conflito decisivo. O conflito continua até o encerramento da história terrestre. A semente incorruptível é a viva Palavra de Deus, que opera na santificação pessoal dos que a recebem, elevando-os e fazendo com que participem da natureza divina.
O serviço de Cristo é coisa celestial, santa e bendita. A Palavra deve ser examinada diligentemente, pois o ministério da Palavra descobre as imperfeições de nosso caráter e ensina-nos que a santificação do Espírito é obra de elaboração celestial, apresentando em Cristo Jesus a verdadeira perfeição que, uma vez mantida, tornar-se-á um todo perfeito, em favor de cada pessoa. Pela Bíblia somos educados a tornar-nos completos na semelhança de Cristo, e a ver o semblante do Pai nAquele que deu a vida para salvação do homem. Carta 291, 1903.
A obra da transformação, da profanidade para a santidade, é obra contínua. Dia a dia Deus atua para a santificação do homem, e deve o homem cooperar com Ele, empenhando esforços perseverantes no cultivo de bons hábitos. ...
Deus fará mais do que cumprir as mais elevadas expectativas daqueles que nEle põem sua confiança. Deseja que aos lembremos de que, sendo nós humildes e contritos, estaremos no lugar em que Ele pode manifestar-Se a nós, e Se manifestará. Apraz-Lhe quando apresentamos passadas misericórdias e bênçãos como razão de dever Ele conceder-nos mais altas e maiores bênçãos. Sente-Se honrado quando pomos à parte o sétimo dia como sagrado e santo. Aos que isso fazem, o sábado é um sinal, "para que soubessem", diz Deus, "que Eu sou o Senhor que os santifica". Ezeq. 20:12. Santificação quer dizer habitual comunhão com Deus. Não existe coisa nenhuma tão grande e poderosa como o amor de Deus pelos que são Seus filhos. Review and Herald, 15 de março de 1906.
Nosso crucificado Senhor está pleiteando por nós na presença do Pai ante o trono da graça. Podemos reivindicar para nosso perdão, ou justificação, ou santificação, o Seu sacrifício expiatório. O Cordeiro morto é nossa única esperança. Nossa fé olha para Ele, lança mão dEle como Aquele que pode salvar perfeitamente, e a fragrância da oferta todo-suficiente é aceita pelo Pai. A glória de Cristo se empenha em nosso sucesso. Deus tem um interesse comum em toda a humanidade. Ele é nosso simpatizante Salvador. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 948.
Ninguém a não ser Aquele que criou o homem pode efetuar uma mudança no coração humano. ... Julgamentos e idéias humanas, mesmo do mais experimentado, são passíveis de imperfeições e de faltas, e o frágil instrumento, sujeito a seus próprios traços hereditários de caráter, precisa submeter-se à santificação do Espírito Santo diariamente, ou o eu assumirá as rédeas e procurará dirigir. Conselhos Sobre Educação, pág. 153.
A mente treinada unicamente na ciência mundana não compreende as coisas de Deus; mas a mesma mente, convertida e santificada, verá na Palavra o poder divino. Só a mente e o coração purificados pela santificação do Espírito podem discernir coisas celestiais. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 277 e 278.
Um pai terrestre não pode dar a seu filho um caráter santificado. Não pode transferir ao filho o próprio caráter. Unicamente Deus nos pode transformar. Cristo soprou em Seus discípulos, e disse: "Recebei o Espírito Santo." João 20:22. Este é o grande dom do Céu. Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes Sua própria santificação. Infundiu-lhes Seu poder, para que pudessem ganhar pessoas para o evangelho. Daí em diante Cristo viveria através das faculdades deles, e falaria por suas palavras. ... Precisavam nutrir-Lhe os princípios e ser regidos pelo Seu Espírito. Não mais deviam seguir os próprios caminhos, falar as próprias palavras. As palavras que haviam de proferir deviam proceder de um coração santificado, e caírem de lábios santificados. General Conference Bulletin, vol. 3, Quarto Trimestre, 1899, págs. 100 e 101.
Precisamos da influência amenizadora, subjugadora, purificadora do Espírito Santo para nos moldar o caráter, e levar todo o pensamento em cativeiro a Cristo. É o Espírito Santo que nos habilitará a vencer, que nos levará a assentar-nos aos pés de Jesus, como Maria, e aprender Sua mansidão e humildade de coração. Precisamos todas as horas de nossa vida ser santificados pelo Espírito Santo, para não cairmos nas ciladas do inimigo, e ser nossa alma posta em perigo. Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 223.
A luz da verdade deve resplandecer até aos confins da Terra. Luz contínua e cada vez mais intensa irradia com celestial brilho da face do Redentor sobre os Seus representantes para ser difundida através das trevas de um mundo entenebrecido. Como coobreiros Seus, supliquemos a santificação do Seu Espírito, para que possamos resplandecer com brilho cada vez mais intenso. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 223.
O grande dia do Senhor está perto, às portas. Quando Cristo aparecer nas nuvens do céu, os que não O buscaram de todo o coração, os que se deixaram enganar, certamente perecerão. Nossa única segurança encontra-se no arrependimento e na conversão, e no cancelamento dos pecados. Os que agora buscarem fervorosamente ao Senhor, humilhando o coração diante dEle e abandonando seus pecados, irão, mediante a santificação pela verdade, ser habilitados a unir-se com os membros da família real, e verão o Rei em Sua formosura. ...
Há necessidade de constante vigilância para que os princípios que jazem no fundamento do governo da família não sejam desrespeitados. É desígnio do Senhor que as famílias na Terra sejam símbolo da família no Céu. E quando as famílias terrestres são conduzidas em linhas justas, a mesma santificação do Espírito será levada para dentro da igreja. Manuscrito 80, 1898.
A felicidade compõe-se de pequenas e grandes coisas. ... Se quisermos tornar-nos semelhantes a Cristo e receber Sua forma de caráter, devemos nas pequenas coisas treinar a mente no sentido da santificação diária e progressiva. Não temos tempo a perder. Se quereis imprimir o sinete de modo a obter uma impressão nítida sobre o lacre, não o bateis violentamente, mas o colocais com cuidado e firmeza, apertando-o até que o lacre receba o molde. Exatamente assim trata o Senhor o nosso coração. ... Não de quando em quando, mas constantemente a nova vida é implantada pelo Espírito Santo, segundo a semelhança de Cristo.
Se a Palavra de Deus é nutrida no coração como princípio permanente, e mantida sob todas e quaisquer circunstâncias, o homem é, com as capacidades que lhe foram confiadas, levado à, sujeição ao Senhor Jesus Cristo. Suas faculdades indivisíveis, seus próprios pensamentos, são levados cativos a Cristo. Isso é verdadeira santificação. Todas as partes da experiência se entrosam em harmonia completa. Ele está "sem faltar em coisa alguma". Tia. 1:4
Enoque tinha sempre ao Senhor diante de si, e diz a Palavra inspirada que ele andou com Deus. (Gên. 5:22.) Fez de Cristo o seu companheiro constante. Ele estava no mundo, e cumpria os seus deveres para com o mundo; mas permanecia sempre sob a influência de Jesus. Refletia o caráter de Cristo, demonstrando as mesmas qualidades de bondade, misericórdia, terna compaixão, simpatia, paciência, mansidão, humildade e amor. Sua associação com Cristo, dia a dia, transformou-o segundo a imagem dAquele com quem estava tão intimamente associado. Dia a dia se afastava mais de seus próprios caminhos e andava mais nos caminhos de Cristo, o celestial, o divino - e isso em seus pensamentos e sentimentos. Indagava constantemente: "É este o caminho do Senhor?" Era constante o seu crescimento, e mantinha comunhão com o Pai e o Filho. Isto é genuína santificação. Review and Herald, 5 de dezembro de 1912.
Agora é o tempo em que devemos confessar e abandonar nossos pecados, para que eles nos antecedam no juízo e sejam apagados. Agora é o tempo de purificar-nos "de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus". II Cor. 7:1. É arriscado adiar esta obra. Satanás está mesmo agora procurando, por meio de desastres em mar e terra, selar o destino do maior número possível de pessoas. Qual a defesa do povo de Deus neste tempo? É a viva ligação com o Céu. Se quisermos estar em segurança contra a peste perniciosa, se quisermos ser preservados de perigos vistos e invisíveis, temos de esconder-nos em Deus; temos de assegurar-nos o protetor cuidado de Jesus e dos santos anjos. Review and Herald, 19 de novembro de 1908.
Não existe tal coisa como seja santificação instantânea. A verdadeira santificação é obra diária, continuando por tanto tempo quanto dure a vida. Santificação, pág. 10.
Somos salvos por subir, degrau por degrau, a escada, olhando para Cristo, apegando-nos a Cristo, avançando passo a passo as alturas de Cristo, de modo que Ele produza em nós sabedoria, justiça, santificação e redenção. Fé, virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade são os degraus dessa escada. Testimonies, vol. 6, pág. 147.
A genuína santificação consiste em amar a Deus supremamente e ao próximo como a nós mesmos. Signs of the Times, 24 de fevereiro de 1890.
Dia a dia, e hora a hora, deve haver um vigoroso processo de abnegação e santificação a operar-se interiormente; e então, no exterior, as obras darão testemunho de que Jesus mora no coração pela fé. A santificação não cerra as entradas da alma ao conhecimento, mas vem expandir a mente, inspirando-a para buscar a verdade como a tesouros escondidos; e o conhecimento da vontade divina promoverá a obra de santificação. Existe um Céu e, oh! quão zelosamente nos devemos esforçar por alcançá-lo! Apelo para os alunos de nossas escolas e colégios, a fim de que creiam em Jesus como seu Salvador. Acreditai que está pronto a vos ajudar por Sua graça, quando a Ele vos chegais em sinceridade. Deveis combater o bom combate da fé. Deveis ser lutadores pela coroa da vida. Esforçai-vos, pois as garras de Satanás se acham sobre vós. Se não vos arrancardes de seu poder, sereis paralisados e arruinados. O inimigo se acha à direita e à esquerda, em vossa frente e por trás de vós; e deveis calcá-lo aos pés. Esforçai-vos, pois há uma coroa a ser alcançada. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 136 e 137.
Logo testemunharemos a coroação de nosso Rei! Aqueles cuja vida esteve escondida com Cristo, os que na Terra combateram o bom combate da fé, resplandecerão com a glória do Redentor no reino de Deus. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 434.
Todos quantos entram em concerto com Jesus Cristo se tornam, por adoção, filhos de Deus. São purificados pelo poder regenerador da Palavra, e são comissionados anjos para os servir. São batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Comprometem-se a tornar-se membros ativos de Sua Igreja na Terra. Devem estar mortos para todos os acenos dos desejos mundanos; na conversação e na piedade, porém, devem, mediante a santificação do Espírito, exercer viva influência a favor de Deus.
Foi o mesmo Jesus que ordenou que o amor fosse um princípio dominante na antiga dispensação, que ordenou fosse o amor o princípio que regesse o coração de Seus seguidores no Novo Testamento. A atuação do princípio do amor é a verdadeira santificação. The Youth's Instructor, 8 de novembro de 1894.
A verdadeira santificação liga os crentes a Cristo e uns aos outros pelos laços de terna simpatia. Esta união faz fluir continuamente no coração fartas correntes de amor como o de Cristo, as quais refluem novamente em amor mútuo.
Ninguém diga: "Não posso vencer meus defeitos de caráter"; pois se assim considerais, então não podeis ter a vida eterna. A impossibilidade toda está em vossa vontade. Se, não quereis, isto constitui o não é possível.
A verdadeira dificuldade é a corrupção de um coração não santificado, e a má vontade de submeter-se à vontade de Deus. Quando, nascido do coração, tiverdes um determinado propósito de vencer, tereis a disposição para vencer, e cultivareis os traços de caráter desejáveis, e vos empenhareis no conflito com firme e perseverante esforço. Exercereis incessante vigilância sobre vossos defeitos de caráter, e cultivareis costumes corretos nas pequenas coisas. A dificuldade de vencer será diminuída proporcionalmente à santificação do coração pela graça de Cristo. The Youth's Instructor, 7 de setembro de 1893.
"Andai na luz." Andar na luz quer dizer decidir, exercitar o pensamento, exercer força de vontade, num sincero esforço de representar a Cristo na doçura de caráter. Quer dizer afastar toda disposição para a melancolia. Não vos deveis satisfazer apenas com dizer: "Sou um filho de Deus." Estais contemplando a Jesus e, pela contemplação, transformando-vos à Sua semelhança? Andar na luz significa avanço e progresso nas realizações espirituais. Paulo declarou: "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; ... esquecendo-me das coisas que atrás ficam", olhando constantemente ao Modelo, avanço "para as que estão diante de mim". Andar na luz quer dizer andar "retamente", andar "no caminho do Senhor", andar "em fé", andar "em Espírito", andar "na verdade", andar "em amor", andar "em novidade de vida". É aperfeiçoar "a santificação no temor de Deus".
Que requer o Senhor de Sua herança adquirida a preço de sangue? - A santificação de todo o ser - pureza como a pureza de Cristo, perfeita conformidade com a vontade de Deus. ... Na santa cidade não pode entrar coisa alguma que contamine, ou cometa mentira. ...
A verdade precisa ser recebida no coração, e realizará a santificação do caráter. Ela refinará e elevará a vida, habilitando-vos para a entrada nas mansões que Jesus foi preparar para os que O amam. O Céu vale tudo para nós, e se o perdermos, tudo perderemos. Manuscrito 51.
Examinai as Escrituras e vereis que não é escolhido nenhum filho ou filha de Adão para ser salvo em desobediência à lei de Deus. O mundo invalida a lei de Deus; mas os cristãos são escolhidos para santificação mediante obediência à verdade. São escolhidos para que levem a cruz se querem cingir a coroa.
O Senhor Deus desceu a nosso mundo revestido da humanidade, para que pudesse realizar em Sua própria vida o misterioso conflito entre Cristo e Satanás. Ele desbaratou os poderes das trevas. Toda essa história está dizendo ao homem: Eu, o seu Substituto e Penhor, assumi a sua natureza, mostrando-lhe que todo filho e filha de Adão tem o privilégio de tornar-se participante da natureza divina e, por meio de Jesus Cristo, de apoderar-se da imortalidade. Os que são candidatos a essa grande bênção devem proceder em tudo de maneira a apresentar as vantagens de sua associação com o Senhor por meio de Sua verdade revelada e pela santificação do Espírito Santo. Isto expandirá a mente do instrumento humano, prendê-la-á às coisas sagradas e prepará-la-á para receber e compreender a verdade, o que conduzirá à operação da verdade mediante a santificação do coração, alma e caráter.
A santificação apresentada nas Escrituras compreende o ser inteiro: espírito, alma e corpo. Paulo orou pelos tessalonicenses para que todo o seu espírito, e alma, e corpo fossem plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tess. 5:23)
O mundo está entregue à satisfação de si mesmo. "A concupiscência da carne, a concupiscência dos
, e a soberba da vida" dominam as massas populares. Os seguidores de Cristo, porém, possuem uma vocação mais elevada. "Saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo." À luz da Palavra de Deus estamos autorizados a declarar que não pode ser genuína a santificação que não opere a completa renúncia de todo desejo pecaminoso e prazeres do mundo.
Cristo está disposto a receber a todos os que a Ele vão ter, com sinceridade. Não tolerará, porém, nenhuma partícula de pretensão ou hipocrisia. É Ele nossa única esperança. É nosso Alfa e Ômega. É nosso Sol e escudo, nossa sabedoria, nossa santificação, nossa justiça. Por Seu poder, unicamente, nosso coração pode ser diariamente guardado no amor de Deus. ...A salvação, com seus inestimáveis tesouros, adquiridos a preço de sangue, é a pérola de grande valor. Pode ser buscada e será achada. Mas todos os que de fato a encontram, venderão tudo que têm para comprá-la. Manuscrito 154, 1898.
Agora é o tempo em que devemos confessar e abandonar nossos pecados, para que eles nos antecedam no juízo e sejam apagados. Agora é o tempo de purificar-nos "de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus". II Cor. 7:1. É arriscado adiar esta obra. Satanás está mesmo agora procurando, por meio de desastres em mar e terra, selar o destino do maior número possível de pessoas. Qual a defesa do povo de Deus neste tempo? É a viva ligação com o Céu. Se quisermos estar em segurança contra a peste perniciosa, se quisermos ser preservados de perigos vistos e invisíveis, temos de esconder-nos em Deus; temos de assegurar-nos o protetor cuidado de Jesus e dos santos anjos. Review and Herald, 19 de novembro de 1908.






Nenhum comentário:

Postar um comentário